Indicações

Annabelle, A Freira e as linhas do tempo de Invocação do Mal explicadas

Com A Freira chegando aos cinemas do mundo todo nesta quinta-feira (06), a franquia Invocação do Mal se firma como uma das apostas mais certeiras do terror hollywoodiano dos últimos ano.

A fim de manter o espectador atualizado e ciente de todos os eventos, montamos uma linha do tempo com os principais eventos presentes nos filmes Invocação do Mal, Annabelle, Invocação do Mal 2, Annabelle 2: A Criação do Mal e A Freira.

A Freira | Tudo sobre Valak, a apavorante entidade do filme

Confira:

1863: O SACRIFÍCIO DE BATHSHEBA

Cronologicamente, o primeiro evento relevante da franquia é revelado no primeiro Invocação do Mal, quando a bruxa Batsheba mata seu próprio filho como oferenda ao Diabo, antes de ela mesmo amaldiçoar suas terras e se enforcar sobre uma árvore.

1943: ANNABELLE BEE É MORTA EM UM ACIDENTE

O prólogo de Annabelle 2: A Criação do Mal nos oferece a origem da icônica e sinistra boneca que está presente em praticamente todos os filmes da franquia. O fabricante de bonecas Samuel Mullins constrói a primeira boneca Annabelle para uma série de 100 pedidos, mas sofre uma perda trágica quando sua filha Annabelle Bee é morta em um acidente de carro.

1952: DEMÔNIOS NA ROMÊNIA

Todos os eventos envolvendo o filme derivado de A Freira, que se concentra no suicídio de uma freira na Romênia e a descoberta de uma apavorante entidade demoníaca: Valak.

1955: ANNABELLE ASSOMBRA O ORFANATO

Os eventos de Annabelle 2: A Criação do Mal se estendem 12 anos após a morte de Bee. Samuel e sua esposa estão cuidando de um orfanato, onde duas jovens acabam despertando o espírito de Annabelle. Após descobrirem que um demônio se apossou do objeto, após o casal tentar se comunicar com a falecida Bee, a entidade encontra um novo hospedeiro na forma de Janice. Ao final do filme, a boneca é liberta e Janice desaparece.

1967: O “BEBÊ” DE ANNABELLE

Em mais um salto de 12 anos envolvendo Annabelle, somos levados ao primeiro filme derivado da franquia. Em 1967, o casal John e Mia estão esperando seu primeiro filho, e John presenteia sua esposa com uma boneca Annabelle. Durante uma noite, a casa dos dois é invadida por membros de um culto satânico à lá Charles Manson, e Janice é uma das invasoras. Ao encontrar a boneca, ela comete suicídio e a contamina com seu sangue, fazendo com que o espírito demoníaco habitasse a boneca.

Após a clássica história de assombração e resolução, a boneca demoníaca desaparece. Seis meses depois, ela é comprada em uma loja de antiguidades pela mãe da enfermeira Debbie.

1968: AS ENFERMEIRAS CONTATAM OS WARREN

A enfermeira Debbie recebeu a boneca Annabelle de presente de sua mãe, mas não demorou para que o presente se mostrasse assombrado. Todo o segmento com a boneca é narrado no prólogo do primeiro Invocação do Mal, explicando que Debbie e suas colegas de quarto procuraram a ajuda de Ed e Lorraine Warren, que confiscaram a boneca e a aprisionaram em seu “museu” de recipientes em Connecticut. A boneca permanece ali.

1971: A VINGANÇA DE BATHSHEEBA

O primeiro filme da franquia Invocação do Mal nos apresentou ao casal de demonologistas Ed e Lorraine Warren, que viajam os EUA procurando casas mal-assombradas a fim de ajudar as famílias atormentadas. A jornada os leva até a casa da família Perron, que está sendo atacada por um espírito agressivo, que logo se revela como ser Bathsheba, que quer os Perron foram de sua propriedade. No fim, Ed é capaz de expulsar Bathsheba de volta para o Inferno.

1977: ASSOMBRAÇÃO EM ENFIELD

Basicamente, o ano de 1977 engloba todos os eventos vistos em Invocação do Mal 2, desde a investigação dos Warren em Amityville até sua viagem para Londres, onde enfrentam um espírito demoníaco em Enfield. Após um trabalho digno dos Caça-Fantasmas, o casal descobre que o demônio Valak estava por trás das assombrações, e Lorraine consegue enviá-lo para o Inferno. Vale apontar que o filme também apresenta a entidade do Homem-Torto, que terá seu filme solo em breve.

A Freira | Filme de terror será exibido em IMAX no Brasil

Na trama, uma freira comete suicídio em um convento na Romênia e, para investigar o caso, o Vaticano envia um padre e uma noviça que está prestes a se tornar freira. Os dois descobrem um segredo profano e se confrontam com uma força do mal que toma a forma de uma freira demoníaca.

O elenco de A Freira conta com Taissa Farmiga, Demian Bichir e Bonnie Aarons.

Corin Hardy (A Maldição da Floresta) fica responsável pela direção de A Freira, que estreia nos cinemas brasileiros em 6 de setembro.

Sair da versão mobile