Indicações

Capitã Marvel | Todas as mudanças que o filme faz no MCU

Todo filme que se propõe a ser um prelúdio acaba tendo a oportunidade de reescrever a host;oria de sua franquia – o famoso retcon.

Aqui, veremos todos os retcons que Capitã Marvel fez no Universo Cinematográfico da Marvel Studios; sejam elas verossímeis ou não.

Confira abaixo.

A confusão com o Tesseract

Uma das grandes surpresas de Capitã Marvel foi a revelação de que uma Joia do Infinito estava no filme, justamente o Tesseract. Cronologicamente, o artefato deveria estar de posse da SHIELD desde o final de O Primeiro Vingador, quando Howard Stark o encontrou no gelo. No filme, ambientado 50 anos depois, ele está de posse do projeto PEGASUS, e foi usado por Mar-Vell, disfarçada como cientista, para criar um motor de velocidade da luz. É uma mudança em relação à cena de Os Vingadores onde Nick Fury afirma que o Tesseract começou a ser estudado apenas após a chegada de Thor na Terra, para produzir e recriar armas da HIDRA contra invasões alienígenas.

O olho de Nick Fury

Um ponto polêmico, mas muitos esperavam que a perda do olho de Nick Fury tenha se dado diante um incidente heroico e digno de sua reputação. Em Capitão América: O Soldado Invernal, o diretor da SHIELD até comenta que perdeu seu olho justamente por confiar em alguém. Duvido que os roteiristas estivessem pensando em seu amor pelo gatinho Goose, mas é isso o que tivemos.

O título da SHIELD

Isso é algo que se torna uma incongruência em alguns filmes da Marvel, já que no primeiro filme da Marvel, Homem de Ferro, a agência de Nick Fury ainda não tinha o título de SHIELD, tanto que era uma piada o fato de o Agente Coulson falar o longo título da agência. Em Capitã Marvel, a agência já traz o título abreviado.

Quem é a Primeira Vingadora agora

Talvez o grande retcon do filme venha logo na cena final, quando Nick Fury resolve iniciar um projeto de defesa da Terra contra invasões alienígenas. Sabemos muito bem que ele se refere aos Vingadores, mas o projeto original era a “Iniciativa Protetora”. Ao se deparar com uma imagem de arquivo de Carol em seu jato da Força Aérea, Fury vê que seu apelido era justamente “Vingadora”, e resolve batizar o grupo em sua homenagem.

Invasão Alienígena

Nick Fury testemunhou a primeira invasão alienígena em 1995, quando os Kree e os Skrulls levaram sua guerra para a Terra. Isso entra em conflito com uma fala do personagem no primeiro filme dos Vingadores, quando afirma que a chegada de Thor em seu filme solo foi o primeiro contato da humanidade com uma raça superior, incentivando-os a construir armas através do Tesseract. Claramente Fury se esqueceu completamente da invasão Skrull.

Capitã Marvel | Como o filme estabelece continuações

Brie Larson é a protagonista de Capitã Marvel, que também tem Samuel L. Jackson (Nick Fury), Clark Gregg (Phil Coulson), Ben Mendelsohn (Talos), Djimon Hounsou (Korath), Lee Pace (Ronan), Lashana Lynch, Gemma Chan (Minn-Erva), Algenis Perez Soto, Rune Temte, McKenna Grace, Kenneth Mitchell (Joseph Danvers) e Jude Law (Yon-Rogg) no elenco.

A dupla de cineastas independentes Ryan Fleck e Anna Boden (Half Nelson) dirige o filme.

Capitã Marvel já está em exibição nos cinemas.

Sair da versão mobile