A Netflix pode não contar com um acervo de animes tão grande quanto o Crunchyroll, mas há uma pérola em seu catálogo, que definitivamente se enquadra como um dos melhores da última década. Cyberpunk: Mercenários é uma produção original da plataforma e é imperdível.
“Para sobreviver em uma realidade distópica na qual a corrupção e os implantes cibernéticos controlam tudo, um jovem talentoso e impulsivo decide se tornar um mercenário”, diz a sinopse oficial da animação.
Antes de mais nada, é importante frisar: esse não é um anime para crianças. É uma obra feita para o público adulto, contendo muita violência (e explícita), palavrões, pequenas doses de sexo, nudez e uso de drogas.
Dito isso, vamos mergulhar na trama de Cyberpunk: Mercenários e por que agora é a hora perfeita para assistir (ou reassistir) a série.
Cyberpunk: Mercenários é imperdível
Para quem não sabe, o anime se passa no mesmo universo de Cyberpunk 2077, game estrelado por Keanu Reeves e, com a expansão Phantom Liberty, por Idris Elba.
Trata-se de um futuro no qual megacorporações dominam todos os aspectos das vidas das pessoas, aumentando a desigualdade social de forma exponencial, de tal forma que uma equipe médica, por exemplo, pode até deixar de socorrer uma vítima à beira da morte, caso não tenha plano de saúde.
Nesse mundo, as pessoas fazem modificações em seus corpos, como acrescentando lâminas e armas aos braços, ganhando mais força, olhos que analisam dados e mais.
Ainda há um foco grande no ciberespaço – marca de uma obra cyberpunk desde o livro Neuromancer, tido como origem desse subgênero da ficção científica – ao passo que os chamados “trilhas-redes” podem mergulhar no mundo digital a fim de hackear ou obter dados de pessoas ou corporações.
Especificamente a trama do anime gira em torno de David Martínez, um jovem que acaba se envolvendo com uma gangue e faz de tudo para cumprir o sonho que sua mãe tinha para ele. Ele acaba conhecendo Lucy, uma trilha-rede por quem se apaixona e outros membros da equipe. Logo ele descobre, contudo, que mexer com as corporações, principalmente a gigantesca Arasaka, traz consequências sérias.
O diferencial de Cyberpunk: Mercenários e por que agora é a hora perfeita para assistir
Um elemento que imediatamente diferencia esse anime de diversos outros é a sua animação fluida, que sabe adotar traços diferenciados para retratar melhor o estado mental de seus personagens.
Ao passo que o drama se intensifica e as apostas vão aumentando, vemos trechos que, visualmente, ilustram a pressão e as lutas internas de seus personagens.
Além disso, a narrativa ágil sabe dar o devido tempo a momentos introspectivos, com diálogos, cenas contemplativas, ao mesmo tempo que não deixa a ação por muito tempo de lado.
Misturado a um excelente design de personagens, que combina precisamente com as personalidades de cada uma das figuras que conhecemos, tais pontos fortalecem nossa imersão consideravelmente.
Quem jogou Cyberpunk 2077 vai apreciar a produção ainda mais. Ela se passa antes do jogo, com personagens diferentes, portanto podem ser aproveitados isoladamente, mas as armas, interfaces, locais, são iguais ao game. O tipo de easter egg que apenas complementa, não servindo meramente com fan-service barato.
Isso sem falar que a expansão Phantom Liberty está prestes a ser lançada e o aguardado patch 2.0. do jogo já está no ar, então ver o anime é uma forma perfeita de se reintegrar a esse mundo, até motivando o jogador a voltar a Cyberpunk 2077. Por isso agora é o momento ideal para ver esse anime imperdível.
Por sinal, quem não gosta de animes também pode dar uma chance para esse, visto que a já citada narrativa ágil garante uma imersão considerável e, em grande parte, ele foge de clichês desse tipo de animação (embora alguns ainda estejam presentes).
Ao todo são apenas 10 episódios e não há planos para uma segunda temporada. A obra foi concebida com início, meio e fim, sem pontas soltas.
Vale apontar que essa série da Netflix ganhou o prêmio de anime do ano no Crunchyroll Anime Awards 2023.
Cyberpunk: Mercenários é melhor dublado ou legendado?
Por fim, se você já está convencido (esperamos que esteja), e está na dúvida acerca de qual idioma escolher, não se preocupe. A dublagem original em japonês é ótima, e as vozes em inglês e português brasileiro nada devem às originais.
Pessoalmente, optei pela dublagem em português e não saí decepcionado, especialmente porque os palavrões (são muitos) não são diluídos em palavras como “canalha” ou “miserável”.
Cyberpunk: Mercenários, portanto, é um anime simplesmente obrigatório para quem gosta de uma narrativa adulta, eletrizante e, ao mesmo tempo, muito emocionante. Mas fique avisado: prepare o lencinho, porque as lágrimas vão correr soltas.
O anime está disponível na Netflix. Veja o trailer, abaixo.