A Saga Harry Potter é, sem sombra de dúvidas, uma das franquias mais influentes da cultura pop. Mas em postagens nas redes sociais, os fãs não poupam críticas para o protagonista, interpretado por Daniel Radcliffe. Segundo a audiência, Harry já se comportou como vilão em vários momentos dos filmes.
Nos cinemas, a saga Harry Potter chegou ao fim em 2011. Porém, o Universo Mágico continua presente no cânone da cultura pop. Com os filmes de Animais Fantásticos, a franquia mantém sua influência sobre o mundo da fantasia.
Harry Potter faturou mais de 7 bilhões de dólares somente com as bilheterias dos filmes. A saga também conta com um parque temático e inúmeros produtos licenciados.
Revelamos abaixo 10 vezes nas quais Harry Potter se comportou como um verdadeiro vilão; confira – e veja se você concorda. (via CBR).
Harry passou pano para Rony
Em A Pedra Filosofal, o primeiro filme da saga Harry Potter, o protagonista conhece os melhores amigos Rony e Hermione. No entanto, no início do longa, Rony trata Hermione com deboche e desprezo. Surpreendentemente, Harry não faz nada para ajudar Hermione. Se fosse um herói de verdade, segundo o site CBR, teria chamado a atenção do amigo.
Harry não se importou com a luta de Hermione
Nos filmes de Harry Potter (e nos filmes, até certo ponto), um dos maiores objetivos de Hermione Granger é salvar os elfos domésticos da escravidão. Por isso, a personagem inicia seus esforços por Hogwarts. Harry, no entanto, é bastante indiferente à luta da melhor amiga. Além de não se importar, o protagonista considera “ridículo” o objetivo da bruxa.
Harry grita com Rony e Hermione
Após testemunhar o retorno do Lord Voldemort, Harry Potter é obrigado a passar todo o verão em Privet Drive. O personagem passa o verão todo sem encontrar Rony e Hermione, e quando os vê novamente, grita com eles e diz que não são “bons amigos”. De acordo com o site CBR, Harry fala com os amigos como Draco se dirige aos seguidores.
Harry deixa Hermione petrificar Neville
Segundo o site CBR, Harry age como um vilão ao deixar Hermione petrificar Neville no final de A Pedra Filosofal. Afinal, a intenção do personagem de Matthew Lewis era apenas evitar que Harry, Rony e Hermione perdessem os pontos da Grifinória. Quando Hermione usa um feitiço para paralisar o colega, Harry não condena a atitude da amiga.
Harry se envolve em corrupção
Após se tornar o capitão do time de Quadribol da Grifinória, Harry comanda a busca pelo goleiro. Os dois concorrentes são Rony e Cormac. Para ajudar Rony, Hermione usa o feitiço “Confundus” em Cormac. Harry percebe o incidente, mas mesmo assim, dá a posição ao melhor amigo. Como Capitão do time, Harry deveria ter sido mais objetivo em sua escolha.
Harry praticou bullying contra Dudley
Harry passou anos sofrendo nas mãos de Dudley, o filho dos Dursley. No entanto, o site CBR considera “bullying” a reação do protagonista em A Ordem da Fênix. No filme, o protagonista intimida Dudley com seus poderes mágicos. De acordo com a publicação, a atitude do personagem não é muito diferente das ações dos alunos da Sonserina em Hogwarts.
Harry droga Crabbe e Goyle
Em Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry, Rony e Hermione dão cupcakes envenenados para Crabbe e Goyle. O objetivo do trio era apenas fazer os capangas de Draco dormir para assumir a aparência deles com a Poção Polissuco. Hoje em dia, todo mundo sabe que colocar sedativos na comida dos outros é algo altamente problemático.
Harry trata Kreacher mal
Kreacher, para quem não se lembra, é o elfo doméstico da Família Black. Por acreditar no mito do “sangue puro”, o personagem se recusa a falar com Hermione, além de proferir várias falas problemáticas. Mesmo assim, como o herói da história, Harry deveria tratar o personagem com mais gentileza (de acordo com a análise do CBR).
Harry quase mata Draco
Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Harry encontra o antigo livro de Snape. Nele, o protagonista descobre o feitiço “Sectumsempra”, e eventualmente, o utiliza em um confronto com Draco. Mesmo sem querer, Harry mata Draco. Pior ainda: ele parece não se arrepender do ato de violência, reclamando também da punição.
Harry usa uma Maldição Imperdoável
As Maldições Imperdoáveis, como o próprio nome indica, são os piores feitiços que um bruxo pode conjurar. Em Relíquias da Morte, Harry Potter utiliza a maldição da tortura no Comensal da Morte Amycus Carrow. O personagem poderia ter resistido ao desejo de vingança e encontrado uma maneira mais heroica para cumprir seus objetivos.
Todos os filmes de Harry Potter estão disponíveis no HBO Max.