Indicações

O maior erro que Keanu Reeves cometeu nos filmes de Matrix

Muito tempo se passou desde a última vez que os fãs viram Neo, herói da série Matrix. Agora que Matrix 4 está oficialmente acontecendo, é justo supor que ele voltará.

Como “o Escolhido”, uma figura de poder destinada à realidade gerada por computador de Matrix, Neo salvou o mundo, matou os vilões e parecia elegante fazendo isso. Ele tem habilidades variadas, desde telecinesia a clarividência.

Os fãs em todo o mundo estão entusiasmados por ter mais aventuras para esperar – e tantos debates sobre se todos estamos vivendo ou não em uma simulação quanto podem aguentar. Embora Neo seja um herói, no entanto, ele não é perfeito.

De fato, ele cometeu alguns erros catastróficos, erros de cálculo e erros gigantescos ao longo da franquia Matrix. O Observatório do Cinema separou o maior erro cometido por Neo, de Keanu Reeves, durante a saga.

Subestimou o Agente Smith

Um dos maiores erros de Neo é subestimar seu oponente – especificamente, o Agente Smith e todas as suas formas. Porque ele é o escolhido e vê o mundo de maneira diferente, ele não acha que pode perder.

Portanto, ele subestima o Agente Smith, que de alguma forma chega a Zion, onde essa versão do agente queima os olhos de Neo. Essa é uma mudança que altera a vida com a qual o Neo de Matrix 4 pode ter que viver.

Além disso, o vírus Agente Smith consome a Matrix como um todo. O futuro já está determinado, mas isso não significa necessariamente que as decisões de Neo não sejam erros.

Afinal, as pessoas morrem e partes de Zion são destruídas. Mas se o Agente Smith não tivesse sido libertado, a Matrix não precisaria ser salva, as máquinas não fariam trégua com Neo e Zion teria sido destruído.

Mesmo assim, isso aconteceu às custas das vidas de Neo e Trinity, e se eles morrerem (mesmo que temporariamente) não é um erro, então não há sentido nessa palavra.

Confira a seguir outros grandes erros cometidos por Neo nos filmes de Matrix:

Confiou cegamente em Morpheus

Neo não toma apenas a pílula vermelha com pouco mais do que um desejo. Ele segue continuamente as crenças, caminhos e conselhos de outras pessoas – mesmo quando mal as conhece.

Existem muitas razões para Neo acreditar em Morpheus, é claro, e a história o justifica. Mas ele realmente deveria estar mais preocupado com tudo.

Ele descobre que sua vida inteira é uma mentira e não tem livre arbítrio. Ele deveria fazer mais algumas perguntas a Morpheus, em vez de simplesmente acreditar em tudo o que ele dizia.

Seguiu continuamente as crenças de outras pessoas

Neo instantaneamente acredita na Oráculo quando ela diz que ele não é o escolhido. Isso faz com que Morpheus esteja errado, que, se você se lembra, apenas pediu a Neo que acabasse com sua vida inteira por causa de suas crenças.

A credulidade de Neo está em plena exibição – e sua incapacidade de formar suas próprias crenças. Mas este não é um problema único.

Neo continua a seguir os caminhos de outras pessoas, apesar de suas falhas. Ele devia ter mais personalidade.

Libertou o Agente Smith

A Matrix é complicada pelo fato de que tudo o que Neo (e todos os demais) faz é predeterminado. Não importa o que ele decida fazer, ele já o fez, porque seu caminho já foi traçado.

As coisas ficam ainda mais complicadas quando a existência de Neo como “o Escolhido” é levada em consideração. Neo é morto pelo Agente Smith, mas porque a Matrix cobre suas trilhas simuladas, e sua morte precisava acontecer para que Neo se tornasse o Escolhido.

Ele morre, depois volta à vida, abraçando completamente o seu destino. Isso fica evidente quando o Neo vê no código, mas depois ele acidentalmente liberta o Agente Smith ao tentar atacá-lo, o que acaba por ser um grande erro.

Escolheu a porta errada

Neo decide escolher a porta que leva a Trinity, em um esforço para salvá-la, embora o Arquiteto (o criador da Matrix, mas ainda um programa em si) diga que a porta levaria a humanidade, incluindo Trinity, à extinção.

É isso mesmo: Neo finalmente toma suas próprias decisões, e quase condena a raça humana. Neo, nós descobrimos, é o sexto “Escolhido”, mas seu amor por Trinity e sua vontade de sacrificar tudo para salvá-la o diferencia de seus antecessores.

Isso deixa o futuro da Matrix em dúvida e também faz de Neo um programa desonesto. Espera-se que Neo abra a porta que estabiliza o sistema, afinal, e quando ele decide abrir a porta que salva Trinity, acaba fazendo a escolha mais arriscada – ele teve a sorte de o roteiro justificá-la, senão teria sido um dos erros mais idiotas da história.

Foi para o purgatório

A série se torna verdadeiramente confusa quando, do nada, Neo se encontra na Mobil Ave, um mundo virtual controlado pelo Maquinista, que trabalha para um programa mais antigo chamado Merovingian. Enquanto o primeiro filme foi um sucesso na criação de um mundo controlado por simulação por computador, as sequências mudam as regras do jogo, adicionando novas variáveis ​​e embaralhando tudo o que os fãs pensavam que sabiam sobre o mundo de Matrix.

Um exemplo é a Mobil Ave. Basicamente, Neo está no purgatório, pois está em um mundo entre Matrix e Zion.

Seguir seu próprio caminho confundiu o sistema tão completamente que o levou a esse limbo para programas não autorizados. Ele tem sorte de poder sair, mas é apenas isso – sorte total.

Como muitas partes da história de Neo, essa poderia ter levado à sua destruição e ao descarrilamento de sua história.

Keanu Reeves retornará como Neo em Matrix 4. A estreia acontecerá em abril de 2022.

Sair da versão mobile