Indicações

As principais referências a outros filmes de terror em Nós

Jordan Peele está retornando aos cinemas após sua estreia surpreendente com o terror Corra!, agora abordando um tema mais complexo com Nós.

Aqui, separamos algumas referências a outros filmes de terror que o filme de Peele traz em sua proposta; algumas delas bem subjetivas, outras confirmadas pelo cineasta em entrevistas passadas, especialmente em relação à “lição de casa” de Lupita Nyong’o.

Confira abaixo.

Os Pássaros

É uma das referências mais explícitas do filme. Além de uma das personagens usar um bottom com o desenho de um pássaro, Jordan Peele abraça a aleatoriedade no começo do ataque, que começa de forma misteriosa e sem explicação – além de ter início em uma escala pequena, logo crescendo para algo maior. A imagem dos Acorrentados parados pairando nos pontos da cidade também é similar à dos diversos pássaros espalhados pelo cenário no filme de Hitchcock.

Tubarão

Também aparece explicitamente no filme, com uma das crianças usando uma camiseta do clássico de Steven Spielberg durante toda a projeção. Além disso, Peele se inspira na criação do suspense a partir daquilo não visto, especificamente em uma cena que envolve um garoto desaparecido na praia, que imediatamente remete a Tubarão.

A Noite dos Mortos-Vivos

Ter uma família trancafiada em uma casa quando um grupo de agressores sobrenaturais começam a tentar matá-los é a típica situação de um filme de zumbis. Especificamente, o pai de todos eles: George A. Romero e seu clássico A Noite dos Mortos-Vivos.

O Iluminado

Praticamente todo cineasta que almeje por um terror de prestígio deve olhar para O Iluminado, de Stanley Kubrick. Além da atmosfera, o que remete no filme de Peele ao clássico com Jack Nicholson é a ideia de termos o colapso de uma família, no caso a ideia de um filho ter que fugir de uma versão assassina de sua mãe.

Voltar a Morrer

Estrelado por Kenneth Branagh, o filme da década de 90 é usado como base para a narrativa de Nós. Como o filme de 1991 traz uma mulher recuperando memórias ocultas, faz sentindo comparação-lo a Nós pela estrutura envolvendo a personagem de Lupita Nyong’o, que constantemente vai revelando detalhes de seu passado traumático através de flashbacks.

Violência Gratuita

Filmes de invasão domiciliar devem ter sido algumas das principais maratonas de Jordan Peele, e o perturbador longa de Michael Haneke foi um dos filmes sugeridos a Lupita Nyong’o. A referência é clara: uma família que é atormentada por agressores que invadem sua casa, propondo um jogo sádico e violento.

Em Nós, uma família vai passar férias em uma casa na praia, mas acaba enfrentando um terror maligno quando versões macabras deles mesmos aparecem para atormentá-los.

Lupita Nyong’o, Winston Duke, Elisabeth Moss, Tim Heidecker, Yahya Abdul-Mateen II, Shadi Wright Joseph, Evan Alex, Madison Curry, Cali Sheldon e Noelle Sheldon formam o elenco.

Jordan Peele vai roteirizar, dirigir e produzir Nós, garantindo um controle criativo bastante generoso por parte do estúdio.

O diretor/roteirista venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original por Corra! no ano passado.

Nós está em exibição nos cinemas brasileiros.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.