Liga da Justiça é, desde já, uma das produções mais polêmicas da história recente de Hollywood.
O filme de Zack Snyder foi fortemente alterado por Joss Whedon, e o que tivemos nos cinemas foi bem diferente. Mas o Snyder Cut, versão do diretor original, finalmente foi lançado pela HBO Max após uma forte campanha dos fãs de Liga da Justiça (em países sem o serviço, o longa chega em plataformas digitais).
Confira abaixo o que ficou de fora da versão dos cinemas e que está na versão de Snyder, que conta com mais de 4h.
Os fãs ao mesmo tempo podem já comparar, uma vez que a Liga da Justiça de 2017 está na Netflix.
Darkseid
Era isso o que todos os fãs queriam ver. O mais poderoso e temível vilão do universo DC, que inclusive foi fonte de inspiração para o Thanos na Marvel, tem uma aparição na versão de Zack Snyder. O vilão tem destaque na cena estendida da batalha pelas Caixas Maternas no passado, e também no ato final, quando encara a Liga da Justiça após a derrota do Lobo da Estepe.
A origem do Ciborgue
Um dos personagens mais modificados na versão final de Liga da Justiça foi o Ciborgue de Ray Fisher. Anteriormente, teríamos a história de origem com Victor Stone jogando futebol, tendo seu acidente quase letal e se transformando no Ciborgue. Ao longo da trama, teríamos mais flashbacks e sequências de alucinação, onde Victor interagia com sua família – tendo uma caracterização mais melancólica.
Iris West
Outro personagem que muito de seu background deletado foi o Barry Allen de Ezra Miller, o Flash. Em uma cena que teve trechos vazados, víamos Barry salvando Iris West de um acidente na rua. A personagem, grande interesse amoroso do herói, foi interpretada por Kiersey Clemmons.
Visual do Lobo da Estepe
O Lobo da Estepe é um dos piores vilões de filmes de super-heróis na História, e muito disso conta de seu visual genérico. Aparentemente, ele teria uma aparência mais assustadora e bestial, exatamente como na cena deletada de Batman vs Superman.
Lanterna Verde
Tivemos a breve participação de um Lanterna Verde alienígena na batalha contra os exércitos de Darkseid no prólogo, mas a versão original de Snyder prometia trazer algo a mais com o herói galáctico. Em uma cena de alucinação do Ciborgue, veríamos a nave da Tropa dos Lanternas, e um rumor ainda afirma que o novo Lanterna da Terra faria uma visita a Bruce Wayne na cena pós-créditos.
O Caçador de Marte
Em um de seus muitos posts na rede social Vero, Snyder trouxe uma bomba para os fãs. Liga da Justiça teria revelado que o General Calvin Swanwick, personagem de Harry Lennix, era na verdade o herói Caçador de Marte disfarçado entre os humanos.
Participação de Lex Luthor
A performance divisiva de Jesse Eisenberg como Lex Luthor, o grande vilão do Superman, acabou fazendo com que a Warner apagasse quase que por completo sua participação em Liga da Justiça. Artes conceituais mostram que Luthor teria um diário de anotações onde estudava sobre os Parademônios no Asilo Arkham.
Batalha nos Laboratórios STAR
Podemos ver diversos trechos em trailers e materiais divulgados pelo próprio Snyder no Vero, que a Liga da Justiça passaria alguns momentos nos Laboratórios STAR. Provavelmente, para recuperar uma das Caixas Maternas, que resultaria em uma grande batalha contra parademônios.
Morte de Silas Stone
Mantendo o arco trágico do Ciborgue no longa, seu pai, Silas Stone, acabaria morrendo pelas mãos de parademônios durante uma batalha nos Laboratórios STAR. Isso deixaria o herói de Ray Fisher mais motivado a enfrentar o Lobo da Estepe.
O pesadelo com Darkseid
Em Batman vs Superman, Bruce Wayne tem um pesadelo com um futuro distópico dominado por Darkseid e os parademônios. Esse futuro é revelado como uma visão do Flash, que tenta alertá-lo dos perigos de Darkseid. Em Liga da Justiça, o Ciborgue teria um novo vislumbre desse futuro ao se conectar à nave kryptoniana.
Superman de traje preto
A imagem de Henry Cavill com barba e traje preto, referenciando a morte do Superman nos quadrinhos, era algo muito sonhado pelos fãs. Isso não aconteceu na versão do cinema, mas o traje preto está na nave Kryptoniana na versão de Zack Snyder.
Morte do Lobo da Estepe
O destino do Lobo da Estepe seria bem diferente na versão original. Enquanto o vilão alienígena é carregado por seus parademônios de volta para o Boom Tube da nave espacial, originalmente ele seria decapitado pela Mulher-Maravilha de Gal Gadot.
Introdução de Vulko
Só vimos Vulko, o mentor de Aquaman interpretado por Willem Dafoe, no filme solo estrelado por Jason Momoa, mas ele faria sua estreia no filme da Liga. Na cena em questão, Vulko apareceria no final para pedir a ajuda de Arthur, já estabelecendo o conflito com Orm que ocorreria no filme de James Wan.
Coringa no mundo do pesadelo
Zack Snyder adicionou o Coringa de Jared Leto no mundo do pesadelo de Liga da Justiça, aquele mesmo de Batman vs Superman que é visto por Bruce Wayne. As cenas foram gravadas durante a pandemia do coronavírus (covid-19) e mostra um Palhaço do Crime em versão pós-apocalíptica.
A versão de Zack Snyder de Liga da Justiça está em plataformas digitais. Enquanto isso, a versão do cinema está na Netflix.