Megatubarão, estrelado por Jason Statham, mostra um grupo de cientistas tendo de lidar com um gigantesco tubarão que ameaça a tripulação de um submarino.
O longa faz parte de um subgênero de filmes de terror e ação sobre ataques de animais que foi impulsionado pelo clássico de Steven Spielberg, Tubarão de 1975.
Na realidade, Megatubarão presta algumas homenagens ao longa de Spielberg. O sucesso do filme foi tanto que uma sequência já foi encomendada.
Pensando em Megatubarão, fizemos uma lista com filmes de terror que também contam com ataques de animais. Confira abaixo:
Cujo
Imagine um São Bernardo fofo como o Beethoven dos filmes, só que na realidade ele é um sanguinário cão assassino. Esse é o perigoso monstro de Cujo, uma adaptação da obra de Stephen King que mostra um cachorro infectado com raiva que começa a amedrontar a população de uma cidade.
Aracnofobia
Reprisado diversas vezes na televisão, Aracnofobia aborda um dos medos mais comuns da humanidade: o medo de aranhas. O filme aborda uma cidade que começa a ser empesteada por aranhas mortais. Um médico aracnofóbico pode ser o grande herói do dia se ele conseguir deter as aranhas do local.
Pássaros
Se há um filme que pode competir com Tubarão de Spielberg pelo posto de maior clássico sobre ataques de animais do cinema, esse filme é pássaros, do mestre do terror, Alfred Hitchcock.
O longa mostra uma pequena comunidade litorânea sendo ataca por pássaros dos mais diversos tipos. É apenas uma questão de natureza ao ataque, sem qualquer explicação, mas Hitchcock consegue oferecer tensão ao espectador conforme coordena as sequências do longa. Nunca sabemos quando esses pássaros vão atacar.
Semente do Diabo
Semente do Diabo segue a linha de filmes em que animais são modificados pelo homem, mas acabam se tornando tão perigosos que provocam um grande terror para a humanidade.
Há diversos animais perigosos no filme, como peixes gigantescos, mas o mais famoso é um urso geneticamente modificado. A criatura horrenda tem sido comparada a outro urso assustador: o do filme Aniquilação.
Anaconda
Anaconda não é exatamente o melhor filme sobre ataques de animais, mas ele fez um grande sucesso em seu lançamento. Estrelado por Jon Voight e Jennifer Lopez, o longa mostra uma equipe de documentaristas que viaja até a Amazônia, no Brasil, e acabam sendo atacados pelo gigantesco animal do título. O longa é o que chega mais próximo de Megatubarão em questão de conceito.
O filme recebeu diversas continuações, mas é verdade que não envelheceu muito bem, com os efeitos especiais usados para criar a anaconda sendo bastante estranhos para quem assiste ao longa atualmente.
Piranha
Na realidade, Piranha é uma espécie de sátira lançada em 1978 do filme Tubarão, provando que a influência do filme de Spielberg sobre o cinema ocorreu de forma bem rápida. Entretanto, mesmo sendo sátira, é filme é divertido e oferece uma boa dose de violência para os espectadores.
No filme, as piranhas são modificadas por cientistas, mas acabam fugindo de seu laboratório militar e começam a devorar o que encontram pela frente.
Piranha 3D
Pegando onda na popularidade dos filmes 3D, Piranha 3D tentou reviver o sucesso do Piranha cerca de 30 anos depois do longa original. Criticado por alguns, o filme é reverenciado pelos amantes do cinema “trash” e é um tanto quanto engraçado.
Megatubarão, que inspira a lista, pode ser conferido na rede Telecine.