Perfeitos

Cinebiografias que acertaram em cheio na escolha do ator

6 vezes que os atores realmente brilharam ao interpretarem famosos

Daniel Day-Lewis em Lincoln
Daniel Day-Lewis em Lincoln

Certos filmes biográficos conseguem capturar a essência de uma personalidade marcante graças à escolha do ator principal.

A habilidade de um ator em incorporar os trejeitos, a história e a profundidade emocional de uma figura histórica pode elevar uma cinebiografia a um patamar excepcional.

Nesta lista, destacamos seis filmes que acertaram em cheio na escalação do ator principal, permitindo uma imersão autêntica na vida e na jornada dessas figuras históricas através de performances extraordinárias.

Confira abaixo!

Cillian Murphy em Oppenheimer

Cillian Murphy como J. Robert Oppenheimer

Christopher Nolan descreveu o processo de seleção de Cillian Murphy para o papel de Oppenheimer depois de observar a imagem de J. Robert Oppenheimer na capa de American Prometheus.

Ele disse: “Eu estava olhando para a capa do livro American Prometheus há muitos meses, e havia essa fotografia, em preto e branco, um olhar de olhos azuis claros, muito intenso, desse cara”. Cillian Murphy foi um dos colaboradores mais frequentes de Christopher Nolan, e sua estranha semelhança com a figura atual de Oppenheimer, combinada com sua intensidade característica, o tornou perfeito para estrelar o filme.

Daniel Day-Lewis em Lincoln

Daniel Day-Lewis como Abraham Lincoln

Daniel Day-Lewis é amplamente considerado um dos maiores atores de todos os tempos, conhecido por suas atuações transformadoras em filmes como Sangue Negro, Gangues de Nova York e, é claro, Lincoln. Sua interpretação de Abraham Lincoln tem uma semelhança incrível com as fotografias do presidente americano, e a atenção meticulosa de Day-Lewis aos detalhes e à pesquisa permitiu que ele encarnasse o homem por completo.

Jamie Foxx em Ray

Jamie Foxx como Ray Charles

Jamie Foxx ganhou seu Oscar pelo papel de Ray Charles no filme biográfico musical Ray. Foxx não só se assemelhou fisicamente ao cantor icônico, como também mergulhou de cabeça no papel, dominando sua voz e estilo distintos. O filme captura os altos e baixos da vida musical e pessoal de Ray Charles, embelezados pela transformação completa de Jamie Foxx no personagem.

Kristen Stewart em Spencer

Kristen Stewart como Diana, Princesa de Gales

Embora Elizabeth Debicki e Emma Corrin estejam fenomenais como Diana em The Crown, Kristen Stewart deu vida à icônica princesa na tela grande para Spencer. O filme de Pablo Larraín tem o objetivo de provocar ansiedade, já que Diana está presa em um casamento difícil com o príncipe Charles. Kristin Stewart canaliza a Princesa Diana para o papel, trazendo vulnerabilidade e complexidade para o retrato mais pungente da figura da vida real, o que rendeu à atriz sua primeira indicação ao Oscar.

Denzel Washington como Malcolm X

Denzel Washington como Malcolm X

Em um dos melhores filmes de Spike Lee, enzel Washington dá vida ao carismático e militante Malcolm X. O épico de Spike Lee é um dos filmes biográficos mais matizados e reflexivos já feitos. O desempenho de Washington é profundo e intenso, interpretando a figura histórica em diferentes épocas de sua vida complicada, o que é uma grande parte da aclamação duradoura do filme pela crítica.

Cate Blanchett em Não Estou Lá

Cate Blanchett como Bob Dylan

Não Estou Lá é mais do que um simples filme biográfico. No filme de Todd Haynes, a lenda da música Bob Dylan é retratada por seis atores diferentes, incluindo Heath Ledger e Christian Bale. O personagem Bob Dylan de Cate Blanchett é o mais fiel ao que se poderia esperar, capturando seu lado enigmático e poético. Não Estou Lá é um filme biográfico muito estranho e não convencional que capta a personalidade multifacetada do músico por meio de suas diferentes performances, em vez de uma narrativa coesa.

Sair da versão mobile