Nas últimas décadas, as salas de cinema foram sendo exponencialmente dominadas por filmes baseados em quadrinhos, especialmente de super-heróis. Uma pérola de 2012, no entanto, acabou passando despercebida por muitos. Felizmente, ela agora está disponível no Prime Video.
Trata-se de Dredd, um filme de ação de ficção científica lançado em 2012, dirigido por Pete Travis e escrito e produzido por Alex Garland, dos ótimos Ex_Machina e Aniquilação.
O longa-metragem é baseado nos quadrinhos Juiz Dredd, da revista 2000 AD, e em seu personagem homônimo criado por John Wagner e Carlos Ezquerra.
Karl Urban (O Senhor dos Anéis, The Boys) estrela como Juiz Dredd, um aplicador da lei que tem o poder de ser juiz, júri e executor em uma vasta metrópole distópica chamada Mega-City One, que se encontra em um mundo pós-apocalíptico.
Dredd e sua parceira aprendiz, Juíza Anderson (Olivia Thirlby), são forçados a restabelecer a ordem em um edifício residencial de 200 andares e lidar com sua líder do tráfico de drogas, Ma-Ma (Lena Headey, a Cersei de Game of Thrones).
Mais sobre Dredd
Em 2080, a maior parte dos Estados Unidos é um deserto distópico pós-guerra nuclear conhecido como a Terra Amaldiçoada. Na costa leste, encontra-se a Mega-City One, uma metrópole violenta com 800 milhões de habitantes e 17.000 crimes graves relatados diariamente.
A única força de ordem são os Juízes, que atuam como juízes, júris e executores. O Juiz Dredd recebe a tarefa da Juíza-Chefe de avaliar a nova recruta Cassandra Anderson, uma poderosa psíquica que falhou marginalmente nos testes de aptidão para se tornar uma Juíza.
Em um prédio de apartamentos de 200 andares chamado Peach Trees, a líder do tráfico de drogas, Madeline “Ma-Ma” Madrigal, executa três traficantes rebeldes arrancando a pele deles ainda vivos.
Eles são infundidos com Slo-Mo (uma nova droga viciante que reduz a percepção do tempo do usuário a 1% do normal) e jogados do último andar para o átrio. Dredd e Anderson são enviados para investigar e descobrem um ponto de venda de drogas, que eles invadem.
Eles prendem um bandido chamado Kay, cuja investigação mental de Anderson revela ser o responsável pelas execuções, e Dredd decide levá-lo para interrogatório. Em resposta, as forças de Ma-Ma tomam o controle da sala de segurança do prédio e selam o edifício (fechando as portas de escudo de explosão sob o pretexto de um teste de segurança) para impedir que os Juízes saiam ou peçam ajuda.
Dredd recebeu críticas positivas dos críticos. No Rotten Tomatoes, o filme tem uma classificação de 80%, baseada em 171 críticas, com uma média de 6,6/10.
O consenso crítico do site diz: “Impulsionado por violência bombástica e efeitos especiais impressionantes, enraizado em autoironia e humor irônico, Dredd faz um trabalho notável em capturar o espírito sórdido de sua fonte.”
Vale apontar que se trata de um filme bastante violento, para maiores de idade – então tire as crianças da sala ao assistir!
Dredd está disponível no Prime Video.