O Assassino (The Killer), novo filme de David Fincher, já está na Netflix, após um curto período em exibição nos cinemas. O diretor tem uma carreira invejável – dessa forma, selecionamos os melhores filmes dele.
O filme, baseado nas graphic novels de Alexis Nolent (pseudônimo: Matz) e Luc Jacamon, é estrelado por Michael Fassbender e é o primeiro longa-metragem de Fincher desde Mank, de 2020, também da Netflix, que recebeu 10 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, e ganhou dois prêmios.
Fassbender interpreta um assassino que enfrenta seus empregadores em uma perseguição internacional, insistindo que nada disso é pessoal.
Charles Parnell, Arliss Howard, Sophie Charlotte e Tilda Swinton também estão no elenco.
Andrew Kevin Walker adaptou a graphic novel, que foi lançada em francês pela Casterman e foi publicada nos EUA pela Archaia Studios Press em 10 volumes de 2006 a 2009.
Veja abaixo os filmes que consideramos os melhores da carreira de David Fincher.
Clube da Luta
Estrelado por Edward Norton e Brad Pitt, Clube da Luta é sobre um especialista em recall de automóveis que se tornou tão insensível à cultura materialista moderna que, com a ajuda de seu novo amigo Tyler Durden, cria um clube de luta exclusivamente para que os homens sintam sensações por meio da violência.
Com seu conteúdo temático multifacetado e um roteiro complexo e inteligente, Clube da Luta se tornou um dos clássicos cult mais imitados e discutidos da década de 1990 e ajudou a lançar a carreira de várias de suas estrelas.
Onde assistir: Netflix, HBO Max, Star+ e Prime Video
Zodíaco
Ao lado de Seven, Zodíaco é o filme mais perturbador de Fincher, dessa vez com o trabalho íntimo dos personagens que faltou no primeiro. Abrangendo desde o final dos anos 1960 até o início dos anos 1980, ele acompanha a busca de décadas pela identidade do famoso Assassino do Zodíaco e se concentra em três participantes específicos da investigação: o jornalista investigativo Paul Avery, o inspetor de polícia Dave Toschi e o cartunista que virou romancista Robert Graysmith, cujo romance de 1986 sobre crimes reais é baseado no filme.
Meticulosamente pesquisado, a dedicação de Fincher aos detalhes e à autenticidade vibra em cada quadro do filme, recriando meticulosamente a São Francisco dos anos 1970 e o domínio que o Zodíaco exerceu sobre ela.
Onde assistir: Prime Video e HBO Max
Garota Exemplar
Baseado no romance de 2012 de Gillian Flynn (que também escreveu o roteiro do filme), Garota Exemplar é a história de um marido acusado do assassinato de sua esposa, um caso que não é nada do que parece à primeira vista.
Ben Affleck e Rosamund Pike são escolhas de elenco absolutamente inspiradas, pintando um quadro de vida doméstica conjugal que aparentemente se desdobra em uma bagunça de falta de comunicação, engano e sociopatia.
Onde assistir: Netflix, HBO Max, Star+ e Prime Video
Seven: Os Sete Crimes Capitais
O segundo filme de David Fincher é o que o consagrou como um diretor de renome. Seven é o auge da exploração do diretor sobre a natureza inferior do homem.
A trama gira em torno dos detetives William Somerset e David Mills (Morgan Freeman e Brad Pitt, respectivamente). Com a tarefa de caçar um assassino em série que mata suas vítimas no estilo dos Sete Pecados Capitais, o filme mantém o assassino um passo à frente dos espectadores e dos detetives até o desfecho chocante.
Onde assistir: Prime Video e HBO Max
A Rede Social
A Rede Social é um filme cuja relevância social se torna cada vez mais importante a cada novo escândalo do Facebook.
A Rede Social é baseado no livro de 2009 The Accidental Billionaires (Os bilionários acidentais) e acompanha o desenvolvimento inicial e a ascensão da plataforma de mídia social Facebook, bem como os processos judiciais e o drama interpessoal que surgiram entre os criadores.
Onde assistir: Netflix, Prime Video e HBO Max