Quase 15 anos após seu lançamento original, Avatar volta aos cinemas. Com incríveis efeitos especiais, o longa de James Cameron é daqueles filmes que vale a pena assistir na telona. O (re)lançamento também é uma boa hora de relembrar detalhes trágicos sobre o elenco de Avatar que poucos fãs conhecem.
“Em Pandora, os colonizadores humanos e os Na’vi entram em guerra pelos recursos do planeta e pela continuação da existência da espécie nativa”, afirma a sinopse oficial de Avatar.
Vale lembrar que o relançamento do hit de James Cameron nos cinemas serve como preparação para a chegada de Avatar 2: O Caminho da Água, que estreia ainda em 2022.
Enquanto isso, o site Looper lista os 7 detalhes mais trágicos (e pouco conhecidos) do elenco de Avatar; confira abaixo.
Sam Worthington morou no próprio carro
Em Avatar, Sam Worthington interpreta o protagonista Jake Sully. Até hoje, o filme de James Cameron traz a performance mais famosa da carreira do ator. Nascido na Austrália, Worthington passou por momentos difíceis antes de chegar a Hollywood. Nos anos 2000, ele chegou a morar no próprio carro.
“Fui eu que me coloquei nessa situação. Ninguém fez isso, só eu mesmo. Foi uma decisão que eu tomei para ficar mais resoluto e mais confiante”, comentou o ator em uma entrevista. Tempos depois, Worthington foi escalado em Avatar.
Sigourney Weaver tinha vergonha da altura
Na trama de Avatar, Sigourney Weaver vive a Dra. Grace Augustine. A atriz também está confirmada em Avatar 2, mas em um papel diferente. Também conhecida por sua estatura imponente, Weaver tinha vergonha da altura na infância.
“Eu me sentia como uma aranha gigante. Não me sentia confiante para atuar ou para fazer qualquer outra coisa”, comentou a atriz. A eterna Ripley de Alien: O Oitavo Passageiro atingiu sua altura atual (de 1,79m) aos 11 anos.
Michelle Rodriguez sofreu com a morte de Paul Walker
Michelle Rodriguez interpreta a piloto de combate Trudy Chacón em Avatar. Além de atuar no filme de James Cameron, a atriz é conhecida por sua performance como Letty Ortiz na franquia Velozes e Furiosos. Por isso, ela viveu momentos conturbados após a morte do colega Paul Walker (que faleceu em um acidente de carro em 2013).
“Entrei em um verdadeiro espiral de autodestruição. Pensei que nada poderia me fazer sentir viva. E então, continuei me esforçando cada vez mais. Eu viajava, fazia sexo… só para tentar ignorar o que estava sentindo de verdade”, desabafou a atriz.
Zoe Saldana tem uma doença autoimune
Uma das personagens mais importantes de Avatar é Neytiri, a Na’vi que ganha vida pela atuação de Zoe Saldana. Também famosa por interpretar Gamora nos filmes da Marvel, Saldana lida (na vida real) com uma rara doença autoimune.
Em uma entrevista à CNN, Zoe Saldana revelou ser portadora da Tireoidite de Hashimoto, uma síndrome autoimune que leva o sistema imunológico a atacar a glândula tireoide. A doença é hereditária, afetando também a mãe e a irmã da atriz. Devido à enfermidade, Saldana foi obrigada a reconsiderar seus hábitos alimentares e iniciar uma dieta sem glúten.
Wes Studi serviu no Vietnã
Em Avatar, o ator nativo-americano Wes Studi surge irreconhecível como Eytukan, o pai de Neytiri e governante dos Na’vi. O ator também é conhecido por filmes como Dança com Lobos e O Último dos Moicanos. Antes de iniciar sua carreira artística, Studi testemunhou os horrores da guerra no Vietnã.
“É uma coisa horrível ver cadáveres espalhados por aí, flutuando nos rios. A desumanidade da guerra é algo que estou feliz por ter presenciado, mas que nunca quero ver novamente”, comentou o ator.
Kate Winslet sofreu bullying na infância
Kate Winslet – a eterna Rose de Titanic – está confirmada em Avatar 2 como Ronal. Ao que tudo indica, a personagem será uma das mais importantes do novo filme. Uma das atrizes mais aclamadas da atualidade, Winslet foi vítima de bullying na infância.
A atriz era xingada pelas colegas de escola por sua aparência e peso. “Quando cresci, nunca tive um reforço positivo sobre minha imagem corporal. Só ouvi comentários negativos. Isso foi muito prejudicial. Como adolescente, você acaba sendo ‘programada’ para sempre criticar o próprio corpo”, afirmou Kate Winslet.
Edie Falco sobreviveu ao câncer de mama
Avatar 2: O Caminho da Água não trará apenas o retorno dos Na’vi – mas também dos colonizadores humanos. Desta vez, a missão é liderada pela General Ardmore, interpretada por Edie Falco. Vencedora de vários prêmios Emmy, Falco sobreviveu a um câncer de mama nos anos 2000.
Em uma entrevista, Edie Falco afirmou que a experiência foi crucial para mudar sua perspectiva. “Nunca pensei que teria filhos. Então, o câncer aconteceu. Quando percebi que não ia morrer, foi como se uma luz se acendesse. A partir daí, decidi virar mãe”, explicou a atriz.
Avatar está em cartaz nos cinemas. Avatar 2: O Caminho da Água estreia em 15 de dezembro de 2022.