Aclamado

O Exorcista volta a fazer sucesso, dessa vez no streaming

O Exorcista já está no Top 10 do HBO Max

O Exorcista, de 1973
O Exorcista, de 1973

Com o lançamento de O Exorcista: O Devoto nos cinemas brasileiros, muita gente tem aproveitado para conferir o longa original e se familiarizar melhor com a franquia. Logo após a estreia da continuação, o filme de 1973 voltou à tona no catálogo brasileiro do HBO Max, assumindo o segundo lugar no Top 10 do streaming.

O Exorcista: O Devoto vai começar uma nova trilogia e apresentará não uma, mas duas garotas demoníacas que ficam possuídas após serem salvas de um suposto sequestro.

O novo O Exorcista tem direção de David Gordon Green, o mesmo diretor de Halloween de 2018. No Brasil, o longa é recomendado para maiores de 18 anos.

Vai assistir O Devoto nos cinemas? Vale a pena conferir o filme original primeiro! Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre a trama e o elenco do longa.

Linda Blair em O Exorcista

De que fala a  trama de O Exorcista?

Como citamos anteriormente, em meio ao lançamento de O Exorcista: O Devoto, o filme original não demorou a aparecer no Top 10 do HBO Max.

Afinal de contas, O Devoto “cancela” o cânone anterior da franquia, estabelecendo-se como uma continuação direta do primeiro filme. Portanto, para entender melhor a história da sequência, é importante conferir a trama original.

Lançado em 1973, O Exorcista é considerado um dos filmes mais icônicos (e influentes) de todos os tempos. No lançamento original, o longa fez história ao ser indicado ao Oscar de Melhor Filme e a mais 9 categorias da premiação – levando para a casa os prêmios de Melhor Edição de Som e Melhor Roteiro Adaptado.

Dirigido pelo eterno William Friedkin (que faleceu neste ano), O Exorcista é baseado no livro homônimo de William Peter Blatty. O escritor também produziu o roteiro do longa.

O filme acompanha a história de Regan MacNeil, uma garotinha que, após tentar se comunicar com o mundo espiritual, acaba possuída por Pazuzu, um demônio de origem babilônica.

A trama, a partir daí, mostra os esforços de Chris, a mãe de Regan, para lidar com as transformações da filha. Desesperada, a personagem busca a ajuda de Merrin e Karras, dois padres católicos.

Até hoje, O Exorcista é considerado um dos filmes mais importantes para a história do terror. O longa, inclusive, introduziu abordagens e conceitos que, eventualmente, seriam incorporados em algumas das principais tramas de possessão demoníaca.

Cena de O Exorcista.

Conheça o elenco de O Exorcista

O Exorcista foi ancorado por uma poderosa performance de Linda Blair como Regan MacNeil. Por sua atuação como a garotinha possuída, ela foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante com apenas 14 anos de idade.

Ellen Burstyn, por sua vez, interpreta Chris, a mãe de Regan. A atriz, inclusive, retorna em O Exorcista: O Devoto.

Max von Sydow interpreta o Padre Lankester Merrin, o principal responsável pelo exorcismo de Regan. O ator faleceu em 2020, aos 90 anos.

Jason Miller (Em Transe) vive o Padre Karras, o auxiliar de Merrin no ritual de exorcismo. O personagem sofre uma grande crise de fé durante o filme.

O elenco de O Exorcista conta também com Lee J. Cobb (Os Homens do Oeste), Kitty Winn (Pânico em Needle Park) e Jack MacGowran (Como Vencemos a Guerra), além de Mercedes McCambridge (Todos os Homens do Rei) como a voz de Regan possuída por Pazuzu.

O Exorcista está disponível no catálogo brasileiro do HBO Max.

Sair da versão mobile