Indicações

Game of Thrones | 8 maneiras de como a série pode acabar, segundo George R.R. Martin

Escritor dos romances que deram origem à série Game of Thrones, George R.R. Martin já deu muitos indícios de como a história pode acabar.

Com o programa chegando ao fim, está na hora de reanalisar os livros em busca de pistas de como a trama pode terminar na TV. É claro que se trata de uma adaptação, então muitos pontos podem ser simplesmente ignorados.

Saiba abaixo 8 maneiras como a série pode acabar, segundo o próprio escritor.

O final de Tyrion e Sansa

Muitas especulações já apontaram para a possibilidade de Tyrion e Sansa terminarem juntos na série. Parece estranho, mas os livros também já indicaram a união de Tyrion e Sansa comandando Westeros.

Na introdução de Tyrion no primeiro livro, George R.R. Martin descreveu: “Quando abriu a porta, a luz de dentro desenhou sua sombra através do jardim, e por um momento Tyrion Lannister ficou alto como um rei.”

Já a introdução de Sansa dizia: “Ela era uma Stark de Winterfell, uma nobre moça, que algum dia se tornaria uma rainha.”

O final de ‘O Mágico de Oz’

Uma popular teoria indica que Bran ainda está em coma e imaginou tudo o que aconteceu no programa desde então. Ele estaria colocando sua família e conhecidos no enredo das histórias da Velha Ama, e o final da série mostraria Bran acordando na cama, cercado pelos Starks que morreram, bem como os sobreviventes da família.

A teoria é possível, principalmente porque a Velha Ama prenunciou muito do que aconteceu no programa: “Não foi por assassinato que os deuses o amaldiçoaram, nem por servir ao rei Andal seu filho em uma torta. Um homem tem o direito de vingança. Mas ele matou um convidado sob seu teto, algo que os deuses não podem perdoar.”

A teoria é interessante, mas ao mesmo tempo é difícil de acreditar que a série use o clichê do “Era apenas um sonho”.

O final de ‘A Princesa Prometida’

Outra previsão da Velha Ama aponta para um final semelhante ao do filme A Princesa Prometida.

Na história, um homem velho lê uma história para o garoto e vemos estes acontecimentos se desenrolarem. Alguns fãs acreditam que as insanas previsões da Velha Ama acontecem porque ela é a responsável pela história em si.

Dentro desta lógica, a série pode terminar com a Velha Ama chegando ao final da história, com o jovem Bran sentado na cama, pedindo para que ela leia outra. A cena teria que ter sido gravada ainda na primeira temporada, já que sabemos como o garoto cresceu em todo esse tempo.

O final de Bran

image

Alguns fãs de Game of Thrones acreditam que o final da série conterá revelações de que o próprio Bran foi o responsável pelo que aconteceu na série – a construção da Muralha, a influência do Rei Louco, etc. E há evidências disso no livro.

“Milhares e milhares de anos atrás, Brandon, o Construtor, havia criado Winterfell, e alguns diziam que a Muralha também. Bran conhecia a história, mas nunca foi sua favorita. Talvez um dos outros Brandons tenha gostado dessa história.

Às vezes Ama falava com ele como se ele fosse seu Brandon, o bebê que ela amamentou todos aqueles anos atrás, e às vezes ela o confundia com seu tio Brandon, que foi morto pelo Rei Louco antes mesmo de Bran nascer. Ela havia vivido tanto tempo, Ama lhe dissera uma vez, que todos os Brandon Starks haviam se tornado uma só pessoa em sua cabeça.”

A ideia, porém, parece complexa demais para ser trabalhada em apenas seis episódios da série.

O final de ‘O Senhor dos Anéis’

Sansa Stark, Arya Stark, Game of Thrones, GOT, Season 7, episode 4

Esta teoria aponta que O Senhor dos Anéis vai desempenhar um papel essencial no encerramento de Game of Thrones. Teóricos mais malucos indicam que as histórias se passam no mesmo universo, com Game of Thrones sendo uma sequência não-oficial de O Senhor dos Anéis.

De qualquer forma, a teoria envolve a Cripta de Winterfell, descrita como um lugar cheio de fantasmas. Basicamente, o que ela diz é que Winterfell terá seu próprio exército assustador de Starks (incluindo Ned), que virá e lutará contra o exército do Rei da Noite, de modo semelhante ao que aconteceu em O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei.

O final da Patrulha da Noturna

Game of Thrones Eastwatch

Fãs mais obsessivos de Game of Thrones notaram um paralelo entre a profecia de Azor Ahai sobre um ‘príncipe prometido’ que empunhará uma espada de luz para destruir os Outros e a Patrulha da Noite: “Sou a espada da escuridão. Sou a vigia nas paredes. Sou o fogo que queima contra o frio, a luz que traz a aurora.”

Dentro dessa lógica, a Patrulha da Noite pode ser a “espada de luz” que destruirá o Rei da Noite.

O final do ‘Príncipe Prometido’

Game of Thrones, s7e2 'Stormborn': Jon Snow in Stark tomb

Mais uma profecia de Azor Ahai. Há muito foi presumido que o título de “Príncipe Prometido”, ao qual a profecia se refere, vem do fato de que um príncipe retornará.

Mas e se for além disso? E se for sobre um príncipe envolvido em uma promessa? Algo como os pedidos de Lyanna: o jovem Jon. “Prometa-me, Ned.” Mas a série teria que ir ao fundo do baú para isso acontecer.

O final indicado por uma carta de George R.R. Martin

Em 1993, George R. R. Martin enviou uma carta para seus editores. Revelava seus planos originais para As Crônicas de Gelo e Fogo, que incluía apenas uma trilogia. Acontece que uma descrição feita pelo escritor pode ser um grande spoiler – ou não.

Na carta, Martin dizia que Jon, Daenerys, Tyrion, Arya e Bran eram os personagens principais do livro. Todos eles chegariam ao final são e salvos. Percebeu que alguém não está ali? Sim, Sansa.

Sua possível morte já descartaria o primeiro item dessa lista, mas pode ser que George tenha mudado seus planos ao longo dos anos, percebendo o carinho dos leitores pela personagem.

Game of Thrones | Sophie Turner já revelou o final da série para muita gente

A oitava e última temporada de Game of Thrones vai focar na luta final contra o Rei da Noite e seu exército de mortos-vivos. Os episódios serão disponibilizados no Brasil pela emissora e pelo serviço HBO Go simultaneamente à exibição nos Estados Unidos.

Além da oitava temporada, a HBO já está planejando a produção de derivados da série, um deles estrelado por Naomi Watts, ainda sem data de estreia.

A temporada final de Game of Thrones chega na HBO em 14 de abril.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.