2023 é um ano de muitas novidades para os cinéfilos, com lançamentos das mais diversas temáticas. Após superar seu período mais conturbado, marcado pela pandemia de Covid-19, o cinema volta com força total. Neste ano, por exemplo, excelentes filmes de drama estrearam tanto nas telonas quanto no streaming.
Como o gênero “queridinho” da crítica especializada, o drama costuma se destacar, principalmente nas premiações da indústria.
Neste ano, a lista dos melhores filmes de drama (que foram lançados até agora) inclui histórias reais e abordagens fictícias de personagens muito interessantes.
Mostramos abaixo os melhores filmes dramáticos que estrearam no cinema e nas plataformas de streaming em 2023; confira!
AIR: A História por Trás do Logo
Inspirado em uma surpreendente história real, AIR: A História por Trás do Logo conquistou muitos fãs nos cinemas brasileiros. Um mês após estrear nas telonas, o filme biográfico foi disponibilizado também no Amazon Prime Video. Ben Affleck (Batman vs. Superman) é um dos destaques do longa. Além de integrar o elenco, o astro é responsável pela direção.
AIR: A História por Trás do Logo narra a origem do tênis Air Jordan e a jornada de um funcionário da Nike em busca de um contrato com o (então novato) jogador de basquete Michael Jordan. Além de Ben Affleck como Phil Knight, o co-fundador da Nike, o elenco de AIR conta também com Matt Damon (Perdido em Marte) e Viola Davis (Esquadrão Suicida).
Entre Mulheres
Dirigido por Sarah Polley (Histórias que Contamos), Entre Mulheres estreou nos Estados Unidos em dezembro de 2022, mas só chegou ao Brasil em março deste ano. Elogiado por público e crítica, principalmente pelo enredo intrigante e pelo desempenho do elenco, o drama foi indicado a 2 categorias do Oscar, vencendo a de Melhor Roteiro Adaptado.
Baseado no livro de mesmo nome, o longa foca na história real de uma série de estupros que aconteceram em uma isolada comunidade Menonita no início dos anos 2000. No filme, um grupo de mulheres discute o passado, o presente e o futuro da comunidade religiosa após a descoberta dos abusos perpetrados pelos homens da congregação.
Tetris
Uma produção original da AppleTV+, Tetris, como o próprio nome indica, revela a origem de um dos games mais populares de todos os tempos. Para a surpresa de muitos assinantes da plataforma, a criação do Tetris foi marcada por uma inédita colaboração entre americanos e soviéticos no auge da Guerra Fria.
Ambientado em 1988, Tetris conta como Henk Rogers, um engenheiro de software americano, descobriu o jogo e colocou a própria carreira em risco ao viajar à União Soviética para conhecer Alexey Pajitnov – o criador do Tetris – e convencê-lo a levar o game às massas. O filme é protagonizado por Taron Egerton (Kingsman) e Nikita Yefremov (Cinderela).
A Thousand and One
A Thousand and One (Mil e Um, em tradução livre) estreou nos Estados Unidos em 31 de março de 2023. No Brasil, o drama ainda não tem previsão de estreia. O filme é o primeiro projeto longa-metragem da cineasta americana A.V. Rockwell, e pelo menos até o momento, tem feito o maior sucesso com a crítica especializada.
Em A Thousand and One, a atriz e cantora Teyana Taylor (Um Príncipe em Nova York 2) interpreta a protagonista Inez, uma jovem que sequestra Terry, seu filho de 6 anos, do sistema de adoção. Juntos, mãe e filho embarcam em uma jornada emocionante para recuperar o sentimento de pertencimento e estabilidade em uma Nova York que muda a cada dia.
Tár
Considerado um dos dramas mais impressionantes dos últimos tempos, Tár estreou nos cinemas brasileiros em janeiro deste ano. Dirigido por Todd Field (Pecados Íntimos), o longa é ancorado por uma poderosa performance de Cate Blanchett (Carol). Na edição mais recente do Oscar, o filme foi indicado a 6 categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz.
Em Tár, Cate Blanchett interpreta Lydia Tár, uma renomada (e premiada) maestrina, condutora-chefe da Filarmônica de Berlim, que confronta o legado de sua carreira após ser acusada de assédio e má conduta sexual. Além da excelente Blanchett no papel principal, o elenco do drama conta também com Nina Hoss (Sangue de Pelicano) e Noémie Merlant (Retrato de uma Jovem em Chamas).
Chevalier
Baseado na história real do músico franco-caribenho Joseph Bologne, Chevalier de Saint-Georges, o drama biográfico Chevalier é um projeto do cineasta canadense Stephen Williams, da série Watchmen. Com 81% de aprovação no Rotten Tomatoes, o filme de época se destaca, principalmente, pela atuação de Kelvin Harrison Jr. (Os 7 de Chicago) no papel principal.
Chevalier foca na trajetória de Joseph Bologne, o filho ilegítimo de uma mulher africana com um latifundiário francês, que ascende à nata da sociedade europeia como um célebre violinista, compositor e espadachim. Sua história inclui até mesmo um affair (e um grande desentendimento) com a rainha Maria Antonieta.
How to Blow Up a Pipeline
Uma interessante mistura de drama e thriller ambientalista, How to Blow Up a Pipeline (Como Explodir um Gasoduto, em tradução literal) é um projeto do diretor americano Daniel Goldhaber (Cam), baseado no livro homônimo de Andreas Malm. Polêmico, o filme já é um dos maiores sucessos críticos do ano, com 95% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Ambientado em um mundo no qual a crise climática já causa efeitos irreversíveis (não muito diferente do nosso), o longa acompanha a história de um grupo de ativistas ambientais que bola um ousado plano para conscientizar a sociedade e destruir um gasoduto poluidor. Ariela Barer (Marvel’s Runaways) e Sasha Lane (Loki) lideram o elenco.