Indicações

Os melhores easter eggs e referências escondidas de Vingadores: Ultimato

QUASE 3 MIL SPOILERS!

Vingadores: Ultimato finalmente está entre nós! Sendo um filme que chega para encerrar um grande período da Marvel Studios nos cinemas, é de se esperar que os irmãos Anthony e Joe Russo tragam diversas referências e easter eggs.

Aqui, separamos a mais divertidas que pudemos encontrar após algumas sessões.

Confira abaixo.

A viagem no tempo para o MCU

A trama de Vingadores: Ultimato é praticamente uma grande referência. Para recuperar as Joias dos Infinitos, os heróis voltam no tempo para eventos dos filmes anteriores, a fim de recuperar os artefatos: Os Vingadores (2012), Thor: O Mundo Sombrio (2013) e Guardiões da Galáxia (2014), provocando a recriação de diversas cenas desses filmes.

De Volta para o Futuro é uma mentira?

Como temos viagem no tempo no meio, claro que teremos referências a clássicos do gênero. O Exterminador do Futuro e Bill & Ted são alguns dos exemplos citados, mas De Volta para o Futuro ganha mais destaque, justamente quando Stark explica que não é o mesmo tipo de viagem no tempo. Aliás, o próprio conceito narrativo de se visitar o filme anterior é algo tirado diretamente de De Volta para o Futuro 2.

O Grande Lebowski

Apenas uma das muitas referências que aparecem durante o filme, mas foi em cheio. Ao ver o estado deplorável de Thor, agora gordo e com barba de mendigo, Stark refere-se a ele como Lebowski – especialmente pelo Deus do Trovão usar um óculos similar.

Korg e Mieke

Sentiu falta dos grandes alívios cômicos de Thor: Ragnarok? Korg e Mieke reaparecem na casa de Thor em Nova Asgard. Interpretado novamente pelo diretor Taika Waititi, Kong passa sua cena jogando videogame na “caverna” de Thor.

A Anciã

Durante a viagem no tempo para a Nova York de 2012, Hulk fica encarregado de recuperar a Joia do Tempo. Eis que Tilda Swinton reprisa seu papel como a Anciã, protegendo o Sanctum de Greenwhich Village da invasão Chitauri. Como Strange só se tornaria um Mago alguns anos depois, a Anciã guarda a Joia, e até retira Banner do Hulk em sua forma de projeção astral.

Jane Foster e Frigga

Na viagem para Asgard de 2013, temos reencontros com a Jane Foster de Natalie Portman e a Frigga de Rene Russo. A ex-namorada de Thor não tem muito o que fazer (certamente o milhão mais fácil que Portman já descolou), mas sua mãe garante um diálogo bonito com o Deus do Trovão.

Secretário Pierce, Ossos Cruzados e a Hydra

Agregando a lista de participações de filmes passados, temos personagens do núcleo corrupto da SHIELD. Mesmo aposentado oficialmente do cinema, Robert Redford reprisa o papel do Secretário Alexander Pierce, assim como Frank Grillo como Ossos Cruzados e outros personagens coadjuvantes da HYDRA.

Hail Hydra

Sinceramente? Minha referência preferida no filme todo. Quando o Capitão precisa recuperar o cetro com a Joia da Mente, ele entra em um elevador cheio de agentes da HYDRA – disfarçados de SHIELD. Parece que teremos uma luta ao estilo de O Soldado Invernal, mas o Capitão América simplesmente sussurra para o ouvido de um dos superiores “Hall Hydra”. Uma referência genial ao quadrinho recente Império Secreto, que causou polêmica ao trazer o herói aparentemente trabalhando para a HYDRA.

Homem-Formiga clássico

Quando Tony e Steve visitam uma base militar nos anos 70, temos uma bela referência aos fãs de longa data. Michael Douglas aparece rejuvenescido como Hank Pym, e temos um vislumbre do capacete original do Homem-Formiga, em uma recriação perfeita dos quadrinhos.

Participações de Community

A maioria pode não saber, mas os diretores Anthony e Joe Russo vieram da televisão. A experiência da dupla está em comédias como Arrested Development e principalmente Community, e Ultimato traz convidados especiais desta última. Ken Jeong aparece como segurança de um armazém, enquanto Yvette Nicole Brown interpreta uma funcionária nos anos 70. 

Jarvis

Os fãs de Agente Carter piraram aqui! Durante a visita de Tony Stark à base militar da SHIELD na década de 70, vemos Howard Stark acompanhado se seu mordomo Jarvis. E ele é vivido por ninguém menos do que James D’arcy, reprisando seu papel da série cancelada da ABC.  

Resgate

Demorou 11 anos, mas finalmente vimos Pepper Potts com a armadura Resgate. Gwyneth Paltrow já havia usado uma armadura do Homem de Ferro no terceiro filme solo, mas sob uma circunstância diferente. Aqui, ela está em ação, em toda sua glória.

“Eu sou o Homem de Ferro”

Tony Stark se sacrifica ao usar a Manopla do Infinito para provocar um novo estalo, desintegrando Thanos e seu exército. Antes da ação épica, ele evoca o primeiro filme de 2008, onde diz a frase “Eu sou o Homem de Ferro”. É a última linha de diálogo do filme original, e que ainda por cima foi um improviso do ator na época. Ter Stark retomando essa frase aqui, nesse contexto, é simplesmente inebriante.

Harley Keener

Lembram do jovem Harley Keener, de Homem de Ferro 3? O garoto que ajudou Tony Stark em sua jornada bizarra no Tennessee. Ele reaparece crescido aqui vivido novamente por Ty Simpkins, comparecendo ao funeral de Stark, em uma aparição rápida.

“Prova de que Tony Stark tem coração”

Como se o espectador já não estivesse arrasado por ver a morte de Tony Stark, temos mais um poderoso callback ao filme original. No lago, vemos uma coroa de flores com o primeiro reator Ark do Homem de Ferro, que Pepper Potts havia transformado em um troféu com a frase “prova de que Tony Stark tem coração” em 2008. Aguenta, coração…

O elenco confirmado de Vingadores: Ultimato inclui Robert Downey Jr, Chris Evans, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Mark Ruffalo, Paul Rudd, Don Cheadle, Tessa Thompson, Bradley Cooper, Brie Larson, Karen Gillan, Josh Brolin, Gwyneth Paltrow, Jon Favreau e Tessa Thompson.

Anthony e Joe Russo (Vingadores: Guerra Infinita) retornam para a direção.

Com 3 horas e 1 minuto de duração, Vingadores: Ultimato é o filme mais longo da história da Marvel Studios.

Vingadores: Ultimato está em exibição nos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.