Resistência não foi um grande sucesso de bilheteria, mas não deixa de ser um dos melhores filmes do ano. Essa nova obra de Gareth Edwards (Rogue One: Uma História Star Wars) subverte alguns dos principais clichês da ficção científica em uma história sobre o potencial humano e a Inteligência Artificial. Vamos conhecer mais esse longa-metragem, que está no Star+.
“À medida que uma guerra entre a raça humana e a Inteligência Artificial arrasa o mundo, um ex-agente das forças especiais é recrutado para caçar e matar o Criador – um misterioso cientista que criou uma arma com o poder de acabar com o conflito e com toda a humanidade”, diz a sinopse de Resistência.
Liderado por John David Washington (Infiltrado na Klan), o elenco de Resistência conta também com Gemma Chan (Eternos), Ken Watanabe (O Último Samurai) e Allison Janney (Eu, Tonya).
Continue lendo para conhecer os personagens de Resistência e para saber o que os críticos acharam do filme.
Resistência foi elogiado pelos críticos
O filme de ficção científica é elogiado, basicamente, por todos os seus aspectos – desde a direção de Gareth Edwards até o desempenho do elenco, passando pelos efeitos especiais e pela abordagem responsável de temas sensíveis.
A maneira como o longa aborda os perigos da Inteligência Artificial, inclusive, foi considerada “atual” e “relevante” pela imprensa especializada. Afinal de contas, atualmente, o desenvolvimento acelerado da I.A. causa medo e apreensão em todo o mundo.
No entanto, isso não significa que Resistência é um filme perfeito. Na verdade, nas principais resenhas do longa, jornalistas criticam alguns elementos do roteiro, particularmente do terceiro ato.
“Visualmente impressionante, e cheio de espetaculares sequências de ação, Resistência é uma ficção científica atual e bem interpretada, que satisfaz mesmo quando não tem muita substância”, diz o consenso do Rotten Tomatoes.
Em um cenário cinematográfico marcado por reboot, remakes e continuações, a originalidade da trama de Resistência também chamou a atenção da crítica.
“O roteiro pode até ter falhas flagrantes e moralidade dolorosamente ambígua, mas Resistência é uma narrativa de ficção científica completamente original”, diz a jornalista Maggie Lovett no site Collider.
Como citamos anteriormente, o fato do filme colocar a Inteligência Artificial no centro de sua trama é apontado como um dos pontos mais altos da produção.
“Resistência é um filme intrigante, estimulante, e de tirar o fôlego. O longa aborda – com lógica e sentimento – a temática mais importante da nossa geração, que é a Inteligência Artificial”, completa o crítico Peter Bradshaw no tabloide The Guardian.
Por fim, Resistência também é uma boa pedida para quem gosta de filmes de ficção científica repletos de ação, efeitos especiais, visuais desconcertantes e lições contundentes.
“Resistência é uma viagem! É um filme que faz você pensar sobre nossa existência e sobre o mundo que nos cerca. Além disso, o longa ‘explode’ a sua mente com ótimos visuais”, diz Brian Truitt no USA Today.
Os personagens de Resistência
John David Washington vive o sargento Joshua Taylor, um sargento militar e agente secreto do Exército dos EUA. Ele tem um braço direito e uma perna esquerda artificiais devido aos ferimentos que sofreu durante a explosão nuclear em Los Angeles, além de ter perdido seus pais e irmão.
Madeleine Yuna Voyles interpreta Alpha-O / “Alphie”, um androide com a capacidade de controlar a tecnologia remotamente.
Gemma Chan vive Maya Fey-Taylor / Nirmata, a filha e herdeira da Nirmata original (a Criadora do título original em inglês) e esposa de Joshua. Chan também interpreta vários androides ao longo do filme com a aparência de Maya.
Allison Janney é a Coronel Howell, uma coronel do Exército dos EUA que recruta Joshua. Ela tem um profundo preconceito contra IAs por ter perdido seus dois filhos na guerra, um dos quais foi torturado por insurgentes depois de ser enganado por uma androide que o seduziu.
Ken Watanabe é Harun, um soldado androide na Nova Ásia.
Resistência já está disponível no Star+.