Nesta quinta-feira (2) foi anunciado que o veterano ator Peter Mayhew faleceu aos 75 anos. Ele se tornou famoso por viver o wookiee Chewbacca na saga Star Wars, e deixou o universo de fãs da franquia de luto.

Em homenagem ao ator e o icônico personagem que ajudou a criar, relembramos aqui 10 momentos marcantes de Chewbacca nos filmes de Star Wars.


Jogo de Dejarik

Ah, sim. Um dos primeiros momentos de interação entre Chewbacca e os droides R2-D2 e C-3PO. Chewie e R2 jogam uma partida de Dejarik, uma espécie de xadrez alienígena, e o wookiee não fica nada satisfeito em sua derrota, o que faz C=3PO insistir que seu colega perca o jogo.

Carregando C-3PO

Não é uma cena específica, mas toda uma porção de O Império Contra-Ataca. Chewie luta para recuperar os restos despedaçados de C-3PO em Bespin, apenas para montá-lo ao contrário e carregá-lo como uma mochila. Icônico.

Reencontro no palácio de Jabba

Um reencontro entre amigos é sempre caloroso. Após ser congelado, Han Solo é colocado em uma cela no palácio de Jabba, onde se reencontra com Chewbacca. Um belo momento que registra a amizade dos dois.

Guerra em Kashyyyk

Surpresa! Chewbacca aparece na trilogia prelúdio durante a invasão droide em Kashyyyk, seu planeta natal. Guerreiro notável, Chewie ajuda a República a defender o planeta durante as Guerras Clônicas, e ainda auxilia o Mestre Yoda quando precisa fugir durante a Ordem 66.

Reencontro com Leia

Um dos momentos mais calorosos e emocionantes de O Despertar da Força. Mais de 30 anos depois, vimos Han Solo e Chewbacca se encontrando com Leia. A grande força da cena está no abraço carinhoso que o Wookiee dá na eterna princesa.

Vingando Han Solo

A cena mais devastadora do Episódio VII conta com uma reação extrema de Chewbacca. Após ver seu amigo Han Solo morrer pelas mãos de Kylo Ren, Chewie atira no vilão e dispara contra todos os Stormtroopers da Base Starkiller, demonstrando uma fúria que jamais havíamos visto no personagem.

Chewbacca e os Porgs

Em Os Últimos Jedi, Chewbacca acabou bem próximo dos Porgs durante a viagem de Rey para a ilha de Ach-To, para encontrar Luke Skywalker. A memorável interação rendeu uma cena em que Chewie tenta comê-los e outra em que luta para tirá-los do painel da Millennium Falcon. 

Abraço apertado em Leia

Uma das reclamações dos fãs em O Despertar da Força foi Chewbacca não ter abraçado ou interagido com Leia após a morte de Han Solo. Problema resolvido em Os Últimos Jedi, onde o wookiee dá um abraço apertado na General.

Primeiro encontro com Han

Uma das histórias de origem mais legais que o filme de Han Solo traz é o primeiro encontro de Chewbacca e o futuro capitão da Millennium Falcon. Os dois precisam simular uma briga para fugir de uma prisão imperial, com lama por toda a parte.

Assalto ao trem imperial 

Grande cena de ação de Han Solo, Chewbacca ajuda a gangue de Beckett a roubar um trem de carga imperial. Toda a ação envolvendo Chewie é inspirada, que envolve separar os vagões com as próprias mãos, mas o charme está mesmo no belo par de óculos do Wookiee.

Chewie estará de volta no Episódio IX da saga.

Star Wars: A Ascensão Skywalker, estreia nos cinemas brasileiros em 19 de dezembro.