O fato de uma série ser cancelada não significa, necessariamente, que a produção é ruim! Diversos motivos podem levar ao cancelamento de uma série de TV, desde os números de audiência até a repercussão nas redes sociais, passando também pelo orçamento e pela reação da crítica especializada.
Neste ano, por exemplo, algumas séries bastante populares foram canceladas por emissoras de TV e plataformas de streaming.
Em meio ao cancelamento de muitas séries, fãs protagonizam vários movimentos para salvá-las, e em alguns casos, esses movimentos dão frutos – como no de Warrior Nun, por exemplo.
Sem mais delongas, confira abaixo as séries mais populares da TV e do streaming que foram canceladas neste ano. (via Looper)
1899
1899 estreou na Netflix sob o comando de Baran bo Odar e Jantje Friese, os criadores da popular série alemã Dark. A trama, definitivamente, tinha potencial: na produção, os passageiros de um navio que parte da Europa aos Estados Unidos se envolvem em um grande mistério.
Em seu lançamento original, 1899 chegou a figurar por um bom tempo no Top 10 do streaming. No entanto, a Netflix considerou que a audiência da série não foi suficiente para compensar os elevados custos de produção, e por isso, 1899 foi cancelada após somente 1 temporada.
The Winchesters
A série Supernatural foi exibida por mais de 15 anos pela emissora CW, mudando para sempre a cara das produções de fantasia na TV americana. Logo após o desfecho da trama, o canal lançou The Winchesters, um spin-off que se passa durante a juventude de Mary e John Winchester, os pais de Sam e Dean.
The Winchester conquistou uma fiel base de fãs nas redes sociais, recebendo muitos elogios pela condução da trama e pelas referências à série original. No entanto, em meio à mudanças importantes na estrutura corporativa da CW, a produção foi cancelada ainda em sua primeira temporada.
NCIS: Los Angeles
NCIS: Los Angeles, o spin-off mais duradouro da série policial NCIS, chegou ao fim em 21 de maio de 2023, após 14 temporadas. Em seus quase 15 anos de história, a produção se tornou uma das mais populares da TV americana, contando com a participação especial de grandes astros de Hollywood.
Sendo assim, por que NCIS: Los Angeles foi cancelada após uma trajetória tão bem sucedida? De acordo com o site Deadline, os crescentes custos de produção da série foram instrumentais para a decisão da CBS de encerrar a trama. Felizmente, o spin-off de NCIS conseguiu resolver todos os seus mistérios até o último capítulo.
Expresso do Amanhã
Ambientada em um futuro pós-apocalíptico, Expresso do Amanhã estreou na emissora americana TNT em 2020. Um dos maiores destaques da série é seu elenco de estrelas, liderado por Daveed Diggs (Hamilton), Jennifer Connelly (Top Gun: Maverick) e Sean Bean (O Senhor dos Anéis).
Para muitos fãs, o cancelamento de Expresso do Amanhã, confirmado neste ano, é um verdadeiro “cuspe na cara”. Afinal de contas, a TNT já havia anunciado uma 4ª temporada para a série. As gravações, inclusive, já tinham começado! No entanto, a emissora mudou de ideia e decidiu cancelar a produção, arquivando todas as filmagens dos capítulos inéditos.
Perry Mason
Entre as décadas de 50 e 60, a série Perry Mason se tornou uma das produções mais populares da TV americana. Seu remake, lançado em 2020 com Matthew Rhys no papel principal, também ganhou o coração do público e da crítica especializada, graças à trama cheia de mistérios.
Após muitos adiamentos, a 2ª temporada de Perry Mason estreou no HBO Max no início do ano. Logo depois, a série foi cancelada. Os representantes da HBO não citaram um motivo específico para o cancelamento, mas ao que tudo indica, a produção foi uma das vítimas da fusão entre a Warner e a Discovery.
Willow
Protagonizada pelo lendário Warwick Davis, a série Willow exibiu seu último episódio em janeiro de 2023, no Disney+. Nessa trama para toda a família, personagens vibrantes se envolvem em grandes aventuras em um mundo mágico cheio de possibilidades.
Willow foi bem recebida pelo público e pela crítica especializada, mas mesmo assim, o Disney+ confirmou seu cancelamento logo após o lançamento do episódio final. Pior ainda: meses depois, a plataforma removeu a produção de seu catálogo, alegando “questões tributárias”.
Reservation Dogs
Aclamada por público e crítica, Reservation Dogs é considerada uma das melhores e mais criativas séries teens dos últimos anos. A produção recebe muitos elogios pela caracterização de seus personagens e pela maneira sensível e responsável como trata da representatividade nativo-americana.
Para a frustração de muitos fãs, a série foi cancelada pela FX no início deste ano. A produção chega ao fim com o lançamento da 3ª temporada, que vai ao ar no dia 2 de agosto. Felizmente, de acordo com o criador da série, o terceiro e último ano terminará com um final satisfatório.