Quais são as reviravoltas mais surpreendentes da história do cinema? Atualmente, muitas pessoas compartilham este mesmo questionamento. Desde já, podemos dizer que alguns filmes entram para o cânone da cultura pop justamente por suas reviravoltas imprevisíveis.
A reviravoltas, também chamadas de “plot twists”, na maioria das vezes, acontecem no final dos filmes, deixando o público de boca aberta.
No entanto, ao adotar esse elemento narrativo, os cineastas devem tomar muito cuidado! Afinal, em alguns casos, as reviravoltas ficam exageradas demais para serem levadas a sério.
Com isso em mente, relembre abaixo algumas das reviravoltas mais chocantes da história do cinema – e tome cuidado com os spoilers!
Parasita
Considerado um dos filmes mais surpreendentes dos últimos tempos, Parasita entrou para a história como a primeira produção sul-coreana a levar o Oscar de Melhor Filme. Em uma trama cheia de reviravoltas, a mais interessante acontece ainda na metade do longa.
O filme foca na história dos Kim, uma família humilde que se infiltra de maneiras cada vez mais perniciosas no rico clã Park. No segundo ato, a trama revela que, durante todo esse tempo, o marido da governanta Gook Moon-gwang vivia escondido em um bunker sob a residência dos Park.
O Sexto Sentido
Os filmes de M. Night Shyamalan são conhecidos justamente pelas reviravoltas dramáticas. O twist mais impressionante da filmografia do cineasta, definitivamente, acontece em O Sexto Sentido. O longa, vale lembrar, conta a história de um garoto que consegue falar com os mortos.
Em todo o decorrer do filme, o Dr. Malcolm Crowe tenta ajudar o protagonista Cole a lidar com as presenças sobrenaturais e superar seus traumas. Porém, no final do longa, é revelado que o psicólogo também estava morto – e que por isso, conseguia se comunicar com o garoto.
Homem-Aranha: De Volta ao Lar
Reviravoltas surpreendentes também acontecem nos filmes do MCU! Uma das mais interessantes está presente na trama de Homem-Aranha: De Volta ao Lar. O twist em questão envolve Abutre, o vilão que é interpretado por Michael Keaton.
No filme, o protagonista Peter Parker vai à casa de Liz, sua crush da escola, para levá-la ao baile. Chegando lá, é o pai de Liz quem abre a porta, e nesse momento, o filme revela que a personagem é filha do Abutre! Nos cinemas do mundo todo, espectadores gritaram com essa reviravolta.
Star Wars: O Império Contra Ataca
Star Wars: O Império Contra Ataca possui uma das reviravoltas mais famosas da história do cinema. Na trama, o protagonista Luke Skywalker é treinado por Obi-Wan Kenobi e pelo Mestre Yoda para derrotar os Sith e trazer equilíbrio para a Força.
Após ser derrotado por Darth Vader, Luke ganha uma chance de se juntar ao Lado Negro da Força, se unir aos Sith e “governar a galáxia”. O personagem, é claro, recusa a proposta, acreditando que o vilão matou seu pai. É aí que Darth Vader revela que, na verdade, ele é o pai de Luke!
Psicose
Considerado um dos melhores filmes de terror de todos os tempos, Psicose tem direção de Alfred Hitchcock. Na cena mais memorável do filme, a jovem Marion é apunhalada pelo psicopata Norman Bates enquanto toma banho (você já deve ter se lembrado da inesquecível trilha sonora).
A maior reviravolta de Psicose, no entanto, só acontece no final do filme. É revelado que os assassinatos não são cometidos pela velha Norma, mas sim pelo próprio Norman vestido como a mãe. O filme também mostra que, durante todo esse tempo, o psicopata manteve o cadáver da mãe no sótão do motel.
A Ilha do Medo
Dirigido por Martin Scorsese, A Ilha do Medo conta com uma das melhores performances de Leonardo DiCaprio. O filme foca na história de Teddy Daniels, um agente do Governo Americano que é chamado para investigar a fuga de um serial killer em um hospital psiquiátrico para criminosos insanos.
Na maior reviravolta do filme, é revelado que, na verdade, Teddy não é um agente do Governo. Pelo contrário: o personagem é Andrew Laeddis, um criminoso violento condenado à prisão perpétua pelo assassinato da esposa.
Clube da Luta
Por fim, temos Clube da Luta – filme que traz uma das reviravoltas mais famosas do cinema. Dirigido por David Fincher, o longa acompanha a história de dois personagens: o Narrador (interpretado por Edward Norton) e o caótico Tyler Durden (vivido por Brad Pitt).
Juntos, os personagens criam um clube clandestino de lutas que, eventualmente, evolui para uma espécie de “revolução anarquista”. O final do filme revela que, surpreendentemente, Tyler e o Narrador são a mesma pessoa!