A produtora A24 é responsável por alguns dos melhores filmes dos últimos anos, mas um filme dela de 2021 definitivamente não recebeu o reconhecimento que deveria. Trata-se da perturbadora fantasia medieval A Lenda do Cavaleiro Verde.
O longa-metragem, estrelado por Dev Patel, difere da grande maioria dos filmes do gênero, ao assumir uma narrativa que oscila entre o realismo e o surrealismo. Há um teor onírico na obra, que acaba criando uma atmosfera verdadeiramente opressora, deixando o espectador em constante estado de desconforto.
“Uma aventura épica inspirada na lenda arturiana que narra a história de Sir Gawain (Dev Patel), um sobrinho obstinado do Rei Arthur, que embarca em uma missão para enfrentar o Cavaleiro Verde, um estranho gigante meio-árvore, meio-humano”, diz a sinopse de A Lenda do Cavaleiro Verde, que atualmente está disponível no HBO Max.
O diretor David Lowery descreve o filme como sendo sobre a importância de se comportar com integridade e bondade em vez de se preocupar com o próprio legado.
A Lenda do Cavaleiro Verde é aclamado pelos críticos
No Rotten Tomatoes, o filme possui uma taxa de aprovação de 89% com base em 332 análises, com uma avaliação média de 8/10.
O consenso dos críticos do site diz: “A Lenda do Cavaleiro Verde honra e desconstrói sua fonte de inspiração igualmente, produzindo uma aventura envolvente que lança um encanto fantasioso”.
O elenco estelar é composto por Dev Patel, Alicia Vikander, Joel Edgerton, Anaïs Rizzo, Sarita Choudhury, Sean Harris, Barry Keoghan, dentre outros.
Apesar de não ter sido indicado ao Oscar, definitivamente é um dos melhores filmes de 2021.
Dito isso, não é uma obra fácil de assistir, tendo em vista a já mencionada atmosfera e o ritmo mais lento. Mas quem der uma chance, certamente não irá se arrepender.
A Lenda do Cavaleiro Verde está disponível no HBO Max.