Indicações

Jumanji | 10 curiosidades sobre o clássico original

Nessa quinta (04), a continuação Jumanji: Bem-Vindo à Selva chega aos cinemas brasileiros, com The Rock, Jack Black, Nick Jonas, Kevin Hart e Karen Gillan tentando reviver a magia do clássico com Robin Williams e Kirsten Dunst.

O filme que acompanhou muitas tardes e marcou muitas infâncias da geração dos anos 1990 e 2000 se tornou aos poucos um clássico cult, e é fácil entender por que, olhando para o encanto da premissa e dos efeitos práticos do diretor Joe Johnston.

Confira 10 curiosidades sobre o Jumanji original:

Jumanji

O SIGNIFICADO DE “JUMANJI” | De acordo com o autor Chris Van Allsburg, que escreveu o livro original no qual o filme se baseia, a palavra Jumanji vem da língua zulu, e significa “muitos efeitos”, se referindo portanto às consequências drásticas de cada jogada no tabuleiro mágico visto no longa.

Jumanji (1995)

… MAS NÃO ERA O QUE ROBIN WILLIAMS DIZIA | O astro do filme, em seu melhor espírito brincalhão, admitiu que vivia dando “falsas respostas” aos fãs que o perguntavam o significado do título. “Eu digo sempre que é uma ilha no Caribe”, brincou em entrevista. “Aposto que muitos deles foram procurar em agências de viagem depois”.

MUDANÇAS DO LIVRO | Por falar no livro original, o Jumanji que vimos no cinema é bem diferente do que muitas crianças americanas já conheciam de suas estantes. Por exemplo, os personagens centrais, Alan e Sarah, não existem no livro – apenas vemos as crianças brincando com o tabuleiro de Jumanji.

UMA JUDY DIFERENTE | Uma jovem Kirsten Dunst, anos antes de ser Mary-Jane em Homem-Aranha, interpretou a jovem Judy no filme. No entanto, o papel quase foi para outra atriz mirim que estava explodindo na época: ninguém menos que Scarlett Johansson, que hoje em dia é reconhecida como a Viúva Negra da Marvel.

VÁRIOS ALAN’S DIFERENTES | Nada de Robin Williams: os produtores do filme originalmente queriam Tom Hanks no papel principal de Alan. Atores como Sean Penn, Kevin Costner, Michael Douglas, Harrison Ford, Richard Gere, Mel Gibson, Michael Keaton, Bill Murray, Arnold Schwarzenegger, John Travolta e Steve Martin também foram considerados.

VÁRIAS SARAH’S DIFERENTES | Bonnie Hunt foi quem interpretou a coprotagonista Sarah no final das contas, mas uma parada de atrizes bem sucedidas foram consideradas para o papel: Jodie Foster, Jamie Lee Curtis, Madonna, Demi Moore, Michelle Pfeiffer, Meg Ryan, Sharon Stone, Daryl Hannah, Julia Roberts e Julianne Moore entre elas.

PALHAÇADAS DE ROBIN WILLIAMS | O mais curioso é que, durante as filmagens, o protagonista Robin Williams frequentemente fazia graça com uma das candidatas ao papel de Sarah: Jodie Foster, que havia lançado o filme Nell apenas um ano antes. Ele imitava a personagem para a jovem Kirsten Dunst, que se divertida com o colega de elenco.

MUDANÇAS NO MÉXICO | Na cena em que Van Pelt entra na loja de armas, pode-se ouvir, na versão original exibida nos EUA, o hino do México sendo tocado ao fundo. Para o lançamento naquele país, no entanto, a música precisou ser mudada, já que é contra a lei tocar o hino em situações comerciais.

PROIBIDO PARA CRIANÇAS | O crítico Roger Ebert criticou o filme duramente por “não ser para crianças”, apesar de ser vendido como tal nos cinemas. Até o astro Robin Williams admitiu, em meio à polêmica, que não levaria seus filhos para assistir ao filme, considerando a ação “violenta demais”, e o conteúdo um pouco assustador.

TABULEIROS LEILOADOS | Com o passar dos anos, tabuleiros reais de Jumanji (sem os poderes mágicos, até onde sabemos) foram vendidos de forma esporádica nas lojas, aos poucos se tornando itens de colecionador. Em 2014, um tabuleiro foi leiloado por quase R$ 200 mil (US$ 60.800).

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.