Indicações

8 curiosidades que você sempre quis saber sobre o Oscar

O 91° Oscar acontece neste domingo, 24 de fevereiro. A cerimônia de premiação mais conhecida do cinema sempre gerou muita especulação entre os cinéfilos. Desde quem elaborou a estatueta dourada, como o processo de votação funciona ou até mesmo como colocar suas mãos em um dos prêmios.

8 vencedores do Oscar que são um fracasso de público

Conheça 8 curiosidade envolvendo a premiação.

Quem projetou a estatueta?

O responsável pelo projeto foi Cedric Gibbons, o então diretor da MGM. A estatueta assume a forma de um cavaleiro segurando uma espada, em pé sobre um rolo de filme com cinco raios, que representam os ramos originais da Academia: os atores, produtores, diretores, escritores e técnicos.

Originalmente produzida em bronze, a estatueta agora é feita de estanho banhado a ouro 24 quilates, tem cerca de 34 centímetros de altura e pesa surpreendentemente 3,85 kg.

As estatuetas entregues são idênticas?

 

A maioria das estatuetas são idênticas, entretanto, existem algumas exceções. Em 1938 o ventríloquo Edgar Bergen recebeu uma versão única da estatueta. Edgar recebeu um prêmio honorário, construído em madeira e com uma mandíbula móvel. Tudo em homenagem a Charlie McCarthy, uma popular marionete criada por Edgar Bergen.  

Em 1937, o prêmio honorário de Walt Disney para Branca de Neve e os Sete Anões, foi concedido a ele por “uma inovação para as telas, pioneira para um novo campo de entretenimento”. O prêmio entregue a Walt Disney tomou a forma de uma estatueta de tamanho normal e sete miniaturas. Além disso, o Prêmio Juvenil Honorário – dado a Shirley Temple em 1935 e Judy Garland em 1940 – também têm o tamanho reduzido.

Quantos são os membros da Academia?

Originalmente, a Acadêmia de Artes e Ciências Cinematográficas contava com 36 membros, na época todos eram produtores ou cineastas. Hoje, a Academia tem mais de 6 mil membros em todas as áreas responsáveis pela produção de um filme.

Como se tornar um membro?

Novos membros devem se encaixar em um dos 14 ramos da Academia: atores, diretores de arte, cinematógrafos, diretores, documentarista, executivos, editores, música, produtores, relações públicas, curta-metragem e animação, som, efeitos especiais e roteiristas. Além disso, o membro em potencial deve ser indicado por outros dois membros do mesmo ramo.

Posteriormente,o Conselho de Governadores analisa o candidato, e baseia sua decisão a partir da distinção do seu trabalho do candidato comparado a outros. Outra maneira de fazer parte da Academia é sendo o vencedor de uma das categorias do Oscar.

Os membros podem escolher os indicados em qualquer categoria?

A votação acontece em duas etapas, a primeira seleciona os nomeados. Nesta etapa, apenas membros das mesmas categorias podem indicar os elegíveis ao prêmio, por exemplo, diretores só podem indicar diretores. Ainda nessa etapa, todos podem votar em Melhor Filme para ser indicado ao prêmio. Os indicados para Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Documentário são escolhidos por um comitê de membros de todos os ramos. A segunda etapa consiste na votação em si.

Após as indicações, quem decide os vencedores?

Assim que os indicados são escolhidos, as cédulas devem ser entregues a empresa responsável pela contabilização dos votos, que são agrupados em suas categorias. Assim que os indicados são definidos, as cédulas finais chegam aos votantes, que têm cerca de 15 dias para votar em todas as categorias.

É possível colocar as mãos em uma estatueta?

Os prêmios entregues até 1950 podem ser vendidos por um preço alto. O próprio Steven Spielberg já comprou três estatuetas, o prêmio de Melhor Atriz de 1936 entregue para Bette Davis por Perigosa, que lhe custou $ 207.000 dólares, segundo o site Games Radar. Spielberg ainda adquiriu o prêmio de Melhor Atriz de 1939, também de Bette Davis, em Jezebel pelo preço de $ 578.000 dólares, assim como o prêmio de Melhor Ator de 1935 para Clark Gable por Aconteceu Naquela Noite, por $ 607.000 dólares. Steven Spielberg devolveu todos os prêmios para a Academia.

Entretanto, nem todo mundo devolve a estatueta para a Academia. Em 1999, Michael Jackson pagou $ 1.54 milhões pela estatueta do produtor David O Selznick, de 1939 por E o Vento Levou.

Quanto vale uma estatueta?

A partir de 1950 a Academia não permite o comércio das estatuetas. Caso os vencedores não queiram mais o prêmio, a estatueta deve ser vendida de volta para a Academia por $ 1 dólar. Além disso, os vencedores assinam um termo de renúncia, no qual devem assumir a responsabilidade de não se desfazer de prêmios indesejados. Ao invés disso, o prêmio deve ser vendido de volta à Academia.

 

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.