Indicações

Star Wars | 15 curiosidades que aprendemos sobre os carismáticos porgs

Star Wars: Os Últimos Jedi já está nos cinemas, mas em um universo cheio de ação, explosões e grandes revelações, um bichinho pequeno e fofinho tem chamado a atenção do público.

Trata-se dos adoráveis porgs, pequenas aves que apareceram primeiramente e um dos trailers do filme e tem chamado a atenção do público desde então. Com a chegada do novo filme, diversos novos fatos sobre essas criaturinhas foram revelados para os fãs. Reunimos 15 dos fatos mais interessantes.

Os machos são maiores que as fêmeas

Sabe-se que os porgs são criaturas bem pequenas, e não possuem mais de 20 centímetros de altura. Porém, o diretor Rian Johnson revelou que os porgs machos são um pouco maiores que as porgs fêmeas. O diretor não entrou em detalhes, então é difícil saber se a fêmea tem estatura menor que 20 centímetros, ou se o macho é um pouco maior que a média geral.

Porgs não voam

Assim como acontece com Pinguins e Galinhas, os porgs estão no grupo de aves que não podem voar. Pelo menos é o que revelou o ornitólogo Holly Kirk, que foi chamado para analisar os porgs. Para Kirk, o tamanho das asas e a massa do corpo de um porg o impediriam de voar.

Eles possuem dentes afiados

Apesar de pequenos, os porgs precisam se defender. Foi graças a isso que a mãe natureza (e os roteiristas do filme), decidiram dar aos porgs dentes afiadíssimos para que eles possam morder qualquer predador que aparecer perto deles – claro, eles teriam de sair correndo logo depois.

Eles podem ser o alimento de alguns animais

Graças ao seu tamanho, é muito provável que os porgs sirvam de alimento para algumas espécies de alienígenas. Entre essas espécies estão os Caretakers, nativos do mesmo planeta dos porgs que parecem gostar de caçar e comer esses bichinhos.

Eles foram inspirados nas aves puffins

Uma espécie de ave muito bonita e simpática da Irlanda é o puffin. Essas aves que lembram uma mistura de pinguim com gaivota, serviram de inspiração para o diretor Rian Johnson no momento de criar os porgs. Para diretor, os porgs são como os puffins das ilhas da Irlanda.

Outras inspirações são Pugs e focas

Além dos puffins, os porgs foram inspirados em outros dois animais reais: os pugs e as focas. A semelhança com os pugs pode ser vista nos olhos dos alienígenas, enquanto que a relação com a focas vem do som característico que esses bichos fazem ao abrir suas bocas.

Eles são criaturas travessas

Os porgs são conhecidos pela sua natureza curiosa, o que obviamente quer dizer que eles são criaturas bem travessas. Por traz de suas carinhas inocentes, estão animaizinhos prontos para fazer travessuras e dar dor de cabeça aos outros.

Eles foram criados com a ajuda de CGI e bonecos

Os porgs são fofos e inocentes, mas criar um desses bichinhos não é fácil. Os técnicos em efeitos especiais do filme tiveram que usar tantos efeitos práticos, com a ajuda de bonecos e fantoches, quanto efeitos em CGI para dar vida aos porgs. Geralmente, criaturas são feitas somente com os efeitos práticos, sendo os porgs um caso a parte.

Porglet é o nome de um bebê porg

Você imaginaria que os porgs tem nomes especiais para seus bebês? Pois bem, há sim um nome específico para um bebê ou filhote porg: porglet. A ideia é a mesma usada para outros animais, como as vacas, cujos os filhotes são chamados de bezerros.

O conjunto de porg é um “assassino”?

O diretor Rian Johnson disse no Twitter (talvez brincando) que um grupo de porgs se chama “murder”, ou assassino em português. Mesmo com a brincadeira, alguns fãs preferem acreditar que realmente o conjunto de porgs é chamado de assassino, ou que é algo realmente engraçado.

Há uma grande chance de eles terem sido criados para vender brinquedos

Vamos falar a verdade: os porgs podem só estar no filme para vender brinquedos. Todos sabemos que as vendas com brinquedos é que financiam diversas produções, e Star Wars não está fora desse escopo. Os porgs são fofos, dão ótimos bichinhos de pelúcia e chamam a atenção das crianças. Então, esses podem ser um dos principais motivos deles estarem no filme.

Eles amam a Millenium Falcon

Os porgs aparecem primariamente em dois cenários: o planeta Ahch-To, sua terra natal, e na Millenium Falcon. Esse último parece ser um lugar que eles gostam com um amor especial. John Boyega revelou em um entrevista que filmar na Millenium Falcon era como um pesadelo, pois haviam vários deles espalhados pelo local.

John Boyega não gosta deles

Os porgs são fofos, mas algumas pessoas não gostam deles. Uma dessas pessoas é John Boyega, o Finn. O ator revelou ao Jimmy Kimmel Live que ele é uma espécie de “anti-porg” e que não gosta nenhum pouco das criaturinhas fofas e engraçadas do novo longa.

Chewbacca também não gosta

Não é só John Boyega que é um “anti-porg”. Chewbacca também não se mostrar feliz ao lado dos porgs e até mesmo agride um deles – mesmo os dois aparecendo um ao lado do outro durante os trailers.

O diretor Rian Johnson não gostou de trabalhar com eles

O próprio diretor do filme disse que não gostou de trabalhar com eles. Segundo Rian Johnson, era um “pesadelo” trabalhar com os porgs. Claro, ele estava brincando.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.