Por mais que Black Mirror se ambiente em um presente alternativo, futuros distópicos ou próximos, alguns eventos da série já se reproduziu ou reproduz na vida real.

O que possivelmente deu base para o primeiro episódio de Black Mirror, O Hino Nacional, mostra o primeiro ministro britânico tendo de fazer sexo com um porco na TV ao vivo. Apesar de ser local, a história repercutida era de que o até então primeiro ministro, James Cameron, tenha colocado seu pênis na boca de um porco em uma de suas festinhas.

Enfim, independente do que seja, se existe já ou existirá, eis 8 coisas de Black Mirror que existem na vida real.


1 – VANS AUTÔNOMAS ENTREGADORAS DE PIZZA

Essa é mais recente. O 3º episódio da 4ª temporada, Crocodilo, mostra uma van autônoma que entrega pizzas, que atinge um pedestre e por conta disso, desencadeia uma pesquisa dos fatos por uma empresa de seguros. Para aproveitar a onda, a Pizza Hut anunciou que, em parceria com a Toyota, desenvolverá um veículo autônomo, responsável por entregar pizzas, sem um motorista.

2 – DISPOSITIVOS QUE GRAVAM MEMÓRIAS

No terceiro episódio da 1ª temporada, Toda a Sua História, vemos um dispositivo, chamado de Grão, que grava tudo que a pessoa vê, além de registar em uma espécie de “nuvem”.

Apesar de estarem em estágios não tão avançados, há duas tecnologias com finalidades similares. Uma delas é um óculos da empresa Snap Inc, que consegue gravar 10 segundos de vídeo. A outra é uma lente de contato da Samsung, que tira uma foto a cada piscada da pessoa.

3- TRAZENDO UMA PESSOA AMADA DE VOLTA À VIDA

Volto Logo (Be Right Back), que começa a segunda temporada de Black Mirror, mostra uma tecnologia que lhe põe em contato com um ente querido que faleceu, em tela ou até mesmo em corpo físico, a partir de uma leitura das atividades da pessoa nas redes sociais.

Perturbador como sempre, essa tecnologia que replica uma pessoa querida, ou um relacionamento, já existe em certos níveis. Do mais básico, com bots de chat, até mesmo as inteligências artificiais da empresa Hanson Robotics, onde o dono, Martine Rothblatt criou um robô, colocando memórias e sentimentos de sua esposa. Duvida, confira o vídeo a seguir.

4- PERSONAGENS VIRTUAIS

Considerado o pior episódio de Black Mirror de todos, Momento Waldo mostra como um personagem virtual, totalmente desbocado e caricato, ascende à política.

Por enquanto, ainda não há um político virtual, mas uma cópia ou até mesmo semblante da pessoa pode ser criada digitalmente, em um avatar virtual. Não precisa de muita tecnologia para isso, afinal. O iPhone X poderá criar um emoji a partir de uma foto de seu rosto, por exemplo.

5 – AVALIAÇÃO DE PESSOAS

Queda Livre, abertura da 3ª temporada, mostra uma sociedade onde todas as pessoas se avaliam em um aplicativo, onde as notas dizem respeito à diversas situações, como castas sociais, empregos e até mesmo, isolamento.

Diversos aplicativos utilizam um sistema de avaliação para classificar algo, sejam pessoas, sistemas, produtos ou serviços. Uber e Cabify, por exemplo, o usuário avalia o motorista em um total de 5 estrelas, onde é instruído que um motorista deve ficar acima de determinado nível para continuar no sistema.

6 – ABELHAS-ROBÔ

Abelhas-robôs, em espécies de drones, responsáveis por mais de 400 mil mortes em Odiados pela Nação, último episódio da 3ª temporada. Essa premissa se instaura sob uma pauta real: as abelhas estão entrando em extinção e seu papel no ecossistema é extremamente importante.

Não existem necessariamente abelhas-drones, mas alguns robôs produzidos na Universidade de Harvard desde 2013, os RoboBee, foram desenvolvidos por mais de três anos, sendo capazes de mergulharem na água, mas ainda não podem polinizar, como as abelhas na vida real fazem. Curioso, dê uma olhada no vídeo.

7 – CACHORRO ROBÔ

Outro animal robótico assassino, mas dessa vez, com uma finalidade obscura em Metalhead, quinto episódio da 4ª temporada de Black Mirror. Há diversos animais robóticos, principalmente cachorros, que podem ser adquiridos.

Um dos mais famosos é o AIBO, da Sony, um cachorro que atende as principais funcionalidades de um cachorro real. Esperamos que ele não se torne uma máquina militar capaz de matar as pessoas.

8 – CASAS INTELIGENTES / INTERNET DAS COISAS

O último episódio de Black Mirror na Channel 4, White Christmas, antes de ir para a Netflix, contenta em mostrar uma história de um dispositivo que usa a consciência de uma pessoa para controlar uma casa, agindo como assistente pessoal.

Ainda não há algo que coloque a consciência de uma pessoa em uma tecnologia ou dispositivo, mas as assistentes pessoais virtuais existentes, como a Alexa, da Amazon, conseguem controlar alguns elementos da casa e, se você tiver muito dinheiro, casas inteligentes, a partir do desmembramento da internet das coisas, podem ser controladas automaticamente.