Indicações

Sobrentaural: A Última Chave | 10 curiosidades sobre a assombrada franquia

Sobrenatural: A Última Chave chega aos cinemas brasileiros nessa quinta (18), e quem acompanhou a franquia até aqui sabe que a saga criada por James Wan e Leigh Whannell é fascinante e cheia de mistérios e conexões.

Veja novo e aterrorizante trailer da continuação

Desvendamos algumas delas com as 10 curiosidades abaixo:

Sobrenatural A Origem

ISSO QUE É ORQUESTRA! | O diretor James Wan comissionou o compositor Joseph Bishara (Jogos de Poder) para criar a trilha sonora de Sobrenatural, o primeiro filme da franquia, em 2010 – para causa impacto com a faixa tema, que é repetida em momentos tensos do filme, Bishara gravou 33 violinos em sincronia executando as notas arrepiantes escritas por ele.

DEMÔNIOS FAMOSOS | Por falar em Bishara, curiosamente ele também atua no filme – na pele do demônio de cara vermelha que tenta roubar a alma de Dalton. Outro demônio curioso é o da mulher idosa, já que não só ele é interpretado por um homem (Phillip Friedman) como é também, oficialmente no universo ficcional da saga, um homem idoso vestido de mulher.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL | Todo mundo sabe que o diretor James Wan ascendeu à fama por causa de Jogos Mortais, franquia que criou com o filme independente de 2004 – em Sobrenatural, ele presta homenagem às suas raízes ao colocar um desenho do boneco Billy, de Jogos Mortais, na lousa da sala de aula de Josh Lambert (Patrick Wilson) em cena do primeiro filme.

Atividade Paranormal

UNIVERSO COMPARTILHADO DO TERROR | Outra franquia de terror com a qual Sobrenatural parece ter uma conexão é Atividade Paranormal, já que, no segundo filme da franquia (lançado em 2013), vemos que Elise tem pendurada em seu quarto a mesma pintura tribal que vimos nas casas de dois protagonistas de Atividade Paranormal, Daniel (no segundo filme, de 2010) e a Vovó (no terceiro, de 2011).

INSPIRAÇÃO | James Wan já disse abertamente que a grande inspiração para os filmes da franquia Sobrenatural vem de Poltergeist – assim como o primeiro longa foi inspirado no original de 1982, a continuação segue vários passos de Poltergeist II: O Outro Lado (1986), onde o pai da família principal é possuído pelo espírito maligno de um velho louco.

PROCESSO | Quando o primeiro trailer para o terceiro filme da franquia foi lançado, em 2015, os produtores arranjaram encrenca com a cantora Sharon Van Etten – eles tentaram usar a faixa “Afraid of Nothing”, de Etten, na prévia sem sua autorização. A cantora ficou sabendo por um fã no Twitter e processou os produtores, que tiveram que pagar royalties atrasados.

TÁTICAS DE SUSTO | Durante as filmagens do clímax do terceiro filme, o diretor Leigh Whanell usou uma tática curiosa – ele impediu que os atores Lin Shaye e Angus Sampson, “mocinhos” do filme, vissem a atriz Ele Keats, que interpretaria a assustadora Lilith, até o último segundo antes de gritar “ação!”. Assim, Whanell queria extrair sustos “genuínos” de seu elenco.

Sobrenatural: Capítulo 4

CONTINUIDADE CURIOSA | A forma como os filmes da franquia Sobrenatural se organizam cronologicamente é curiosa: Enquanto os dois primeiros (2010, 2013) são continuações diretas um do outro, os capítulos 3 e 4 (2015, 2018) se localizam antes do primeiro longa, contando a história que nos levou até lá.

O RETORNO DE DALTON | No primeiro filme, de 2010, o menino Dalton tem sua alma presa no sótão, em um dos momentos mais assustadores do longa de James Wan. (Spoilers a seguir) No novo A Última Chave, revemos Dalton brevemente quando Elise está procurando pela porta do hospital para mandar o corpo de Melissa de volta.

Sobrenatural A Origem critica
Lin Shaye em Sobrenatural

O QUE VEM A SEGUIR | O bom desempenho do quarto filme da franquia na bilheteria americana (superando o terceiro filme da franquia em sua estreia) pode deixar a Blumhouse em alerta para a produção de um quinto filme – fãs apontam que, a seguir, a franquia poderia retomar a trama do segundo filme, com Elise já como um espírito guiando os médiuns da Spectral Sightings por novos casos.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.