Metade do ano já foi, e embora o assunto Oscar ainda esteja longe de esquentar para 2019, alguns dos principais candidatos do ano já estão lançados ou se preparando para lançamento.
Academia do Oscar expulsa Bill Cosby e Roman Polanski
Confira as apostas que podemos fazer até agora mais abaixo. O Oscar 2019 acontece no dia 24 de fevereiro de 2019, com as indicações anunciadas em 22 de janeiro.
INFILTRADO NA KLAN (22/11 no Brasil) | Esse favorito de Cannes 2018, que venceu o cobiçado Grand Prix no festival, pode trazer a primeira indicação do veterano Spike Lee ao Oscar de Melhor Direção – e não descarte uma indicação a Melhor Filme tampouco.. A trama tem um apelo atual muito grande, abordando a história real de um policial negro que se infiltrou na organização racista Ku Klux Klan.
FIRST REFORMED (Sem previsão no Brasil) | A essa altura da corrida, Ethan Hawke parece o franco favorito para uma indicação e provável vitória como Melhor Ator. Na pele de um padre que duvida de sua fé frente a problemáticas contemporâneas, ele brilha nesse filme elogiadíssimo de Paul Schrader, que ainda pode cavar indicações em Melhor Filme e Melhor Roteiro Original.
THE WIFE (Sem previsão no Brasil) | Enquanto isso, a óbvia favorita para o prêmio de Melhor Atriz no momento é a veterana Glenn Close, que encarna a esposa de um autor prestes a receber o Nobel de Literatura. Seria a sétima indicação de Close, que nunca venceu a estatueta – muitos consideram ela a melhor atriz em atividade sem um Oscar na prateleira.
PANTERA NEGRA (Lançado em 15/02 no Brasil) | Todos os anos um filme de super-heróis desponta e cria burburinhos de indicação ao Oscar para o gênero, e todos os anos a Academia do Oscar desaponta os fãs. Mesmo assim, Pantera Negra parece um concorrente mais forte do que o normal – além de elogiado criticamente, ele virou um fenômeno social, o que o Oscar sempre aprecia.
HEREDITÁRIO (Lançado em 21/06 no Brasil) | Toni Collette pode colher sua segunda indicação ao Oscar pela atuação explosiva nesse terror sobre uma família tentando lidar com o legado sinistro de sua matriarca morta. O filme ganhou muitos elogios da crítica, mas duvidamos que consiga se infiltrar no gosto dos votantes da Academia para além da interpretação de Collette.
OS INCRÍVEIS 2 (28/06 no Brasil) | A Pixar é sempre peso pesado na corrida por Melhor Animação, e com Os Incríveis 2 não será diferente. Elogiada, a continuação traz de volta a família de super-heróis que estreou no filme de 2004 – fenômeno de bilheteria, deve computar mais uma indicação (e possível vitória) para a empresa nos prêmios da Academia.
ILHA DOS CACHORROS (19/07 no Brasil) | A primeira animação de Wes Anderson, O Fantástico Sr. Raposo, ganhou indicação ao Oscar na categoria – não imaginamos que será diferente com a nova Ilha dos Cachorros, igualmente elogiada pela crítica. As habilidades únicas de Anderson devem ser celebradas mais uma vez pela Academia.