No final do ano passado, uma onda de denúncias de assédio invadiu Hollywood, expondo anos, décadas de uma cultura de abuso sexual que afetou dezenas das estrelas mais amadas do cinema, e outras funcionárias que também mereciam um ambiente de trabalho seguro.
8 famosos que defenderam colegas acusados de assédio e abuso
Desde então, quais foram as consequências para os denunciados? Confira aqui:
HARVEY WEINSTEIN | Weinstein foi oficialmente indiciado por estupro no último dia 30 de maio. O produtor foi preso, mas pagou fiança, e espera o julgamento em liberdade – a sessão do tribunal deve ganhar uma data oficial para começar em breve. O caso mais sólido que as autoridades possuem contra Weinstein envolve uma mulher chamada Lucia Evans, que acusou Weinstein de obrigá-la a praticar sexo oral nele em 2004.
JOHN LASSETER | Depois de tirar “férias” ao ter sido acusado de assédio por funcionárias da empresa, o produtor e diretor John Lasseter, conhecido por ter dirigido o primeiro Toy Story, deixará a Pixar e a Disney oficialmente no fim do ano. Ele deve atuar com consultor dos dois estúdios até dezembro, quando se desligará definitivamente das duas empresas.
JEFFREY TAMBOR | O ator negou as alegações de assédio contra ele, dizendo em novembro passado que “nunca foi um predador” e se desculpando se suas ações foram “mal interpretadas por qualquer um como sexualmente agressivas”. Mesmo assim, foi demitido da série Transparent, embora continue com papel em Arrested Development.
T.J. MILLER | O ator ainda apareceu em dois grandes blockbusters esse ano: Jogador Nº 1 e Deadpool 2. Mesmo assim, perdeu alguns empregos: especificamente na série Sillicon Valley, que estrelava desde o início; e a posição de apresentador do Critics’ Choice Awards, onde foi substituído por Olivia Munn.
JAMES FRANCO | Até onde pudemos apurar, Franco não se viu sem emprego após as acusações de assédio levantadas contra ele. O ator foi denunciado por várias ex-alunas de seu curso de atuação em uma faculdade americana, mas segue com múltiplos projetos agendados, incluindo a segunda temporada de The Deuce, da HBO.
SYLVESTER STALLONE | Um caso de crime sexual envolvendo Stallone está sob revisão pelo escritório do procurador distrital de Los Angeles, confirmou o porta-voz do escritório ao The Hollywood Reporter. Stallone foi acusado de agressão sexual em um relatório policial apresentado ao Departamento de Polícia de Santa Monica. O alegado incidente ocorreu nos anos 90.
KEVIN SPACEY | O astro de House of Cards foi um dos que mais rapidamente sofreram as consequências das acusações de assédio e abuso sexual. Ele não aparecerá na vindoura 6ª temporada da série da Netflix, foi rapidamente substituído por Christopher Plummer no filme Todo o Dinheiro do Mundo, e seu envolvimento empacou o lançamento de Billionaire Boys Club, último longa que filmou antes do ocorrido.
LOUIS C.K. | Antes admirado como um dos grandes comediantes de sua geração, C.K. perdeu contratos com a Netflix para novos especiais de stand-up, além de um papel de dublador na sequência de Pets: A Vida Secreta dos Bichos. Seu filme mais recente na direção, intitulado I Love You Daddy, tampouco foi lançado oficialmente.