Não é exatamente uma declaração inovadora dizer que Hollywood tem um problema com o envelhecimento. Enquanto agora parecemos começar a progredir em termos da representação das mulheres na tela grande, na maior parte das vezes, ainda vemos atrizes mais velhas caladas e emparelhamentos bizarros sendo feito em casais protagonistas.

Com este problema vem várias histórias surpreendentes de grandes atrizes que foram retiradas de papéis famosos porque eram “muito velhas”. O mais triste é que, olhando através dessas histórias, você percebe o que poderia ter sido, se ao menos essas atrizes tivessem uma chance.


MAGGIE GYLLENHAAL | Se Hollywood fosse inteligente, eles iriam derrubar a porta de Gylleenhaal para conseguir um novo papel. É por isso que é especialmente surpreendente ouvi-la dizer: “Tenho 37 anos e me disseram recentemente que eu era velho demais para ser amante de um homem de 55 anos”.

ELIZABETH BANKS | A atriz tentou o papel de Mary Jane na trilogia de Homem-Aranha de Sam Reimi. “Tobey e eu somos basicamente da mesma idade e me disseram que eu era velho demais para interpretá-la”, disse a atriz. Então, quem fez o papel em vez disso? Kirsten Dunst acabou conseguindo o papel. Qual é a diferença de idade entre ela e Tobey Maguire? Preparem-se: ela era 10 anos mais nova que ele.

REESE WITHERSPOON | Um exemplo notável é o Stevie Nicks do Fleetwood Mac. Quando se aproximou com a idéia de que a atriz poderia interpretá-la em um filme biográfico, a cantora disse à Rolling Stone: “Eu já disse a Reese que ela é quase velha demais”. Qual exatamente é a diferença de idade? Acredite ou não, Reese Witherspoon é 27 anos mais jovem que Nicks.

EMMA THOMPSON | Em uma entrevista para a Vulture, a atriz afirmou: “Eu me lembro de alguém me dizendo que eu era muito velho para Hugh Grant, que é como um ano mais novo que eu, em Razão e Sensibilidade”. O filme de Ang Lee foi finalmente lançado, com a atriz recebendo ótimas críticas por sua atuação como Elinor Dashwood, e ganhando um Oscar pelo roteiro que escreveu.

OLIVIA WILDE | Mais recentemente, ela teve uma rejeição no elenco de O Lobo de Wall Street, estralado por Leonardo DiCaprio. De acordo com a então atriz de 32 anos, ela foi rejeitada em favor de Margot Robbie, de 25 anos, porque ela era “sofisticada demais”. Soa muito bem, certo?

ANNE HATHAWAY | “Quando eu tinha vinte e poucos anos, os papéis eram escritas para mulheres na casa dos cinquenta e eu as pegava. E agora estou com trinta e poucos anos e tipo, ‘Por que aquele jovem de 24 anos conseguiu esse papel?” a atriz disse em uma entrevista. Enquanto ela nunca especificou quais papéis ela foi rejeitada, é claro que essas rejeições se transformaram em um padrão.

CATHERINE ZETA-JONES | Uma história pouco conhecida gira em torno de sua audição para a produção de Aspects of Love, de Andrew Lloyd Webber e Trevor Nunn. Segundo a atriz, ela foi rejeitada porque estava simplesmente velha para o papel. Quantos anos exatamente ela era? A idade praticamente geriátrica de 19 anos.

RENE RUSSO |
ela parecia que estava prestes a ter uma grande chance. O filme de 1995 de Joel Schumacher, Batman Forever, foi lançado para lançar a atriz de 40 anos para interpretar o interesse amoroso de Val Kilmer. No entanto, no último minuto, ela foi retirada do filme para que o estúdio pudesse ir com “alguém mais jovem – um tipo de Sandra Bullock”. Em vez disso, decidiram escalar a então Nicole Kidman, até então muito mais nova.

Jane Fonda

JANE FONDA | Fonda se lembra de ter sido forçada a fazer cirurgia plástica para conseguir trabalho. “Com as mulheres, tudo gira em torno de nossa aparência”, disse a atriz ao The Daily Telegraph. “Os homens são muito visuais, eles querem mulheres jovens. Então, para nós, é tudo sobre tentar ser jovem.”

GLENN CLOSE | Em uma entrevista recente, a atriz falou sobre o sexismo que ela enfrentou na indústria. Este é particularmente notável porque gira em torno de seu papel mais popular em, sem dúvida, um de seus filmes mais populares: Atração Fatal. Durante o processo de casting para a Atração Fatal, foi decidido que a atriz de 40 anos não poderia se juntar a Michael Douglas no thriller.