Indicações

Vingadores, Batman, Homem-Aranha e mais filmes de heróis que quase foram para maiores de idade

Filmes de super-heróis para maiores de idade não são mais uma novidade, uma vez que obras como Logan e Deadpool provaram que esse gênero de filme pode agradar um público que vai além dos adolescentes.

Ainda assim, esses casos são exceção e o que vemos no geral são filmes de heróis feitos com o intuito de atrair a atenção de toda a família. Raros são os casos desses filmes que tenham ultrapassado a censura dos 10 ou 12 anos nos cinemas, mas a realidade é que os fatores que determinam a censura de um filme podem ser arbitrários.

Guerra Infinita, Thor: Ragnarok, Deadpool 2 e mais filmes em que a Marvel nos enganou com seus trailers

A prova disso é que listamos abaixo alguns filmes de heróis com censura permitida para menores, mas que possuem cenas muito fortes e que poderiam facilmente terem sido censurados para maiores de 16 ou 18 anos. Veja:

Vingadores

A Marvel sempre tomou cuidado para que seus filmes fossem acessíveis para o público em geral, mas Vingadores possui uma cena que foi muito controversa. Trata-se da sequência em que a Viúva Negra interroga Loki. Na versão original, o vilão usa o termo “quim” para se referir à heroína. Acontece que “quim” também pode ser usado para se referir à vagina de uma mulher, de modo que Loki está chamando a heroína de um palavrão.

Batman

Tim Burton nunca ligou muito para a censura. A prova disso é que seu Batman é um dos filmes de heróis mais violentos já feitos, com várias mortes gráficas, mas que não chegaram a aumentar a censura do longa.

Batman – O Cavaleiro das Trevas

Por falar em Batman, o segundo filme do herói dirigido por Christopher Nolan também é bastante violento. Entretanto, uma das cenas mais chocantes é quando o Coringa mata um gangster usando um lápis.

Homem-Aranha

A romântica e famosa cena do beijo do herói com Mary Jane em um beco escuro na chuva revela acidentalmente que a atriz não estava usando um sutiã no momento em que a sequência foi gravada. Tal fato poderia ter elevado a censura do filme.

X-Men

Os filmes da saga X-Men constantemente mostravam Wolverine cortando pessoas em pedaços, mas nunca foram censurados por isso, já que os longas não mostram sangue – com exceção de Logan, é claro, que foi feito com foco no público adulto.

Vingadores: Guerra Infinita

Embora a Marvel tenha tomado o cuidado de tentar não matar a maior parte dos personagens do filme de forma gráfica, a morte de Loki é de longe uma das mais chocantes, pois Thanos aparece quebrando o pescoço do vilão. Alguns podem considerar a cena muito forte para as crianças.

Guardiões da Galáxia

Guardiões da Galáxia possui uma série de piadas adultas. Mesmo o momento em que Peter Quill aparece na cama com uma garota é bastante adulto. Algumas cenas depois, ele também aparece apontando o dedo do meio para um oficial da Tropa Nova.

Demolidor

Uma das cenas mais fortes do filme ocorre quando o vilão Mercenário mata Elektra a esfaqueando com suas próprias lâminas. É chocante até mesmo para os adultos, mas a cena não foi censurada.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.