Atenção! Contém spoilers de Vingadores: Ultimato

Além de basear parte de seu enredo nas HQs da Marvel, Vingadores: Ultimato traz diversas cenas com referências diretas aos quadrinhos.

Entre easter eggs e adaptações completas, confira abaixo algumas das cenas de Vingadores: Ultimato que foram inspiradas (ou copiadas mesmo) dos quadrinhos:


Hail Hydra!

Possivelmente na referência mais explícita aos quadrinhos em Vingadores: Ultimato, o Capitão América profere a sinistra frase em sua busca pelo cetro de Loki. Utilizando seu conhecimento das técnicas de infiltração da Hydra, Steve Rogers consegue convencer Jasper Sitwell a entregá-lo o recipiente de uma das Joias do Infinito. A cena é uma referência à HQ Império Secreto, na qual o Capitão América se “assume” como um agente da organização criminosa.

A Calmaria antes da Tempestade

Em mais uma cena de Vingadores: Ultimato inspirada pelos quadrinhos, Scott Lang encara os resultados da correção do Estalo de Thanos. Acreditando que seus companheiros retornaram, a alegria do herói é interrompida bruscamente por um míssil da nave de Thanos. Nas HQs, Scott Lang participa de uma cena semelhante em Avengers: Disassembled. Ele encontra Jack, seu amigo perdido, mas a reunião é interrompida pela explosão de uma bomba que acaba matando os dois.

Steve Rogers e o Mjolnir

Em uma das cenas de Vingadores: Ultimato, Steve Rogers encara sozinho um dos exércitos de Thanos. Com seus amigos incapacitados e seu escudo quebrado, o Capitão América não desiste e se ergue desafiante. A cena faz referência à batalha final da HQ Fear Itself, na qual Steve enfrenta as tropas de Cul Borson sozinho. É nesse momento que ele manifesta a habilidade de empunhar o Mjolnir. O momento também acontece em Vingadores: Ultimato, em circunstâncias quase idênticas.

O retorno do Pantera Negra

Quando Steve Rogers chama os reforços, T’Challa, o Pantera Negra, é o primeiro a aparecer. A cena de Vingadores: Ultimato reflete o papel do herói em Guerras Secretas. Na HQ, o herdeiro de Wakanda surge em um portal contido em um artefato misterioso. Além disso, o herói consegue empunhar a Manopla do Infinito na batalha.

Rocket e Groot

Durante a batalha final de Vingadores: Ultimato, Thanos ordena um bombardeio orbital, e os heróis são obrigados a encontrar abrigo. Sem conseguir se esconder, Rocket usa seu próprio corpo para proteger Groot. Uma cena bem parecida acontece na HQ Time Runs Out, porém com um final bem mais trágico. Nos quadrinhos, Rocket acaba sendo destruído por um raio de energia que atravessa seu corpo.

O fim de Steve Rogers

Em Vingadores: Ultimato, Steve Rogers consegue finalmente envelhecer e viver a vida que perdeu. O herói é mostrado bem velhinho no final do filme. Na HQ House of M, o herói também aparece idoso, porém em uma realidade alternativa.

A Grande Batalha Crossover

Essa referência não é exatamente específica, mas Vingadores: Ultimato conseguiu prestar grande homenagem à icônicas batalhas das HQs com a luta final contra Thanos. A Batalha é maior e melhor que qualquer uma na história do MCU, e lembra cenas das HQs Secret Invasion ou Fear Itself. Visualmente impressionante, a batalha conseguiu conquistar tanto como grande evento quanto como receptora de subtramas e conflitos menores.

Vingadores: Ultimato está em exibição nos cinemas.