Imperdíveis

Séries de TV que fizeram História

De tempos em tempos, uma inovadora série de TV surge para quebrar as convenções

Sean Bean como Ned Stark em Game of Thrones
Sean Bean como Ned Stark em Game of Thrones

As séries de TV têm desempenhado um papel crucial na cultura e na história do entretenimento, moldando o modo como consumimos narrativas e compartilhamos experiências.

Desde os primeiros dias da televisão até a era atual de streaming, algumas séries alcançaram um status icônico, tornando-se verdadeiras pioneiras e definindo padrões para a indústria.

De tempos em tempos, uma brilhante série de TV surge e remodela todo o seu gênero, garantindo que nada possa ser como antes. Essas séries revolucionárias oferecem uma abordagem fresca para convenções estagnadas do gênero. Exige muita coragem tentar algo fora do comum assim, mas os resultados falam por si mesmos.

Vamos explorar algumas dessas séries históricas que marcaram época.

Sex and the City

A icônica série de seis temporadas conta o dia-a-dia das amigas Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), Charlotte York (Kristin Davis), Miranda Hobbes (Cynthia Nixon),  e Samantha Jones (Kim Cattrall). Vivendo em Nova York, as quatro mulheres lidam com as delícias e desventuras da vida após os 30. A série tem dois filmes lançados. O terceiro foi cancelado porque Kim Cattrall se recusou a gravá-lo.

Sex and the City está disponível no HBO Max.

The Americans

Criada por um ex-agente da CIA, The Americans gira em torno da vida da família Jennings, que vive em Washington na década de 80, durante o período da Guerra Fria. Apesar de aparentar normalidade, Elizabeth Jennings (Keri Russel) e seu marido Phillip Jennings (Matthew Rhys) são, na verdade, agentes secretos da KGB infiltrados nos EUA.

The Americans está disponível no Star+.

Friends

Uma das sitcoms mais famosas da história da televisão, Friends tem 10 temporadas produzidas pela Warner. O dia-a-dia de Monica (Courtney Cox), Rachel (Jennifer Aniston), Phoebe (Lisa Kudrow), Ross (David Schwimmer), Chandler (Matthew Perry) e Joey (Matt LeBlanc) em Nova York conquista gerações, e rendeu aos atores fama mundial. Na última temporada da série, cada um faturava US$ 1 milhão por episódio.

Friends está disponível no HBO Max.

Twin Peaks

Com duas temporadas lançadas e 30 episódios produzidos, a história de Twin Peaks gira em torno do misterioso assassinato da jovem Laura Palmer (Sheryl Lee), que passa a ser investigada peloagente do FBI Dale Cooper (Kyle MacLachlan). 26 anos após o final da série, a Netflix resolveu continuá-la, lançando 18 episódios de “Twin Peaks – The Return”, escrita pelos mesmos criadores da série original, Mark Frost e David Lynch.

Game of Thrones 

Inspirada no cânone de livros escrito por George R. R. Martin, Game of Thrones. No ar desde 2011, a série mais premiada da história do Emmy Awards narra os conflitos políticos e fantasiosos pela conquista do disputado trono de Westeros.

Game of Thrones está disponível no HBO Max.

Os Simpsons 

Desde 1989 no ar, a série conta o dia-a-dia e as aventuras da caricata família Simpson – Homem, Marge, Bart, Lisa e Maggie – na cidade fictícia de Springfield. A produção também é famosa por satirizar figuras famosas e “fazer previsões”, como por exemplo, a eleição do magnata Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. O episódio em questão foi ao ar em março de 2000.

Os Simpsons está disponível no Disney+ e no Star+.

Breaking Bad

Queridinha de muita gente, Breaking Bad se faz sempre presente na lista de melhores séries. Criada por Vince Gilligan, a série conta a história do professor de química Walter White (Bryan Craston) que se torna um dos maiores traficantes de metanfetamina dos Estados Unidos, tendo como comparsa um ex-aluno, o problemático Jesse Pinkman (Aaron Paul).

Breaking Bad está disponível na Netflix.

Família Soprano

Narrando a vida da família ítalo-americana envolvida com a máfia, a série tem 6 temporadas aclamadas pela crítica, com nota 9,2 no IMDb e 97% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Família Soprano está disponível no HBO Max.

Black Mirror

Quando Black Mirror começou, a comparação óbvia era com The Twilight Zone, mas a antologia de ficção científica de Charlie Brooker logo se destacou. Black Mirror foca no potencial sombrio da tecnologia, mergulhando frequentemente no horror, mas com uma abordagem extremamente variada.

Muitas vezes, há pouco que conecta os diferentes episódios de Black Mirror, já que o programa gosta de experimentar tanto com seu estilo visual quanto com seu tema. As únicas constantes são os altos padrões de escrita e atuação, mas Black Mirror se deleita em desafiar expectativas. A sétima temporada de Black Mirror foi confirmada, mas não há como prever como a temporada se desenrolará.

Black Mirror está disponível na Netflix.

Mad Men

Mad Men tornou os dramas de época populares, após o gênero ter por muito tempo sofrido uma reputação de ser exclusivamente voltado para Austen, Dickens, Brontë e seus semelhantes. A cena de Madison Avenue nos anos 1960 é o lugar para se estar em Mad Men, com executivos de negócios estilosos desfrutando de almoços de negócios prolongados e encharcados de álcool.

No entanto, Mad Men não se deleita tanto em seu cenário retrô como outros dramas de época. Suas frequentes alusões às desigualdades sociais da época revelam um elenco de personagens que vivem vidas privilegiadas, mas que estão perdendo algo difícil de definir. Mad Men é visualmente deslumbrante, mas explora a decadência moral no cerne da cultura de consumo americana.

Mad Men está disponível no canal MGM, do Prime Video.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.