Chernobyl é desde já uma das melhores séries do ano, e vem impressionando os espectadores da HBO.

A tragédia nuclear que marcou a História da Humanidade é destrinchada como nunca na minissérie, mas também já foi analisada em outras obras – tanto para o cinema quanto para a TV.

Confira algumas abaixo.


A Tragédia de Chernobyl

Antes da minissérie da HBO, A Tragédia de Chernobyl dramatizou os eventos do desastre no reator nuclear para a televisão. Protagonizado por John Voight, o telefilme da TNT faz um bom panorama dos eventos que levaram à catástrofe, ainda que de forma mais dramatizada e sem tantos detalhes.

A Batalha de Chernobyl

Uma das obras que certamente foi muito estudada pela minissérie da HBO, o documentário de 2006 explora os bastidores do desastre em Chernobyl. Através de entrevistas e documentos, A Batalha de Chernobyl investiga os esforços do governo russo para encobrir a catástrofe.

O Pica Pau Russo

Vencedor do Grande Prêmio de Júri no Festival de Sundance, o documentário acompanha a experiência de Fedor Alexandrovich. Sobrevivente e afetado pela radiação, Alexandrovich explora a ideia de o desastre em Chernobyl não ter sido um acidente, garantindo relatos impressionantes.

Chernobyl 3828

Este documentário ucraniano mostra diversas imagens de arquivo e filmagens do que aconteceu depois do vazamento em Chernobyl. O foco é Valeriy Starodumov e o esforço de 3.828 pessoas para encontrar regiões seguras e descontaminar os escombros da usina.

Chernobyl está em exibição na HBO.