O terror e a comédia estão mais próximos do que você imagina! É por isso que, em muitos filmes de terror, momentos que deveriam ser sérios acabam fazendo o público cair na risada. Isso acontece, por exemplo, em It: A Coisa, um dos melhores filmes de Stephen King.
It: A Coisa, para quem não se lembra, chegou aos cinemas em 2016. No centro de sua trama está uma assustadora entidade que, assumindo a forma de um palhaço, se alimenta do medo das crianças.
No entanto, It: A Coisa está longe de ser o único filme de terror a provocar risadas em cenas que, pelo menos na perspectiva dos diretores, deveriam ter sido sérias ou assustadoras.
Abaixo, você pode conferir 6 exemplos dessa tendência – incluindo, é claro, a cena mais hilária de It: A Coisa.
A explosão do Tubarão
Lançado em 1975, Tubarão é largamente considerado o “primeiro blockbuster” da história do cinema. Dirigido por Steven Spielberg, o filme também é visto como um verdadeiro ícone entre as produções de terror. Porém, o mesmo não pode ser dito sobre suas sequências!
O quarto filme da franquia, por exemplo, conta com uma das cenas mais bizarras (e hilárias) da saga. No final de Tubarão 4: A Vingança, a protagonista Ellen usa seu barco para atingir o tubarão. O problema é que, logo em seguida, o “vilão” simplesmente explode como se fosse um barril de pólvora.
Fabio é um anjo
Assim como Tubarão, O Exorcista é um clássico do terror. Infelizmente, o filme foi seguido por uma péssima sequência. Por isso, William Peter Blatty – o autor do livro que inspira o longa – foi contratado para dirigir O Exorcista 3. No filme, um detetive investiga um misterioso serial killer ocultista.
O Exorcista 3, definitivamente, não é tão ruim como o segundo filme da franquia. O problema é que uma das cenas do longa estraga qualquer potencial de terror da história. Estamos falando, é claro, na sequência na qual o ator e modelo Fabio (um ícone dos anos 80) aparece trajado como um anjo.
O morcego em Drácula
Quando Drácula chegou aos cinemas, em 1931, estabeleceu-se por um bom tempo como o filme de terror mais assustador do mundo. Na época, as produções de terror utilizavam efeitos práticos para assustar o público. Afinal de contas, os efeitos especiais como conhecemos hoje ainda não existiam.
É por isso que os filmes de terror das décadas de 20 e 30 utilizam alternativas muito criativas para conquistar a audiência. Até hoje, Drácula é um inegável sucesso crítico, mas a cena na qual o vampiro se transforma em um morcego (que é claramente sustentado por um fio) é de morrer de rir.
As abelhas em O Homem de Palha
Protagonizado por Nicolas Cage, O Homem de Palha é considerado um dos piores filmes de terror de todos os tempos. Em seu lançamento original, o longa foi detonado por, basicamente, todos os seus aspectos, desde a atuação do elenco até a condução da trama, passando também pelo tom da história.
O filme, no entanto, entrou para a história do cinema com uma das cenas mais engraçadas do terror. No momento em questão, no qual o protagonista é torturado por uma seita maligna, os integrantes do culto despejam inúmeras abelhas em um capacete de metal – e a partir daí, Nicolas Cage dá um grito realmente hilário.
A “cobra” em Prometheus
Misturando terror, suspense e ficção científica, Prometheus serve como um prólogo para Alien: O Oitavo Passageiro. No filme, um grupo de cientistas viaja a um misterioso planeta para investigar as formas de vida que existem no local. Lá, é claro, eles encontram criaturas terríveis.
O momento mais bizarro do filme resulta em risadas por não fazer o menor sentido. Na cena, o biólogo Millburn encontra uma espécie de “serpente” e, em seguida, tenta acariciá-la. A criatura, é claro, o ataca logo depois. A sequência desafia a inteligência do público, já que um cientista de verdade nunca agiria desta maneira.
A dança do palhaço
Finalmente, temos a cena de It: A Coisa que, em vez de deixar o público com medo, encheu as salas de cinema de risadas e gracejos. Estamos falando, é claro, da sequência na qual o palhaço Pennywise protagoniza uma espécie de “apresentação de dança”.
Na cena, o personagem de Bill Skarsgard dança no mais clássico estilo dos caipiras norte-americanos, fazendo movimentos bizarros com os braços e as pernas. Logo após o lançamento do filme, a sequência gerou muitos memes e brincadeiras nas redes sociais.