Indicações

10 maneiras que Smallville influenciou o Arrowverse

A saudosa Smallville, que contava as primeiras histórias do Superman, terminou em 2011, mas a DC e o canal americano CW não perderam tempo e logo em 2012, lançaram Arrow, série que adaptava os quadrinhos do Arqueiro Verde.

Arrow se tornou um grande sucesso e ganhou derivadas, como The Flash e Legends of Tomorrow. Até mesmo Supergirl acabou se tornando parte desse universo iniciado em Arrow e que ficou conhecido entre os fãs como Arrowverse.

Entretanto, a semente de tudo isso continua sendo Smallville. Para provar isso, elencamos 10 elementos presentes em Arrow e suas derivadas que foram retirados de Smallville, mostrando a influência da serie do Superboy nas atuais séries da DC.

Guerra Infinita, Deadpool 2, Os Incríveis 2 e as maiores bilheterias do ano até agora

O desenvolvimento de Oliver


Quando Oliver Queen apareceu pela primeira vez em Smallville, ele teve que lutar contra seus impulsos mais hostis ao descobrir que Lionel Luthor foi responsável pela morte de seus pais, antes de se tornar o herói conhecido como Arqueiro Verde.
Tal enrendo, com algumas modificações, foi utilizado na primeira temporada de Arrow, com Oliver tendo que aprender a tomar as decisões corretas para se tornar uma verdadeiro super-herói.

Poderes que evoluem


O enrendo que cobriu todas as 10 temporadas de Samllville foi o desenvolvimento dos poderes de Clark antes de ele se tornar o Superman. O herói nem ao menos conseguia voar no início da história, e tinha problemas para controlar sua força.
No Arrowverse, os heróis tem mais controle sobre seus poderes, mas a evoluções dessas habilidades é comum. O caso de Flash é crucial para entender tudo isso, já que o herói a todo momento precisa superar seus limites e alcançar novos níveis de velocidade.

A Canário Negro


A história de Oliver não foi o único elemento de Samllville que inspirou o enrendo de Arrow. A própria trajetória da Canário Negro nas duas séries é bem similar. Em ambas as séries, a primeira versão da Canário é mostrada como uma mulher problemática, que precisa superar problemas pessoais antes de virar uma heroína.

Questões com primos


Alguns talvez não se lembrem, mas Smallville mostrou pela primeira vez a Supergirl chegando na Terra e abordou a relação de Kara com Clark. De forma similar, a série Supergirl teve um enrendo similar em sua segunda temporada, mas agora com foco na heroína e não no Superman, que surgiu para a ajudar sua prima e desenvolver algumas questões não muito bem finalizadas entre os dois.

Evolução dos parceiros


Embora Smallville fosse focada em Clark Kent, a série nunca deixou se desenvolver os outros personagens do programa, como Chloe e Jimmy Olsen. O mesmo ocorre no Arrowverse: os parceiros dos super-heróis são vistos como personagens que podem ter suas próprias histórias e evoluem junto dos protagonistas a cada temporada.

Amigos que viram inimigos


Em Smallville, o melhor amigo de Clark Kent também era seu pior inimigo: Lex Luthor. Essa relação de amizade e rivalidade se tornou um enredo quase comum em séries como The Flash e Arrow, com os protagonistas quase sempre se tornando inicialmente amigos de dos inimigos da temporada antes de descobrirem as más intenções de seus companheiros.
Entretanto, o caso mais simbólico ocorre em Supergirl, pois Kara, assim como ocorreu com Clark, faz amizade com outra pessoa da família Luthor: a poderosa Lena Luthor. Obviamente, ela logo descobre que Lena não é flor que se cheire.

Elenco quase desconhecido


Smallville resolveu apostar em um elenco relativamente desconhecido para interpretar seus protagonistas. No ArrowVerse, a DC e a CW aplicaram o mesmo conceito. Embora Grant Gustin e Melissa Benoist fossem conhecidos por Glee, eles não eram protagonistas antes de entrarem em Flash e Supergirl, e Stephen Amell era praticamente um rosto totalmente novo quando começou a protagonizar Arrow. Legends of Tomorrow é uma exceção a essa regra, tendo contratado atores um pouco mais conhecidos do público, como é o caso de Matt Ryan como Constantine.

Romances que vêm e vão


Em Smallville, nunca sabíamos se Clark iria ficar no final com Lana ou, depois de um tempo, com Lois. Esses romances cheios de idas e vindas é comum em séries da CW e foi adaptado em quase todas as séries do Arrowverse, com seus protagonistas a todo momento tendo embates pessoais com seus pares românticos. O caso mais comum atualmente ocorre justamente com Barry (Flash) e sua paixão de infância, Iris.

Vilão da semana


A ideia de um “vilão da semana” era algo comum em Smallville e foi incorporada em Arrow e suas derivadas. Claro, as temporadas continuam tendo vilões principais a cada temporada, mas antes dos heróis irem atrás desse inimigo principal, eles precisam derrotar uma série de outros antagonistas. Isto também possibilita mais tempo de desenvolvimento para os heróis e para os vilões.

Sair da versão mobile