Indicações

Os 20 melhores filmes baseados em quadrinhos que não são da Marvel ou DC

As adaptações dos quadrinhos para o cinema passaram por grandes transformações nos últimos anos. Antes considerados como segmentados a um grupo geek, o gênero se popularizou de forma exponencial e hoje já caiu na graça de boa parte dos amantes da sétima arte.

Muito deve-se a Homem de Ferro, que há 10 anos deu o pontapé inicial de um ambicioso projeto da Marvel – que atingiu o seu ponto alto com Vingadores: Guerra Infinita em 2018. Claro, não podemos desconsiderar o impacto que títulos como a trilogia de Batman de Christopher Nolan e filmes mais recentes como Mulher-Maravilha, por exemplo, ambos da DC, tiveram para popularizar o gênero.

Capitão América, Thor, Justiceiro e os super-heróis mais velhos dos quadrinhos

Apesar de ter passado muito tempo sem receber o devido respeito, as adaptações das HQs trouxeram alguns filmes que até hoje estão nos corações dos fãs – o que inclui várias histórias criadas além das gigantes Marvel e DC.

São elas que vamos homenagear nesta lista, trazendo os 20 melhores títulos baseados em quadrinhos produzidos por outros estúdios, listados de acordo com a classificação que obtiveram na conceituadíssima Rotten Tomatoes.

20. Frango com Ameixas

Em Frango com Ameixas (2011) um músico doente revive a jornada de sua vida. Ele sonha com o passado, conversa com os mortos, testemunha o futuro dos filhos e descobre o ímpeto por trás de seu trabalho: um relacionamento passado que ajudou a moldar toda a sua vida.

O encantador conto de amor e arte conseguiu 74% de aprovação, avaliação melhor que títulos mais famosos como Homem de Ferro 2 e O Espetacular Homem-Aranha.

19. As Aventuras de Tintin

As Aventuras de Tintin (2011) acompanha um jornalista que viaja pelo mundo e vive as mais diferentes aventuras enquanto busca grandes histórias. Ele é acompanhado por um fofo cachorro branco.

Talvez a famosa animação infantil do personagem tenha ajudado o filme a se tornar mais popular. As Aventuras de Tintim conseguiu os mesmos 74% de aprovação no Rotten Tomatoes.

18. Os Sem-Floresta

A mistura de Bruce Willis, Steve Carell e uma história tirada de um quadrinho online deu a receita de sucesso de Os Sem-Floresta (2006), filme centralizado no grupo de pobres animais selvagens que só querem uma coisa: pular o muro de uma casa bem chique em busca de um pouco de comida.

Os Sem-Floresta conseguiu 75% de aprovação da exigente crítica do portal.

17. O Máskara

O Máskara (1994) deu a Jim Carrey a possibilidade do ator colocar em prática o que de melhor faz: caras e bocas exageradas com vozes irritantes enquanto fala frases de efeito, uma marca que o rapaz carregou em muitos outros filmes que estrelou.

Acompanhando a história de um banqueiro que encontra uma misteriosa máscara que o transforma em um ser verde e completamente alucinado, o longa-metragem superou grandes produções como Thor e Capitão América: O Primeiro Vingador com 77% de aprovação.

16. Sin City – A Cidade do Pecado

Sin City (2005) é um drama noir em preto e branco que traz em seu elenco algumas grandes estrelas de Hollywood, como Bruce Willis e Benicio Del Toro.

O filme narra contos que envolvem uma série de personagens e suas vidas em uma cidade brutal. A recepção da crítica foi excelente e deu ao filme 77% de aprovação.

15. Dredd

Dredd (2012) é um filme pós-apocalíptico que acompanha um oficial da lei futurista livrando uma sociedade degradada de um produto químico altamente viciante e prejudicial.

Apesar da trama pesada, são os momentos de humor e a capacidade de fazer piada consigo mesmo que fazem o filme ficar na lembrança dos fãs. Com o sucesso que deu a Dredd 78%, um reboot da história acabando sendo produzido para a televisão.

14. A Família Addams 2

Aqui temos o clássico A Família Addams 2 (1993), que continua a história da excêntrica família gótica e suas proezas na sociedade normal, com destaque para a atuação de Christina Ricci como Wandinha.

Centralizada nas férias de verão que deveriam ser só diversão – o que não acontece quando os Addams estão envolvidos -, o filme também aparece na nossa lista com 78% de aprovação.

13. Oldboy

Apesar de não apresentar nenhuma grande novidade em seu enredo, Oldboy (2003) conseguiu uma aprovação impressionante. A trama traz elementos como o amor, perdas e uma violenta vingança e acompanha um rapaz que passou os últimos 15 anos de sua vida na cadeia e longe de sua família.

A audiência foi generosa e deu a Oldbay 90% – porém, a crítica especializada rebaixou o filme para os 80% que levaremos em consideração.

12. O Corvo

O Corvo (1994) segue os passos de Eric Draven, assassinado brutalmente um dia antes de seu casamento. No aniversário de sua morte, ele volta à vida como um vigilante sanguinário com o objetivo de se vingar daqueles que o mataram.

A história foi bem aprovada pelos fãs e críticos, recebendo 81% de aprovação dos especialistas do Rotten Tomatoes.

11. Hellboy

De volta ao foco por conta do reboot que deve ter David Harbour (Stranger Things) como protagonista, Hellboy (2004) traz um super-herói em forma de demônio, que apesar da aparência luta para salvar o mundo.

O longa é um dos casos em que a aceitação do público (65%) passa longe da avaliação dada pela crítica (81%).

10. Scott Pilgrim Contra o Mundo

Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010) conta a história de Pilgrim, um guitarrista de uma banda de rock que se apaixona por Ramona Flowers. O problema? A garota tem muitos ex-namorados que fazem de tudo para tirar o rapaz da lista de pretendentes.

A comédia adolescente conseguiu uma pontuação de 82% no site especializado.

9. Hellboy II: O Exército Dourado

O longa-metragem Hellboy II: O Exército Dourado (2008) conseguiu algo que não é muito comum de se ver: aceitação maior que o filme original. A história foi tão bem recebida que os fãs esperaram muito tempo que a franquia ganhasse uma trilogia, algo que nunca aconteceu.

Com incríveis 86% de aprovação, a sequência de Hellboy conseguiu números melhores que Batman Begins, por exemplo.

8. Metrópolis

O grande trunfo da animação Metrópolis (2002) é o seu enredo que traz detetives, cientistas e um pesado controle da raça humana.

Com personagens detalhados e histórias muito bem articuladas, o filme tem pessoas cativantes que o fazem conseguir 86% na pontuação do Rotten Tomatoes.

7. Akira

Akira (1998) é mais um filme ambientado em um cenário pós-apocalíptico com a ameaça de que o mundo acabará. Quem tenta impedir isso é o adolescente com super-poderes que dá nome ao longa.

A intensidade do filme fez com que os fãs reservassem um espaço em seus corações mesmo após tantos anos e Akira está avaliado com 87% de aprovação.

6.Marcas da Violência

O filme Marcas da Violência (2005) explora as tendências violentas da natureza humana e as potenciais causas de suas ações, juntamente com as lutas de uma família com inúmeros relacionamentos complicados.

A mistura selvagem, bruta, com uma pitada de beleza dão ao longa ótimos 87% de positividade no Rotten Tomatoes.

5. MIB – Homens de Preto

MIB – Homens de Preto (1997) dispensa apresentações, filme que por algum tempo reinou nas bilheterias mundiais. A trama acompanha a dupla dinâmica agente K (Tommy Lee Jones) e Jay (Will Smith), agentes ultra-secretos que tentam impedir um ataque alienígena à Terra.

Sucesso absoluto, o longa-metragem conseguiu nada menos do que 92% de aprovação, deixando para trás Homem-Aranha e X-Men: Primeira Classe.

4. Ghost World – Aprendendo a Viver

Sarcasmo e bom-humor são os fios condutores de Ghost World – Aprendendo a Viver (2001), filme que se tornou um clássico da cultura pop. Estrelado por Thora Birch e Scarlett Johansson, ele conta a história de duas adolescentes que relutam em crescer e se afastar.

92% foi a pontuação que os especialistas deram para o longa – a audiência foi mais rigorosa, deixando a atração com 86%.

3. Anti-Herói Americano

O balconista Harvey Pekar abandona seu burocrático emprego para escrever sua própria série de quadrinhos em Anti-Herói Americano (2003). A decisão é inspirada por um colega, que vira uma celebridade local após fazer sucesso como cartunista.

Com 94% de aprovação, Anti-Herói Americano desbanca nada menos do que Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

2. O Fantasma do Futuro

O Fantasma do Futuro (1996), foi uma animação à frente do seu tempo, prevendo que a internet e a tecnologia se tornariam essenciais na rotina dos seres-humanos. O filme acompanha um policial ciborgue que está caçando um hacker com a capacidade de manipular mentes humanas.

Vendo vítimas sem suas memórias, este ciborgue começa a se perguntar o que faz uma pessoa humana. A trama reflexiva deu a O Fantasma do Futuro a pontuação de 96%.

1. Persépolis

Persépolis (2007) retrata de forma magnífica a perseguição da guerra do Irã. Em meio a um ambiente perigoso e com muita discriminação contra mulheres, Marjane se descobre e descobre seu amor pela música punk. Seus pais a enviam para uma escola em outro país, mas ela é recebida com preconceito e racismo.

Animado em preto e branco, Persépolis tem 96% de aprovação no Rotten Tomatoes.

20 filmes esquecíveis da Marvel que quase ninguém mais lembra

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.