Estamos, definitivamente, na era dos reboots. Atualmente, algumas das sagas mais famosas da cultura pop – como Harry Potter e As Crônicas de Nárnia – estão prestes a ganhar novas versões. A lista é bem maior do que os espectadores imaginam!
Diversos motivos podem explicar o aumento na produção de reboots. A motivação financeira, é claro, leva muitos estúdios à produção de novas versões de histórias que, anteriormente, fizeram muito sucesso.
Nesse sentido, o objetivo dos produtores é obter ainda mais lucros com a reedição de produtos culturais que sempre resultam em rendimentos milionários.
Com isso em mente, confira abaixo 6 sagas de fantasia que, atualmente, têm reboots em desenvolvimento!
Harry Potter
Em abril deste ano, a Warner confirmou a produção de um reboot da saga Harry Potter. Pelo menos até o momento, pouco se sabe sobre o projeto – além da participação da controversa J.K. Rowling na produção executiva. O envolvimento da autora, é claro, é muito criticado por fãs nas redes sociais.
Ainda segundo declarações prévias, o reboot de Harry Potter não será uma saga de filmes, mas sim uma série de TV. Os episódios serão exibidos na plataforma Max (a antiga HBO Max), e cada temporada deve abordar um livro diferente.
Não foram divulgadas informações sobre o elenco ou a previsão de lançamento. Ao que tudo indica, o projeto começará a ser gravado em breve.
As Crônicas de Nárnia
O reboot de As Crônicas de Nárnia é um antigo projeto da Netflix. Neste ano, a produção finalmente começa a sair do papel. Ainda em 2018, a Netflix adquiriu os direitos de adaptação da obra de C.S. Lewis, o autor das Crônicas de Nárnia, e a partir daí, começou a bolar o lançamento do reboot.
Originalmente, o reboot de As Crônicas de Nárnia seria uma série, mas com o passar do tempo, a Netflix mudou de ideia e decidiu produzir uma saga de filmes. Em 2019, a plataforma anunciou a contratação de Matthew Aldrich, co-roteirista da animação Coco, como o “arquiteto criativo” do projeto.
Além disso, neste mês, a plataforma também confirmou a escolha de Greta Gerwig, diretora de LadyBird, Adoráveis Mulheres e Barbie, para comandar dois filmes da franquia.
Percy Jackson
Entre todos os reboots da lista, o de Percy Jackson é o primeiro a estrear no streaming. Produzida pela Disney, a série tem o objetivo de corrigir alguns dos maiores erros da adaptação cinematográfica dos livros de Rick Riordan.
O escritor, inclusive, está intimamente envolvido com o projeto, atuando na produção-executiva. Batizada de “Percy Jackson e os Olimpianos”, a série deve estrear em meados de 2024, com 8 episódios em sua 1ª temporada.
Seu elenco é liderado pelos atores mirins Walker Scobell, Leah Sava Jeffries e Aryan Simhadri. Jason Mantzoukas (John Wick 3), Lance Reddick (American Horror Story) e Lin-Manuel Miranda (O Retorno de Mary Poppins) também estão na produção.
O Mágico de Oz
O Mágico de Oz também vai ganhar um reboot em breve – e nem estamos falando da adaptação cinematográfica do musical Wicked, uma famosa peça da Broadway que também é ambientada no universo de Oz.
Considerado um dos filmes mais influentes da história do cinema, O Mágico de Oz terá um reboot produzido por Kenya Barris, da série black-ish. Rashida Jones, de Parks and Recreation, também está envolvida na produção.
Pouco se sabe sobre o projeto, mas de acordo com Barris, a produção “atualizará alguns aspectos da história para refletir as mudanças sociais que aconteceram desde o lançamento de O Mágico de Oz”. O filme original, vale lembrar, chegou aos cinemas em 1939.
Crepúsculo
O reboot mais misterioso da atualidade é o da saga Crepúsculo. Em abril deste ano, o estúdio Lionsgate revelou que a saga literária de Stephenie Meyer será transformada em uma série de TV.
No entanto, pelo menos até o momento, os representantes do estúdio não revelaram nem mesmo em qual emissora (ou plataforma de streaming) o reboot será exibido.
Ao que tudo indica, o projeto seguirá o mesmo estilo do reboot de Harry Potter: cada temporada deve acompanhar a história de um livro.
Hellboy
Por fim, temos Hellboy, filme que ganhará um novo reboot pouco mais de 4 anos após o lançamento de sua versão mais recente (que chegou aos cinemas em 2019).
Após o fracasso crítico e financeiro do “novo Hellboy”, um reboot com roteiro de Mike Mignola foi anunciado. As gravações, inclusive, já terminaram.
Segundo Brian Taylor, o diretor do longa, a adaptação será um “filme de terror”, recomendado para maiores. Jack Kesy, de filmes como Deadpool 2 e séries como Claws, vive o protagonista titular.