As referências à cultura popular são algumas das coisas mais divertidas que há no MCU.
Sempre existe o risco de que estas referências fiquem datadas, mas até o momento, os roteiristas lideram muito bem com elas, usando-as para aproximar o público de seus amados personagens.
Aqui estão as dez melhores referências do MCU à cultura pop.
Beyoncé
Em uma cena de Doutor Estranho, Stephen Strange zomba do uso inflexível de Wong de um nome singular, comparando-o à cantora Beyoncé.
Momentos depois, enquanto Strange pega livros através de portais, Wong ouve “Single Ladies”, possivelmente pela primeira vez.
O Mágico de Oz
O Capitão América passou muito tempo congelado, então não pôde acompanhar o mundo do entretenimento com muita frequência.
Os Vingadores aborda essa questão. Quando Nick Fury exige saber como Loki transformou as pessoas em seus próprios “macacos voadores”, Steve diz que “entendeu a referência”, que remete a uma cena de O Mágico de Oz.
Footloose – Ritmo Louco
O Senhor das Estrelas é um grande fã de Footloose – Ritmo Louco no MCU. Em Vingadores: Guerra Infinita, ele apresenta um plano aos outros super-heróis, que o Homem-Aranha reconhece que é “exatamente como Footloose”!
Em Guardiões da Galáxia, também tivemos referências ao clássico com Kevin Bacon.
O Exterminador do Futuro
O comediante Garrett Morris apareceu em Homem-Formiga. Embora sua participação tenha sido muito pequena, ele nos forneceu uma fala que remete diretamente a O Exterminador do Futuro.
“O que diabos?”, ele diz brevemente ao ver um cara se materializando do nada, exatamente como no clássico de James Cameron.
Super Amigos
Por incrível que pareça, o MCU já teve uma referência a um clássico desenho da DC.
Em Homem de Ferro 3, Happy Hogan explica como as coisas mudaram, dizendo a Tony que ele estava “fora com os Super Amigos”. Quem não lembra da série animada que passava nas manhãs do SBT?
De Volta Para o Futuro
Não há como fazer um longa sobre viagem no tempo sem referenciar De Volta para o Futuro, que popularizou o conceito.
Vingadores: Ultimato é um exemplo disso. Durante a trama, ao ouvir sobre como a viagem no tempo funciona no MCU, o Homem-Formiga diz: “Então De Volta para o Futuro foi uma mentira?”.
Pulp Fiction
Samuel L. Jackson é um dos grandes astros de Hollywood na atualidade, mas nada disso teria sido possível se não fosse por Pulp Fiction.
Neste longa de Quentin Tarantino, Jules, vivido por Jackson, é conhecido por recitar um verso de Ezequiel, “O Caminho do Homem Justo”, que também está na lápide de Nick Fury em Capitão América: O Soldado Invernal. Mas mais tarde foi descoberto que Fury não tinha morrido.
Alien
Harry Dean Stanton interpretou Brett em Alien, morrendo nas mãos do impiedoso Xenomorfo.
Em Os Vingadores, o ator fez uma divertida aparição. Depois de Hulk cair do céu, Stanton pergunta a Bruce Banner se ele é alienígena. Banner responde que não, e daí Stanton diz que “então precisa se benzer”.
Curtindo a Vida Adoidado
Homem-Aranha: De Volta ao Lar foi diretamente inspirado em Curtindo a Vida Adoidado, de 1986.
A cena em que Peter Parker corre através de vários quintais, enquanto persegue uma van, é totalmente baseada numa cena muito parecida do clássico com Matthew Broderick.
Star Wars
É claro que a maior saga de cinema de todos os tempos não passaria despercebida pelo MCU.
Em Capitão América: Guerra Civil, o Homem-Aranha compara um certo momento com Star Wars: O Império Contra-Ataca, que descreve apenas como “aquele filme muito velho”.