Apesar de contar com verdadeiras bombas, o gênero terror também traz algumas preciosidades. Algumas dessas chamaram atenção até de diretores, atores e roteiristas famosos.
Alguns desses foram recomendados por diretores como Martin Scorsese e Quentin Tarantino.
Confira, abaixo, 7 indicações de filmes de terror.
Saint Maud
Zach Cregger, roteirista e diretor de Noites Brutais, recomendou Saint Maud, com Morfydd Clark.
“Um filme que assisti não faz muito tempo e que acho que não está sendo muito apreciado é Saint Maud (2019), da A24, dirigido por Rose Glass. Ele acompanha a lenta descida de uma funcionária de um hospício à insanidade e ao extremismo religioso, o que, à primeira vista, parece ser uma hora e meia desagradável. Mas Glass é uma exímia contadora de histórias e sua habilidade por trás da câmera, combinada com o desempenho absolutamente arrasador de Morfydd Clark, mantém o espectador preso até o fim. Sem mencionar que o filme tem um susto perto do final que eu diria ser um dos melhores que já vi”.
Gêmeos – Mórbida Semelhança
Rolin Jones, criador, produtor executivo e roteirista da série Entrevista com o Vampiro, recomendou Gêmeos – Mórbida Semelhança.
“A interpretação de Jeremy Irons dos gêmeos ginecologistas eticamente questionáveis Eliot e Beverly em Gêmeos – Mórbida Semelhança (1988), de David Cronenberg, é a melhor atuação em um filme de terror? Sim e sim! Além de uma trilha sonora magistral de Howard Shore e alguns adereços que você nunca conseguirá apagar da memória. É um filme tão sinistro e assombroso que só consigo assisti-lo uma vez a cada cinco anos.”
Possessão
Parker Finn, roteirista e diretor de Sorria, recomendou Possessão.
“Não há nada que se compare à obra-prima cult de Andrzej Zulawski, Possessão, de 1981. Parte melodrama de relacionamento (extremamente) tóxico e parte estranheza sobrenatural e horripilante – pode não ser o filme mais assustador que já vi, mas vai abrir seu cérebro e pisar lá dentro, deixando uma marca psíquica impossível de ser removida”.
A Mosca
Mike Flanagan, criador de A Maldição da Residência Hill, Missa da Meia-Noite e A Queda da Casa de Usher, recomendou A Mosca.
“Um cientista começa a se transformar num gigante depois que um de seus experimentos termina mal”, diz a sinopse do filme.
Audição
O diretor de Audição, Takashi Miike, é um dos favoritos de Tarantino, e Tarantino descreveu o filme como “uma verdadeira obra-prima, se é que já existiu uma”.
Baseado no romance homônimo de Ryu Murakami, de 1997, é sobre um viúvo que organiza uma falsa audição de elenco para conhecer mulheres. Quando uma mulher com um passado sombrio faz uma audição e desperta seu interesse, o encontro subsequente se transforma em um pesadelo.
Corrente do Mal
Jordan Peele, diretor de Corra!, recomendou Corrente do Mal.
Logo após um encontro sexual com seu novo namorado, Hugh, uma jovem é ativamente perseguida por uma força sobrenatural bizarra e é assombrada por uma maldição de pesadelo.
A Troca
Um dos filmes menos conhecidos desta lista vale a pena ser visto por qualquer fã não só de terror, mas de cinema em geral.
Recomendado por Martin Scorsese, essa história de terror bem pensada e complexa é um dos primeiros filmes canadenses a obter grande reconhecimento mundial, mas foi um pouco esquecido nos últimos anos.
A Troca é uma história de casa mal-assombrada “cheia de tristeza e pavor”, de acordo com Scorsese. Um grande George C. Scott estrela como um viúvo que se recupera da morte da esposa e do filho e descobre o fantasma furioso de outra criança na mansão em que está hospedado.
Essa meditativa história de fantasmas se diferencia dos filmes de terror violentos e sangrentos do início dos anos 80 e deve agradar aos fãs da mais recente onda de “terror elevado”.