Indicações

10 personagens de Titanic e suas contrapartes da vida real

Todo mundo sabe que os dois amantes protagonistas de Titanic são ficcionais. Rose (Kate Winslet) e Jack (Leonardo DiCaprio) foram inventados especialmente para o filme de James Cameron, mas os coadjuvantes que os cercam não!

Cameron pesquisou o naufrágio mais famoso da história para povoar o seu filme com oficiais e aristocratas reais, interpretados por atores impressionantemente parecidos com eles. Confira 10 deles abaixo:

MARGARET BROWN (KATHY BATES) | Comumente conhecida como a “inafundável” Molly Brown, essa personagem real ficou famosa por exigir que seu bote de resgate voltasse para perto do navio naufragado a fim de salvar mais pessoas – evento que não é mostrado no filme. Debbie Reynolds a interpretou em A Inconquistável Molly (1964), musical sobre sua juventude.

CAPITÃO EDWARD SMITH (BERNARD HILL) | O Capitão do Titanic, assim como no filme, morreu durante o naufrágio – como uma ironia trágica, sua viagem no Titanic deveria ser a última antes da aposentadoria. Hill, um dos atores mais prestigiados do teatro e da TV britânica, mais tarde apareceria como o Rei Theoden em O Senhor dos Anéis, e como Philos em O Escorpião Rei.

JOHN JACOB ASTOR (ERIC BRAEDEN) | Ele era o passageiro mais rico do Titanic, e um dos mais ricos do mundo na época. Seu corpo foi encontrado após o naufrágio, identificado pelas iniciais costuradas em seu blazer. Um dos astros de Fuga do Planeta dos Macacos (1971) e, desde 1980, da novela The Young and the Restless, Braeden ganhou um Daytime Emmy pela última performance.

J. BRUCE ISMAY (JONATHAN HYDE) | O gerente encarregado da White Star Line, que construiu o Titanic, sobreviveu ao naufrágio, dando vários depoimentos a uma investigação oficial dias depois do acontecido – e sendo criticado por se salvar quando ainda havia mulheres e crianças no navio. Hyde é conhecido também por seu papel em Jumanji e recentemente pode ser visto na série The Strain.

COSMO DUFF-GORDON (MARTIN JARVIS) | Medalhista olímpico em esgrima, essa “celebridade B” da época sobreviveu ao naufrágio, e assim como Ismay atraiu críticas por violar a política “mulheres e crianças primeiro” da gerência do Titanic. O ator britânico Jarvis é hoje mais conhecido como dublador, trabalhando em filmes como Detona Ralph (2012) e video-games como Batman: Assalto em Arkham.

THOMAS ANDREWS (VICTOR GARBER) | Assim como mostrado no filme, o engenheiro responsável por construir o Titanic tentou ajudar o maior número possível de pessoas durante o naufrágio, e por isso acabou morrendo. O canadense Garber é um rosto conhecido não só por seu retrato de Andrews no filme, mas também por Alias: Codinome Perigo (2001-2006), e atualmente faz parte do elenco de Legends of Tomorrow.

WILLIAM MURDOCH (EWAN STEWART) | O Primeiro Oficial do Titanic morreu durante o naufrágio, mas ninguém conseguiu comprovar que aconteceu como mostrado no filme, cometendo suicídio pouco depois do navio atingir o iceberg – tanto que a família de Murdoch processou Cameron e a Fox, exigindo um pedido de desculpas. Apesar de não ter engatado uma carreira estelar, Murdoch pode ser visto recentemente no filme Florence: Quem é Essa Mulher? (2016).

JACK PHILLIPS (GREGORY COOKE) | O oficial de comunicação do Titanic, que enviou a mensagem pedindo por socorro quando o navio atingiu o iceberg. Assim como no filme, ele morreu no naufrágio. O britânico Cooke fez apenas mais alguns papéis, incluindo as séries Beauty and the Beast e JAG, antes de desistir da carreira no cinema e na TV em 2003.

IDA & ISIDOR STRAUS (ELSA RAVEN & LEW PALTER) | A história desse casal idoso emociona os fãs do filme quando é contada – Ida e Isidor se casaram em 1871, e ela se recusou a entrar a bordo de um bote salva vidas ao saber que seu marido não poderia ir com ela. Os dois morreram no naufrágio. Raven se aposentou da atuação em 2011, enquanto Palter parou de atuar logo após finalizar Titanic, em 1997.

CHARLES LIGHTOLLER (JONATHAN PHILLIPS) | O segundo oficial do Titanic sobreviveu ao naufrágio, lutou na Primeira Guerra Mundial e, durante a Segunda, ajudou com seu barco particular a resgatar soldados em Dunkirk – a história do personagem de Mark Rylance no filme de Christopher Nolan lançado em 2017 foi inspirada nele. Phillips continua na ativa, aparecendo recentemente na elogiada comédia The Death of Stalin.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.