O sucesso de Game of Thrones provocou um incentivo a produções épicas na televisão. Dentre todos os competidores, certamente Vikings é a aposta mais bem sucedida até o momento.
Com o fim da série da HBO e a produção do History caminhando para seu desfecho, vamos comparar as duas séries em relação a um ponto em comum: a violência; especificamente, quando Vikings foi mais chocante do que Game of Thrones.
Confira abaixo.
A Águia de Sangue
A mera descrição dessa cena é capaz de provocar calafrios, mas a cena em si é ainda pior. Na quarta temporada, Vikings demonstrou de forma gráfica uma forma de execução nórdica, chamada de Águia de Sangue. O método consiste em deitar a vítima para baixo, cortá-la no meio e puxar seus pulmões para as costas, assemelhando-se com asas. É, Vikings realmente não tem limites.
Ataque em York
Mais uma batalha que se revela como uma verdadeira carnificina, o ataque em York na quinta temporada é um exemplo de grande coreografia de guerra. Vikings traz uma de suas batalhas mais sangrentas, quando os exércitos de Bjorn precisam tomar York do Rei Aelle.
O desafio de Ragnar
Ainda na primeira temporada de Vikings, Ragnar desafia Earl Haraldson para um combate. Por mais que a cena em si não seja tão gráfica em termos de sangue e gore, é um momento pesado e que leva tempo para demonstrar a derrota de Haraldson.
Ninguém mata Ivar
Em uma das cenas mais chocantes da quinta temporada de Vikings, Ivar, o Desossado, é derrubado de seu cavalo durante uma batalha. A queda o impede de andar, mas não de destroçar graficamente um de seus oponentes, gritando ainda que “ninguém pode me matar!”. Intenso.
A espada quente de Lagertha
Essa cena veio logo na primeira temporada de Vikings, e nos ensinou a não subestimar as mulheres da série. Logo quando conhecemos Lagertha, ele se mostra letal ao usar uma espada que estava descansando em uma lareira, garantindo uma ofensiva mortal – e quente.
Invasão ao muro de Paris
Na terceira temporada de Vikings, tivemos uma das batalhas mais extraordinárias da série. Aqui, o destaque fica para quando Rollo eliminar diversos soldados com um machado, e ainda salta dos muros para um fosso. Uma grande cena.
Ataque do Grande Exército Pagão
Uma das grandes batalhas da quarta temporada de Vikings, ela mostra o violento combate entre povos unidos da Dinamarca, Suécia e Noruega contra os reinos Anglo-Saxões, visando vingar a morte de Ragnar Lothbrok. Quase uma Batalha dos Bastardos, ainda que não tão bem orquestrada. Mas não deixa a desejar na violência.
A sexta e última temporada de Vikings deve estrear em 2020.