Quando falamos em personagens que mudam de gênero, logo o novo Caça-Fantasmas nos vem a cabeça. O reboot da franquia tem causado certo alvoroço por trocar os quatro protagonistas masculinos por mulheres, criando uma legião de haters na internet.
Olhar Geek #10 | Caça-Fantasmas, Margot Robbie e o inferno de ser mulher em Hollywood
Essa polêmica mas também representativa e importante atitude não é nova no mundo do cinema e da TV. Como o assunto está em alta, recordamos alguns personagens que já passaram por mudanças similares nos filmes e séries.
Confira 12 exemplos a seguir:
Ronda Rousey no novo Matador de Aluguel
Ronda fez seu nome no MMA e UFC, mas tem sido um rosto carimbado em algumas produções hollywoodianas como Os Mercenários 3 e Velozes e Furiosos 7. Agora, ela se prepara para estrelar o remake de Matador de Aluguel (1989), no personagem antes interpretado por Patrick Swayze.
Tilda Swinton em Doutor Estranho
Nos quadrinhos, o Ancião é o mentor do protagonista e ocupa o cargo de Feiticeiro Supremo. Na adaptação para os cinemas, o personagem da Marvel será interpretado por Tilda.
Julia Roberts em Olhos da Justiça
No filme do ano passado, Julia interpreta uma mãe que investiga o assassinato de sua filha. O papel foi originalmente escrito para um personagem masculino que investiga o assassinato da esposa.
Carrie-Anne Moss em Jessica Jones
Jeri Hogarth, a advogada lésbica de papel fundamental na trama da série da Netflix, é originalmente Jeryn Hogarth nos quadrinhos da Marvel.
Sandra Bullock em Especialista em Crise
Para interpretar Jane Bodine no longa, Sandra adaptou o roteiro de um personagem visionado para seu parceiro de Gravidade, George Clooney.
Birgitte Hjort Sørensen em Game of Thrones
A atriz dinamarquesa deixou seu impacto na série mesmo sem ter grande destaque. Os produtores adaptaram o papel para o gênero feminino após analisarem que as cenas de Karsi ficariam mais sensíveis se ela fosse uma mulher.
Jessica Chastain em Interestelar
A trama original de Christopher Nolan envolvia um relacionamento entre pai e filho. Após finalizar o roteiro, o diretor percebeu que a narrativa parecia cansativa e fraca. Então, ele trouxe a personagem Murphy Cooper como filha.
Tilda Swinton em Expresso do Amanhã
Para o personagem de vice-ministro Mason, Tilda não precisou de adaptação no roteiro. Ela trabalhou em cima de um papel masculino e improvisou sua atuação.
Viola Davis em Ender’s Game: O Jogo do Exterminador
Segundo o diretor Gavin Hood, Viola conseguiu interpretar o personagem Major Anderson de um jeito que nenhum ator homem conseguiria.
Jodie Foster em Elysium
Para interpretar a secretária Delacourt no longa, anteriormente descrita como secretário Rhodes, o diretor Neill Blomkamp pensou em Jodie assim que assimilou sua necessidade por um rosto que pudesse ser feroz o suficiente para o papel.
Guy Pearce em Homem de Ferro 3
O vilão do filme originalmente era para ter sido interpretado por uma mulher, mas a Marvel decidir mudar o gênero de Aldrich Killian ao ponderar que uma vilã não venderia figuras de ação para os meninos tão bem quanto um vilão.
Lucy Liu em Elementary
O amigo e companheiro do famoso detetive Sherlock Holmes, John Watson, recebeu uma repaginada no visual para a série da CBS. A decisão partiu dos escritores, que julgaram que Holmes nunca teve uma relação complexa com uma mulher antes e isso precisava ser abordado.