Indicações

10 filmes que completam 20 anos em 2018

Agora que o ano passou, toda uma nova classe de filmes completou 20 anos de lançamento, uma marca importante para avaliar a importância dele para a história do cinema – com mais distância, seu legado fica mais claro.

20 filmes mais imperdíveis de 2018

Reunimos 10 desses filmes para você mesmo julgar como eles são lembrados hoje em dia:

O RESGATE DO SOLDADO RYAN | O filme que renderia o segundo Oscar de Melhor Diretor para Steven Spielberg virou sinônimo com cinema de guerra desde seu lançamento, em 1998. A cena inicial nas praias da Normandia ainda é referência para cada novo longa de 2ª Guerra Mundial lançado por Hollywood, e a história tocante não saiu da cabeça de quem assistiu ao filme.

VIDA DE INSETO | O filme que provou que a Pixar não era estúdio de um hit só. Lançado três anos depois do primeiro Toy Story, que mudou a história da animação, Vida de Inseto emplacou com os críticos, que amaram a história de uma formiga atrapalhada reunindo insetos de circo para ajudar a espantar gafanhotos vilanescos de seu formigueiro.

O SHOW DE TRUMAN | O ano em que descobrimos Jim Carrey como grande ator dramático – na pele do simpático Truman, que não sabe que tem sua vida gravada para um reality show, Carrey brilha com uma performance complexa e cheia de subtons trágicos. Fãs ficaram (justificadamente) irados quando a atuação não se converteu em indicação ao Oscar.

QUEM VAI FICAR COM MARY? | Os irmãos Bobby e Peter Farrelly já tinham feito Débi & Lóide, mas cimentaram seus nomes como astros da comédia com esse hilário longa sobre um homem reencontrando a namoradinha do colégio, mas tendo que disputá-la com um detetive particular que contratou para encontrá-la. Cameron Diaz, Matt Dillon e Ben Stiller brilham com piadas espetacularmente sujas.

O GRANDE LEBOWSKI | Os Irmãos Coen criaram o que muita gente considera o seu maior clássico de cultura pop em 1998, com a história de um homem excêntrico (Jeff Bridges) que é confundido com um milionário e recrutado por ele para fazer um trabalho duvidoso. Os fãs conhecem o caos que se segue de cor e de trás para frente – é um dos filmes mais cultuados do mundo.

Mulan

MULAN | Chegando no meio do revival passado pela Disney nos anos 1990, Mulan trouxe uma história bem diferente para os padrões das princesas animadas do estúdio – a corajosa Mulan se veste de homem para poder ir à guerra no lugar de seu pai. Uma versão live-action vai chegar aos cinemas em 2018.

BLADE – O CAÇADOR DE VAMPIROS | É fácil subestimar Blade – O Caçador de Vampiros, mas a verdade é que ele fez sucesso nas bilheterias com uma adaptação de quadrinhos antes de X-Men e Homem-Aranha começarem a era de dominação do gênero no cinemão hollywoodiano. O diretor Stephen Norrington e o astro Wesley Snipes recriaram um personagem icônico.

CENTRAL DO BRASIL | O filme que marcou a última indicação do Brasil a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar, Central do Brasil é a história épica de Dora (Fernanda Montenegro, a única atriz brasileira indicada ao prêmio da Academia até hoje), que escreve cartas para clientes analfabetos na Central do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ). Ela parte com o pequeno Josué em uma viagem para encontrar seu pai após a morte da mãe, que era sua cliente.

TRÊS É DEMAIS | Wes Anderson já havia dirigido Pura Adrenalina em 1996, mas foi em Três é Demais que o mundo passou a reconhecer seu estilo único e esmero absoluto na construção de filmes. Aqui, Jason Schwartzman é o “rei das atividades extracurriculares” na escola Rushmore – até se apaixonar por uma professora, Miss Cross (Olivia Williams), se envolvendo em um triângulo amoroso com o ricaço Herman Blume (Bill Murray).

ELIZABETH | O mundo também passou a reconhecer (e venerar, eu espero) Cate Blanchett quando ela estreou sua versão única da rainha Elizabeth I nesse épico histórico de Shekkar Kapur. Um dos filmes mais premiados daquele ano, Elizabeth deu uma nova visão da lendária monarca, e criou uma das maiores estrelas da atualidade.

Sair da versão mobile