Dramas históricos, séries de fantasia, thrillers de guerra… todas essas produções têm algo em comum: as batalhas épicas. Nos últimos anos, séries dos mais diversos tipos passaram a investir nessa ferramenta narrativa para conquistar a audiência e aumentar o engajamento. Sendo assim, quais são as batalhas mais épicas da TV?
Embora sejam comumente associadas a produções históricas, as batalhas épicas acontecem também em séries das mais diversas temáticas, desde dramas de guerra até histórias de ficção científica.
Para criar sequências do tipo, a equipe de produção das séries costuma passar um bom tempo criando organogramas bastante abrangentes com as posições que devem ser ocupadas por todos os personagens.
Com isso em mente, relembre abaixo as 7 batalhas mais épicas das séries de TV – veja se a sua preferida está na lista! (via We Are The Mighty)
Batalha do Silêncio – Game of Thrones
Nada melhor do que começar a lista com Game of Thrones, a série que possui o maior número de batalhas épicas da TV. Mesmo na produção épica, confrontos marítimos são raros, e é exatamente por isso que a Batalha do Silêncio é tão interessante.
A cena em questão acontece no 2º episódio da 7ª temporada. A batalha acontece quando o Silêncio, o sinistro navio de Euron Greyjoy, protagoniza uma emboscada contra as forças da sobrinha Yara. É uma cena de tirar o fôlego, cheia de ação e violência.
Destruição da Nave Resurrection – Battlestar Galactica
Como citamos anteriormente, batalhas épicas não acontecem somente em séries históricas, mas também em produções de ficção científica. Um dos exemplos mais interessantes é a Destruição da Nave Resurrection no 12º episódio da 2ª temporada da série americana Battlestar Galactica.
Neste episódio, a Frota Colonial consegue destruir a primeira Nave Resurrection, em uma grande vitória na batalha contra os Cylons. A cena, inclusive, se inspira em uma batalha da vida real! Sua principal inspiração é o assalto dos Comandos Britânicos à base de St. Nazaire, na Segunda Guerra Mundial.
Flashback de Kandahar – O Justiceiro
A 1ª temporada de O Justiceiro traz o flashback de uma batalha visceral que o protagonista Frank Castle travou enquanto ainda servia os Fuzileiros Americanos. Nessa sequência de ação, Castle é caracterizado como um soldado assustado, movido pela adrenalina, pelo treinamento e pelo instinto.
Suas ações são violentas, mas a expressão em seu rosto denota apenas terror, comprovando assim que, mesmo após protagonizar atos de extrema brutalidade, o Justiceiro nunca perde sua humanidade. Esta também é a melhor cena de ação de todas as temporadas da série.
Ataque ao Comboio do Saque – Game of Thrones
Também em Game of Thrones, o ataque ao comboio do saque acontece no 4º episódio da 7ª temporada. É aí que a série mostra todo o poderio bélico dos dragões – que em batalhas de campo aberto, servem quase que literalmente como armas de destruição em massa.
Na cena, Daenerys Targaryen intercepta o comboio do saque de Jardim de Cima, vigiado pelas forças dos Lannister. Épica e cheia de violência, a sequência em questão, que é contada sob o ponto de vista de vários personagens, demorou 14 meses para ser planejada e 18 dias para ser filmada.
Cerco de Paris – Vikings
A série Vikings também está cheia de batalhas épicas, e a mais impressionante, definitivamente, é o Cerco de Paris. A sequência ocorre durante todo o 8º episódio da 3ª temporada, fazendo referência a um importante evento da vida real. Até hoje, a cena mexe com as emoções dos fãs de Vikings.
O Cerco de Paris aborda com maestria algumas das principais estratégias utilizadas em batalhas medievais – como o uso de óleo fervente, a escalada de muralhas, as armadilhas e muito mais. A cena também traz uma das maiores derrotas dos guerreiros nórdicos em todo o decorrer da trama de Vikings.
Dia-D – Band of Brothers
A série Band of Brothers, para quem não conhece, é uma das mais aclamadas da HBO. Ambientada em meio à Segunda Guerra Mundial, a produção está repleta de batalhas de tirar o fôlego. Essas batalhas incluem, é claro, o Dia-D, marcado pela invasão da Normandia pelas tropas dos Aliados.
Na série, o momento acontece no 2º episódio da 2ª temporada. Em uma de suas cenas mais impressionantes, os soldados do Pelotão Easy vão parar no meio de uma batalha aérea. Além disso, a cena mostra como o terror da guerra mexe com o psicológico dos combatentes.
Batalha dos Bastardos – Game of Thrones
Por fim, temos a Batalha dos Bastardos – que não é apenas a melhor sequência de Game of Thrones, mas também a batalha mais épica da história da TV. Em sua exibição original, fãs do mundo inteiro vibraram enquanto as forças de Jon Snow combatiam os guerreiros de Ramsay Bolton.
Em um último momento, o já despedaçado exército do Norte recebe a ajuda dos Cavaleiros do Vale, que chegam para salvar o dia a pedido de Sansa. O episódio também termina com a morte de Ramsay, um dos vilões mais terríveis da produção. Trata-se de um capítulo extremamente satisfatório!