Indicações

Foi longe demais: os episódios de Os Simpsons que foram censurados

Ao longo dos 30 anos de história, Os Simpsons já apresentou diversos lados para um desenho. Com certeza, as ironias e piadas ácidas da família amarela são as que mais conquistam os fãs.

Porém, por mais que tenha mostrado em muitos casos fazer um humor inteligente, Os Simpsons não conseguiu fugir de polêmicas. É absolutamente normal para um desenho com tantos anos de exibição.

Até o final da década de 1990, porém, Os Simpsons só passava por edições por conta de palavrões. Em 1997, a TV do Reino Unido elevou o nível de controle com a morte da Princesa Diana.

Até mesmo frases com a palavra “real” e acidentes de carros começaram a ser cortados. Foi assim também que episódios do famoso desenho começaram a ser censurados.

Como será visto na lista abaixo, as censuras aconteceram pelas mais diversas razões.

Uso de drogas em Os Simpsons

Weekend At Burnsie’s, o 16° episódio da 13ª temporada, chamou atenção por conta de Homer estar fumando maconha. A justificativa da trama era de que o uso seria medicinal.

No entanto, Homer começa a desenvolver um vício pela droga, o que preocupa a família dos Simpsons. Com medo de ter um Homer “chapado” na TV e glorificar o uso das drogas, o episódio foi censurado por anos no Reino Unido.

Homofobia de Homer

O episódio Homer’s Phobia, o 15° da 8ª temporada, foge do restante da lista por não ser polêmico – nesse caso, a censura foi bastante polêmica.

A trama usa Homer para personificar a homofobia de muitas pessoas na comunidade. O humor dela fica na completa ignorância do protagonista – mostrando como o preconceito é cruel e também burro.

Além disso, a trama do episódio, que começa com Homer preocupado que Bart pode ser gay, é uma verdadeira jornada de transformação. No final das contas, o personagem larga os velhos conceitos idiotas e deixa de ser preconceituoso.

Com a participação de John Waters, uma das melhores da série, Homer’s Phobia termina com uma mensagem de luta contra a homofobia e a favor da comunidade LGBTQ+.

Porém, a censura do Reino Unido não quis exibi-lo na época por conta da quantidade de vezes que a palavra “gay” era usada, além da temática da trama. De certo modo, o episódio mostrou a ignorância sofrida por ele mesmo quando foi lançado.

Rio de Janeiro em Os Simpsons

Blame it on Lisa, o 15° capítulo da 13ª temporada, leva Os Simpsons ao Rio de Janeiro. Esse tipo de trama, com a família viajando, sempre causou polêmica.

O desenho costuma exagerar ao retratar os locais, muitas vezes deixando-se levar por pensamentos muito vagos e errados.

Os Simpsons exagera ao representar o Rio de Janeiro como uma cidade extremamente violenta – como se só existisse isso no local. Além disso, sexualiza praticamente tudo na cidade.

Há também uma mistura de referências com outros países da América do Sul.

Por essa representação, a própria prefeitura do Rio de Janeiro ameaçou processar Os Simpsons.

Os Simpsons e a igreja russa

Outra polêmica em Os Simpsons foi com a Igreja Ortodoxa Russa. O caso aconteceu no episódio Looking for Mr Goodbart, o 20° da 28ª temporada.

A trama era sobre a febre do Pokémon Go. No capítulo, Homer está viciado em um game como esse e entra em uma igreja para jogar.

A cerimônia invadida, porém, parece ser da Igreja Ortodoxa Russa. A TV russa decidiu censurar o capítulo por considerar um desrespeito.

Vale lembrar que um homem foi preso na Rússia por jogar Pokémon Go em uma igreja da religião. Assim, o desenho também não escapou do caso.

Hora errada de Os Simpsons

O episódio Wild Barts Can’t Be Broken, o 11° da 10ª temporada de Os Simpsons, foi feito no momento errado. Os produtores, obviamente, não poderiam imaginar o que aconteceria nos EUA.

O capítulo mostra uma guerra entre adultos e crianças. Os personagens estavam cansados das malandragens dos jovens de Os Simpsons, como as pegadinhas de Bart. Assim, eles tentam dar lições nas crianças.

Porém, algumas frases ditas no episódio pegaram mal. Moe faz a citação que um sniper plantado “era uma benção” nessa luta e o Chefe Wiggum diz que crianças que saírem na noite “serão recebidas com tiros”.

O capítulo seria exibido em outubro de 2002. Na época, um tiroteio em Washington (EUA) abalou o mundo. O episódio foi, assim, adiado e exibido bem mais tarde.

Violência em Os Simpsons

O especial de Halloween de Os Simpsons da 28ª temporada, o Treehouse of Horror XXVII, exagerou na dose da trama. É fato que o desenho sempre tenta ousar nesses capítulos.

Porém, nessa ocasião, trouxe muita violência. O episódio 600 da série tem até uma trama em que um amigo imaginário de Lisa começa a assassinar todas pessoas ao redor dela.

O capítulo foi censurado na Nova Zelândia, onde era transmitido no começo da noite. Apenas depois o especial foi ao ar, em um horário mais recomendado para violência mostrada.

Uso de arma em Os Simpsons

O tema sobre a liberação ou não de armas causa polêmica em qualquer lugar do mundo. Quando Os Simpsons usou da temática, a TV do Reino Unido o censurou.

A trama foi vista em The Cartridge Family, o 5° episódio da 9ª temporada. Nele, Homer consegue uma arma e abusa do poder que ganha com ela.

Há cenas com Homer apontando a arma para Marge e também de Bart pegando o armamento e ameaçando Milhouse.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.