Indicações

De Primeiro Vingador a Guerra Civil: Relembre a trilogia do Capitão América

Vingadores: Ultimato finalmente chegou aos cinemas, representando não apenas o desfecho de Guerra Infinita e a nova aventura dos Maiores Heróis da Terra, mas também a culminação de 21 filmes do Universo Cinematográfico da Marvel.

Compondo o que o presidente da Marvel Studios chama de Saga do Infinito, as três fases contaram com filmes variados em estilos e narrativas, contemplando mais de uma década de histórias nas telas. Vingadores: Ultimato oferece também um desfecho para o Capitão América, interpretado pela última vez nos cinemas por Chris Evans.

Para homenagear o personagem, vamos relembrar a trilogia de filmes do Capitão América.

CAPITÃO AMÉRICA: O PRIMEIRO VINGADOR (2011)

Steve Rogers é o Capitão América

Chris Evans foi apresentado como o Capitão América no filme de 2011, interpretando um jovem franzino que sonhava em se alistar para poder defender seu país na Segunda Guerra Mundial. Através de um experimento secreto do governo, ele ganha poderes através do soro Super Soldado, transformando-o inicialmente em uma peça publicitária dos EUA, mas posteriormente em sua maior esperança contra os nazistas.

O Cubo Cósmico

O grande macguffin de O Primeiro Vingador, e também um dos objetos mais importantes do MCU. O Cubo Cósmico é cobiçado pelo vilão Caveira Vermelha, um especialista em estudos do oculto para o Terceiro Reich de Adolf Hitler. O que todos desconhecem é que o Cubo na verdade é o Tesseract, abrigando a Joia do Infinito do Espaço.

SHIELD, Howard Stark e o Super Soldado

Sendo um prelúdio, o primeiro Capitão América pôde contar a origem de diversos elementos da Marvel. Vemos os primeiros dias da organização que viria a se tornar a SHIELD, além de acompanhar a juventude de um de seus co-fundadores: Howard Stark, o pai do Homem de Ferro, que ajuda a desenvolver e testar o soro do Super Soldado ao lado do cientista alemão Abraham Erskine. Stark também lutou ao lado do Capitão e desenvolveu seu traje e o escudo de vibraranium, juntamente com a agente Peggy Carter, que se torna o grande amor de Steve Rogers.

Hydra

O filme também apresenta a grande dor de cabeça do Capitão América, e também um dos antagonistas recorrentes no MCU: a HYDRA. Liderada por Johann Schmidt, o Caveira Vermelha, a organização secreta começou como uma divisão nazista de ciências, buscando formas alternativas e sobrenaturais para dominação mundial. Através das pesquisas de Schmidt, seus soldados são armados com rifles de laser e outros dispositivos avançados demais para a época. 

A morte de Bucky Barnes

Em um dos combates do Capitão América e o grupo Comando Selvagem contra soldados da HYDRA, Bucky Barnes – melhor amigo de Steve Rogers – caiu de um precipício para uma suposta morte. Ele apareceria anos depois, no segundo filme do herói.

Caveira Vermelha é sugado para outra dimensão

Um dos grandes payoffs do MCU! Durante a batalha climática entre o Capitão e Caveira Vermelha no cruzador da HYDRA, o vilão tenta manipular o Cubo para descobrir seu poder. Eis que ele é sugado para um portal, revelando enfim a capacidade do Tesseract. Levaria 7 anos para enfim vermos onde o Caveira foi parar.

Capitão América fica congelado por 70 anos

Após derrubar o cruzador da HYDRA no gelo, o Capitão faz um sacrifício e acaba desaparecido. Nesse meio tempo, o Tesseract é resgatado por Howard Stark, que o mantém para ser pesquisado na SHIELD. Steve Rogers é encontrado, após ter ficado 70 anos congelado. Graças ao poder do soro do Super Soldado, Rogers foi capaz de sobreviver e manter sua aparência intacta, sendo recrutado por Nick Fury e a SHIELD para a Iniciativa Vingadores.

CAPITÃO AMÉRICA 2: O SOLDADO INVERNAL (2014)

Capitão América é um agente da SHIELD

Após 70 anos congelado, o Capitão Steve Rogers se adapta ao mundo moderno. Uma de suas funções é a de servir como novo e poderoso agente da SHIELD, ajudando Nick Fury a realizar missões diversas ao redor do mundo. O estilo de luta do Capitão também fica mais intenso, fruto da entrada dos irmãos Anthony e Joe Russo na direção.

Peggy Carter e o tempo perdido

Por incrível que pareça, Peggy Carter ainda está viva 70 anos após os eventos de O Primeiro Vingador. Ainda interpretada por Hayley Atwell, ela agora é uma idosa em um estado delicado de saúde. Steve a visita periodicamente, e inicia uma relação curiosa com sua sobrinha, Sharon Carter.

Bucky Barnes é o Soldado Invernal

Um dos novos vilões apresentados no filme, o Soldado Invernal aparece como um assassino internacional com um braço metálico. Eis que Rogers descobre que trata-se na verdade de seu amigo Bucky Barnes, que após sua morte em O Primeiro Vingador, foi capturado por cientistas da HYDRA para ser transformado em uma arma letal. Visando salvar seu amigo, Steve luta para fazê-lo recuperar suas memórias.

A corrupção da SHIELD

Uma das grandes reviravoltas do MCU: Depois de tantos anos, a SHIELD estava sendo secretamente influenciada por agentes da HYDRA infiltrados – através da figura central do Secretário Pierce. Essa revelação resulta em uma tentativa de assassinato de Nick Fury, uma ordem de prisão para o Capitão América e o Projeto Insight, que coletaria todos os dados relevantes de todas as pessoas no planeta. O filme acaba com a queda da SHIELD, graças aos esforços do Capitão e seus amigos.

O Falcão

Temos mais uma importante adição ao grupo dos Vingadores e os heróis da Marvel: Sam Wilson, que se torna o Falcão. Anthony Mackie interpreta o ex-fuzileiro, juntando-se ao Capitão América durante a batalha contra uma SHIELD comprometida.

Stephen Strange

Nossa primeira referência ao Mago Supremo! Quando o Capitão América e a Viúva Negra interrogam um dos agentes da SHIELD sobre o projeto Insight, ele revela os nomes de alguns dos alvos analisados pela HYDRA. Um deles é justamente o de Stephen Strange, dando a entender que – pelo menos nesse ponto da cronologia do MCU – Strange já havia se tornado o Doutor Estranho.

CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL (2016)

O Acordo de Sokovia

Um dos eventos mais importantes do MCU. Após uma missão dos Vingadores em Lagos terminar com a morte de civis inocentes, os governos de diversos países se unem para criar uma lei que controle a ação dos heróis: o Acordo de Sokovia. É uma documentação que divide os heróis entre aqueles que a apoiam (Tony Stark, Viúva Negra, Visão, Máquina de Combate, Pantera Negra) e os que se opõem a ela (Capitão América, Falcão, Feiticeira Escarlate, Homem-Formiga e Gavião Arqueiro).

T’Challa se torna o Pantera Negra

Guerra Civil introduziu aquele que hoje é um dos mais populares heróis do cinema de quadrinhos: o Pantera Negra, vivido por Chadwick Boseman. No filme, T’Challa assume o manto do protetor de Wakanda para vingar a morte de seu pai, que ele acredita ter ocorrido pelas mãos do Soldado Invernal.

Peter Parker é o Homem-Aranha 

Um filme com grandes introduções. Um acordo entre a Sony e a Marvel foi feito para que o Homem-Aranha fosse introduzido ao MCU, ganhando as feições do jovem Tom Holland, que luta ao lado do Homem de Ferro durante o conflito com o Capitão América.

A Batalha do Aeroporto

Talvez a cena de ação mais divertida e inventiva de todos os filmes da Marvel Studios. No ápice da Guerra Civil entre os heróis, as equipes de Tony Stark e Steve Rogers se enfrentam em um aeroporto na Alemanha, trazendo uma bela criatividade para usar os diversos poderes dos heróis contra eles mesmos – com destaque para Scott Lang tornando-se o Homem Formiga Gigante.

Rhodey fica paralítico

Ainda que a batalha do aeroporto tenha sido amistosa na maioria dos confrontos, ela acabou com o Máquina de Combate perdendo o uso de suas pernas após ser atingido acidentalmente pelo raio do Visão. Nada grave, já que Tony Stark desenvolve um par de calças que lhe devolvem a mobilidade.

O assassino dos pais de Tony Stark

O clímax de Guerra Civil revela um grande segredo: o Soldado Invernal assassinou os pais de Tony Stark na década de 90. Durante os eventos do filme, Bucky Barnes já está de memória recuperada e trabalhando ao lado do Capitão América, mas se transforma em alvo de Stark após a revelação – orquestrada pelo vilão Zemo, de Daniel Bruhl.

Stark vs Rogers

A revelação de que Bucky é o assassino dos pais de Stark gera um confronto brutal entre o Homem de Ferro e Capitão América. Tal intriga acaba dividindo os Vingadores e fazendo o Capitão se afastar, deixando seu escudo para trás e libertando os demais membros de sua equipe – capturados após o confronto no aeroporto. Stark e Rogers não entram em contato desde esse filme, e devem voltar a se falar em Vingadores: Ultimato.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.