Nas últimas décadas, os filmes de super-heróis criaram um gênero cinematográfico próprio – marcado por orçamentos altíssimos, muita publicidade e bilheterias bilionárias. Nesse sentido, surge a dúvida: afinal de contas, quais são os melhores filmes de super-heróis de todos os tempos?
Quando falamos sobre os “melhores filmes de super-heróis” da história, não estamos nos referindo às produções mais lucrativas do gênero.
Afinal de contas, o fato de uma determinada produção se tornar um hit nas bilheterias não significa, necessariamente, que o filme é bom.
Com isso em mente, confira abaixo quais são os melhores filmes de super-heróis de todos os tempos, entre produções da Marvel, DC e muito mais.
Homem-Aranha no Aranhaverso (e sua continuação)
Homem-Aranha no Aranhaverso (junto com sua continuação Através do Aranhaverso) pode ser considerado o melhor filme de super-heróis de todos os tempos. A produção animada, lançada em 2018, foi universalmente aclamada por público e crítica, garantindo 97% de aprovação no Rotten Tomatoes.
O filme é elogiado por seu criativo estilo de animação, pela temática da história, pelo impacto emocional da trama e pela performance do elenco de vozes. Sua primeira sequência, lançada neste ano, é tão boa quanto o primeiro filme – ou até melhor, de acordo com parte do público.
Os Incríveis
Os Incríveis não é da Marvel ou da DC. Mesmo assim, a produção animada também figura na lista dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos. Com 97% de aprovação no Rotten Tomatoes, o longa também é considerado uma das produções mais interessantes da Pixar.
Para quem não conhece, o filme conta a história de uma família de super-heróis que embarca em uma perigosa aventura e enfrenta um terrível vilão. Após se tornar um enorme sucesso de público e crítica, Os Incríveis garantiu a produção de uma continuação (que não chega aos pés do filme original).
Pantera Negra
Pantera Negra é, definitivamente, o melhor filme do MCU. Com o lançamento do longa, o Universo Cinematográfico da Marvel levou seu primeiro Oscar (de Melhor Figurino). O filme é protagonizado pelo eterno Chadwick Boseman como T’Challa, um dos heróis mais icônicos das HQs.
Quase todos os aspectos de Pantera Negra foram elogiados pelo público e pela crítica – desde o desempenho do elenco até a caracterização dos personagens, passando também pela trilha sonora e, é claro, pela representatividade. Por isso, o filme tem 96% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Vingadores: Ultimato
Vingadores: Ultimato entrou para a história como o filme de super-heróis mais lucrativo de todos os tempos. Faturando mais de 2,7 bilhões de dólares com sessões do mundo todo, o longa conta também com a segunda maior bilheteria da história do cinema (perdendo apenas para Avatar).
O filme, que serve como uma bombástica conclusão para a Saga do Infinito, também ganhou o coração da crítica, com 94% de aprovação no Rotten Tomatoes. Para os fãs do MCU, é quase impossível não se emocionar com algumas das cenas mais memoráveis do longa.
Logan
Logan é bem diferente dos outros itens da lista! Dirigido por James Mangold, o longa chegou aos cinemas em 2017, impressionando público e crítica com sua trama adulta, dramática e violenta. O filme também foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, tornando-se a primeira produção live-action de super-heróis a figurar na categoria.
Em Logan, Hugh Jackman interpreta uma versão bem mais madura (e um tanto quanto desiludida) do Wolverine. No filme, o mutante conta com a ajuda de um Professor Xavier quase senil para salvar uma adolescente das garras de uma perigosa organização. No Rotten Tomatoes, o filme tem 94% de aprovação.
O Cavaleiro das Trevas
Sombrio, ousado e complexo, O Cavaleiro das Trevas é, sem sombra de dúvidas, o melhor filme da DC. Dirigido por Christopher Nolan, o longa conta também com um dos vilões mais icônicos das produções de super-heróis: o Coringa de Heath Ledger.
Por sua performance como o caótico antagonista, Ledger levou o Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante. Com 94% de aprovação no Rotten Tomatoes, o filme também é muito elogiado por sua fotografia, trilha sonora, cenas de ação e impacto emocional.
Homem de Ferro
Por fim, temos Homem de Ferro, o filme que serviu como o pontapé inicial para o MCU. A equipe da Marvel acertou em cheio na escalação de Robert Downey Jr. como Tony Stark. Por isso, hoje em dia, é até difícil imaginar outro ator como o Homem de Ferro.
Lançado em 2008, Homem de Ferro tem 93% de aprovação no Rotten Tomatoes. Além de ser um ótimo filme por si só, o longa introduziu diversos conceitos que, eventualmente, se transformariam em algumas das bases mais importantes do Universo Cinematográfico da Marvel.
X-Men 2
A Fox foi uma das pioneiras nas adaptações modernas de quadrinhos de super-heróis e com X-Men 2 ela atingiu o ápice de seus filmes baseados nas histórias dos mutantes da Marvel.
A obra conta com algumas das cenas mais icônicas do cinema de super-herói até hoje, como a fuga de Magneto da prisão, o ataque à mansão de Charles Xavier, e mais.
Isso sem falar que vemos Bryan Cox, Ian McKellen e Patrick Stewart em um mesmo filme, o que já vale a sessão, sem dúvidas.
Homem-Aranha 2
Os filmes do Homem-Aranha de Sam Raimi são amados pelos fãs até hoje e há motivo de sobra para essa paixão.
Homem-Aranha 2 é o ponto alto da trilogia, que mostra por que Peter Parker é o maior herói da Marvel, com emoção, romance, ação, aventura, tudo em um pacote genuinamente imperdível, que dá arrepios só de pensar na música tema do filme.
Superman: O Filme
O suprassumo dos filmes de super-heróis continua sendo Superman: O Filme, que apresenta a melhor versão do herói nas telonas.
Christopher Reeve realmente encapsula a essência do herói da DC em sua atuação e até hoje é o único que nos faz acreditar que o disfarce de Clark Kent funciona (e que um homem pode voar).