A Saga Crepúsculo é uma das séries de livros para jovens adultos mais populares de todos os tempos, mas sempre recebe muitas críticas.
Embora algumas das queixas contra a série pareçam injustificadas e mais por ser uma série amada por mulheres, existem alguns problemas legítimos com a série.
Existem muitos elementos problemáticos nos livros que não dariam certo hoje, e até Edward (Robert Pattinson) como o principal protagonista masculino tem muitos momentos problemáticos. Aqui está talvez o maior deles.
O período de tempo em que ele estava matando seres humanos
Enquanto Edward viveu a maior parte de sua vida como um vampiro “vegetariano”, ele teve um período de rebelião em que matou humanos e bebeu seu sangue. Embora ele só tenha matado pessoas más que ele sabia serem ruins, lendo seus pensamentos, ainda é uma parte bastante problemática de seu passado.
Esse tipo de vigilantismo e justificativa pode definitivamente ser debatido quanto à sua moralidade.
Confira outras coisas problemáticas que Edward fez em Crepúsculo:
Tentou impedir Bella de visitar Jacob arruinando sua caminhonete
A situação do triângulo amoroso com Bella, Edward e Jacob é bastante complicada, mas no final do dia, Bella vê Jacob como seu amigo e quer passar um tempo com ele. Jacob estava lá por ela em um momento muito difícil em sua vida, então o fato de uma vez que Edward tentou impedi-la de visitá-lo estragando sua caminhonete era perturbador.
Embora ele possa fazer todas essas coisas sob o pretexto de protegê-la, isso se torna abusivo.
Seu desprezo geral pelos metamorfos
A relação entre os Cullen e os metamorfos da tribo Quileute é bastante tensa.
Embora eles tenham um tratado que lhes permita viver próximos, eles não gostam uns dos outros. Além disso, claramente muita de sua raiva é por Jacob por causa de Bella.
No entanto, o fato de os Cullen, geralmente Edward, terem animosidade em relação a eles, parece problemático.
Quando ele intimidou fisicamente Bella
Uma das cenas mais desconfortáveis entre Edward e Bella acontece no livro Crepúsculo. Quando Edward revela a Bella que ele é um vampiro, ele a intimida fisicamente.
Ele quase ameaça a vida dela, dizendo-lhe como seria fácil matá-la. É um momento perturbador que fala da dinâmica de poder entre eles, que é agravada pelo fato de ele ser um ser sobrenatural.
Tentou fazer com que os Volturi o matassem
Quando Edward acredita que Bella está morta, ele decide tomar medidas drásticas. Ele acredita que não pode viver sem ela, então ele tenta convencer Volturi a matá-lo, pois morrer como um vampiro é bastante difícil.
O fato de ele ter reagido de maneira tão dramática não é a melhor mensagem a ser enviada a um público jovem, e também não fazia sentido que ele não se esforçasse ao máximo para entender o que exatamente havia acontecido.
Seguiu Bella para Port Angeles
Outra vez que Edward exibe um comportamento controlador e assustador é quando ele persegue Bella para Port Angeles. Enquanto ele realmente a persegue com frequência, este é o exemplo mais óbvio.
Enquanto os livros tentam justificar isso, fazendo com que ela seja quase atacada por um grupo de homens, parece improvável que ela nem pudesse ir a uma cidade pequena próxima a uma livraria sem ser atacada. Foi apenas mais um momento para o comportamento de Edward se transformar em algo heroico.