Indicações

Raio Negro | 10 coisas que você precisa saber sobre o novo herói da DC

Nessa terça (16), a emissora americana CW estreia sua quinta série de TV live-action baseada em um personagem da DC Comics, o Raio Negro.

Black Lightning | Novos clipes mostram a família Pierce

Embora seja um nome destacado da história da DC nos quadrinhos, o Raio Negro é pouco conhecido do público de adaptações para o cinema ou a TV. Por isso, trouxemos algumas coisas que você precisa saber antes da estreia:

O Raio Negro da DC

ELE MORA EM METRÓPOLIS | Esse não será o caso na série, mas nos quadrinhos Jefferson Pierce era natural de Metrópolis, a mesma cidade defendida pelo Superman. O Raio Negro se concentrava em crimes “de rua”, e especialmente em seu bairro Natal, Southside, conhecido como a Favela do Suicídio (Suicide Slum).

ELE FOI UM MEDALHISTA OLÍMPICO | Não sabemos como a série da CW vai abordar o passado de Pierce, mas nas HQs o Raio Negro era um atleta do decátlon que venceu uma medalha de ouro em uma edição não especificada das Olimpíadas! Quando retorna para Metrópolis, ele se torna diretor de uma escola local.

UM ASSASSINATO BRUTAL | É a morte de Earl Clifford, um estudante na escola comandada por Pierce, que o impele a adotar a identidade secreta de Raio Negro e usar suas habilidades elétricas, que até então matinha suprimidas, para combater o crime. Os culpados pelo assassinato são a gangue Os 100, inimigos clássicos do Raio Negro nas HQs.

TOBIAS WHALE | Os 100 vão aparecer também na série, e serão comandados, como nas revistas, por Tobias Whale, o maior nêmesis do herói. Líder da sessão nova-iorquina da gangue, Whale é um albino afroamericano que pesa mais de 180 kg em sua versão dos quadrinhos. O rapper Krondon foi escalado no papel na série da CW.

REJEITANDO A LIGA | Após ajudar o Arqueiro Verde em algumas missões (por um tempo, o herói namorou a sobrinha do Raio Negro), a Liga da Justiça ofereceu à Pierce um lugar permanente em sua lista de membros. No entanto, o herói surpreendentemente rejeitou a proposta, dizendo que aceitaria fazer parte do grupo de “reservistas”, chamados quando há uma grande emergência, mas preferia se dedicar a parar crimes “menores”.

ELE FOI PIONEIRO NA DC | A primeira aparição do Raio Negro foi em 1977, criado pelo roteirista Tony Isabella e pelo desenhista Trevor Von Eden. A essa altura, os quadrinhos já tinham heróis negros como o Pantera Negra (1966), Falcão (1969) e Luke Cage (1972), todos da Marvel, e a DC já havia introduzido Jon Stewart como um dos Lanterna Verdes (1971). O Raio Negro, no entanto, foi o primeiro herói afroamericano com um título solo na DC.

E AINDA BEM QUE FOI! | Antes da sua introdução, a DC planejava dar um título solo para o Black Bomber, personagem que nunca viu a luz graças a uma mudança de editor na companhia. O Black Bomber seria um branco racista que se transformaria em um super-herói negro quando passava por qualquer stress. Parece bizarro e potencialmente ofensivo? Tony Isabella também pensou isso quando foi chamado para “rebootar” o personagem na DC, convencendo o novo editor a jogar a ideia no lixo e fazer Raio Negro ao invés disso.

SEU CRIADOR TRABALHOU EM LUKE CAGE |Um pouco sobre Tony Isabella, o criador do Raio Negro: nascido em 1951, ele se tornou um astro dos quadrinhos ainda em seus 20 e poucos anos, escrevendo para Motoqueiro Fantasma, Luke Cage, Demolidor, Capitão América e muito mais antes de debandar para a DC. Em 1976, um ano antes de introduzir o Raio Negro, ele criou o Dr. Bill Foster, o Golias, para a Marvel – personagem que será de Laurence Fishburne em Homem-Formiga e a Vespa.

APARIÇÕES EM ANIMAÇÃO | O Raio Negro apareceu em papéis coadjuvantes em três animações da DC até hoje – a série Batman: Os Bravos e Destemidos, onde se juntou ao grupo de heróis Os Renegados; a série Justiça Jovem, como membro da Liga da Jutiça; e o filme Superman & Batman: Inimigos Públicos, que mostra a eleição de Lex Luthor para a presidência, com Pierce como seu secretário da educação.

LISTA DOS MELHORES | Em 2011, a IGN ranqueou os 100 melhores heróis de quadrinhos de todos os tempos, e o Raio Negro foi escolhido na posição de número 85. O texto justificava a escolha: “Jefferson Pierce  é um herói verdadeiro, um homem que já nasceu durão, e que mereceu seu lugar na Liga da Justiça”.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.