Indicações

10 questões que Game of Thrones precisa resolver antes do seu final

Spoilers da oitava temporada de Game of Thrones abaixo!

Game of Thrones chega ao fim no próximo domingo, dia 19 de maio, mas a série ainda tem muitas questões para resolver. Depois da morte de Cersei Lannister no último episódio, Daenerys Targaryen agora governa Porto Real (ou o que sobrou dela) enquanto deve enfrentar as consequências de seus atos na mão de seus conselheiros, Jon Snow e Tyrion Lannister.

Pensando no fim da série, o The Hollywood Reporter listou as questões importantes que Game of Thrones precisa resolver antes de acabar. Vamos comentar algumas delas abaixo.

10 – A loucura de Daenerys

Uma das personagens favoritas dos fãs, Daenerys Targaryen mudou drasticamente no último episódio. A Mãe dos Dragões era o mais próximo que tínhamos de uma heroína na série (ao lado de Jon Snow) e os fãs esperavam que a história terminasse com ela no Trono de Ferro, iniciando uma nova era mais justa e otimista em Westeros. Infelizmente isso não deve acontecer, já que a Rainha parece ter enlouquecido no último episódio, iniciando um ataque impiedoso aos inocentes de Porto Real com seu dragão.

Para muitos, a transformação da personagem aconteceu muito rapidamente e para outros essa mudança já vinha acontecendo há algum tempo e chegou ao ápice com as mortes de Jorah, Missandei e Rhaegal. Qualquer que seja a verdade, é fato que o último episódio de Game of Thrones tem que mostrar o que está passando na cabeça de Daenerys e como ela vai justificar suas terríveis ações.

9 – Cersei, Jaime e o futuro dos Lannister

Cersei e Jaime Lannister estão mortos, finalmente. Os irmãos (e amantes) morreram abraçados enquanto a Fortaleza Vermelha entrava em colapso, simbolizando a queda do império que eles construíram desde a 1ª temporada. Apesar dos fãs de Game of Thrones terem criado muitas teorias sobre quem deveria matar a Cersei, no fim das contas a personagem não morreu nas mãos de ninguém em específico, o que frustou bastante todos os fãs das profecias dos livros que indicavam que ela morreria nas mãos de um “irmão mais novo”.

De qualquer forma, o último episódio de Game of Thrones tem que repercutir as mortes de Jaime e Cersei, mostrando quais serão as consequências delas pra história e para o futuro dos Lannister, se é que eles terão um futuro, já que Tyrion não parece estar em uma posição muito confortável com Daenerys.

8 – O final de Arya

No penúltimo episódio de Game of Thrones, Arya presenciou todo o caos e a violência causados por Daenerys durante a Batalha de Porto Real. Depois de quase morrer várias vezes, a jovem Stark termina o episódio encontrando um cavalo branco no meio de toda a destruição. Diversas teorias sobre o significado e a simbologia do cavalo branco já estão na internet, mas o que realmente interessa no fim das contas é o como a personagem encerrará sua participação na série.

Será que Arya vai matar Daenerys? Ou o conselho do Cão foi o suficiente e a personagem decidiu de fato abandonar o caminho da vingança? Uma indício forte sobre o futuro de Arya pode ser encontrado na 6ª temporada de Game of Thrones. Em uma cena com a Lady Crane, uma atriz de Braavos, a jovem Stark se pergunta “O que existe ao Oeste de Westeros?”, o que pode acabar indicando que no fim da história, Arya vai deixar tudo para trás e vai em busca de novas aventuras pelo mundo desconhecido.

7– A traição de Tyrion

Tyrion Lannister está correndo perigo no final de Game of Thrones. Depois de ter informado Varys sobre a origem de Jon Snow, causando grandes problemas para Daenerys, ele libertou Jaime sem o consentimento da Rainha. As ações de Tyrion devem levá-lo a uma espécie de julgamento no último episódio, o que pode acarretar no trágico fim do anão mais amado (e odiado) de Westeros, a não ser que ele seja salvo por Jon Snow.

6 – As cartas de Varys

Antes de morrer, Varys parece ter enviado algumas cartas que revelavam a verdadeira identidade de Jon Snow como o herdeiro do Trono de Ferro. Para quem Varys enviou essas cartas? A opção mais provável é que ele enviou para os grandes lordes de Westeros, o que pode gerar efeitos terríveis para Daenerys no próximo episódio.

Mesmo com a recusa de Jon ao trono, se os grandes lordes de Westeros iniciarem uma  pressão popular para que ele aceite seu dever, ele pouco poderá fazer para se manter fora de conflito, já que Daenerys será obrigada a julgar seus súditos por traição. Portanto, o último episódio de Game of Thrones tem que obrigatoriamente lidar com as consequências políticas das cartas enviadas por Varys.

5 – Uma rebelião do Norte?

Já está claro que Sansa e Daenerys não se dão bem. Porém, agora que a Mãe dos Dragões tomou Porto Real, a tendência é que ela peça para que os lordes de Westeros declarem sua lealdade à ela como Rainha legítima pessoalmente, o que implicaria na ida de Sansa Stark para Porto Real. Mas Sansa está disposta a se ajoelhar para Daenerys? Principalmente depois de descobrir que Jon Snow é o herdeiro legítimo do Trono de Ferro? É pouco provável que a Lady de Winterfell aceite Daenerys como Rainha, o que deve gerar diversos problemas no próximo episódio, já que os Stark e os Targaryen parecem de fato estar entrando em rota de colisão.

4 – O que Jon fará sobre Daenerys?

Jon e Daenerys, os personagens principais de Game of Thrones parecem estar indo para um caminho trágico. Mesmo sendo amantes, aliados e parentes, a relação deles parece cada vez mais deteriorada. Agora que Daenerys se mostrou mais cruel do que nunca, Jon deve romper de vez seus laços com a Rainha Louca.

Jon certamente não vai aceitar as justificativas de Daenerys para destruir Porto Real e matar inocentes. Com medo das ações de sua Rainha, Jon pode finalmente se voltar contra ela, chegando inclusive ao ponto de matá-la para salvar Westeros e sua família. O conflito entre os dois promete ser o ponto principal do último episódio da série, o que nos leva a…

3 – Rei Aegon

Jon Snow é na verdade Aegon Targaryen, herdeiro legítimo do Trono de Ferro, filho de Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark. Graças às cartas de Varys, essa informação deve se espalhar por Westeros no último episódio de Game of Thrones, o que pode gerar um clamor popular para que Jon assuma o Trono de Ferro.

Jon já disse que não quer o Trono de Ferro, mas depois do massacre em Porto Real talvez ele mude de ideia. Talvez Tyrion mude de lado e consiga convencê-lo que de fato, ele deve parar Daenerys para salvar Westeros, se tornando Aegon Targaryen VI e encerrando a guerra de uma vez por todas.

2 – O que sobrou de Porto Real e do Trono de Ferro?

Apesar de todos os conflitos políticos, é provável que nem o Trono de Ferro e nem Porto Real resistam ao final de Game of Thrones, afinal Daenerys queimou a cidade inteira e nós ainda não sabemos qual é a dimensão da destruição promovida por ela. Portanto, o último episódio tem que mostrar o estado de Porto Real e da Fortaleza Vermelha, esclarecendo se ainda existe algum trono ou cidade pela qual valha a pena lutar.

1 – O final de Game of Thrones

É claro que Game of Thrones tem a obrigação de entregar um final satisfatório para o público. Quem se sentará no Trono de Ferro? Teremos um Trono de Ferro ao final da história? Qual a importância de Bran como Corvo de Três Olhos? Todas essas perguntas precisam ser respondidas em 1 hora e meia de episódio. Qualquer que sejam as respostas, só nos resta torcer para que cada um dos personagens tenha um final digno em Game of Thrones.

A oitava e última temporada de Game of Thrones está focando na luta final pelo Trono de Ferro. Os episódios são disponibilizados no Brasil pela emissora e pelo serviço HBO GO simultaneamente à exibição nos Estados Unidos.

Além da oitava e última temporada, a HBO já está planejando a produção de série derivadas de Game of Thrones, uma delas estrelada por Naomi Watts, ainda sem data de estreia.

A temporada final de Game of Thrones está em exibição na HBO.

Mais notícias sobre séries, acesse o Observatório de Séries!

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.